Questões de Artes do ano 2012

Lista completa de Questões de Artes do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O crítico de arte tem uma importante função na atualidade, registrar expressões artísticas por meio de ensaios, textos e fotografias, ajudando o público a tomar consciência daquilo que aconteceu na arte. São manifestações artísticas contemporâneas de caráter efêmero:

  • A.

    performances assemblages

  • B.

    happenings e grafite.

  • C.

    teatro de rua e gestualismo.

  • D.

    performances happenings

  • E.

    happenings action painting

Algumas nomenclaturas foram dadas ao ensino da arte, entre as quais A Educação através da arte, que foi difundida no Brasil com as ideias do filósofo Herbert Read. A base desse pensamento é ver a arte como:

  • A.

    seu próprio processo, sendo ele criador.

  • B.

    meta da educação.

  • C.

    processo técnico, aliado ao mercado de trabalho.

  • D.

    transformação da realidade social.

  • E.

    elaborações intelectuais, com baseemmodelos.

São objetivos da área de Arte no Ensino Fundamental II da SEE/MG que levam a valorizar e respeitar a diversidade:

  • A.

    conhecer e saber usar os diferentes procedimentos de arte,

  • B.

    experimentar, explorar e apreciar todas as possibilidades de linguagens artísticas, valorizando os processos de criação.

  • C.

    reconhecer valores e capacidades artísticas de indivíduos e de grupos, que relativizem as normas e valores da cultura de cada um.

  • D.

    identificar, relacionar e compreender a Arte a partir das diferentes exposições e espetáculos.

Segundo a Proposta Curricular da Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais para o Ensino Médio, os objetivos que dizem respeito a procedimentos de Arte têm como foco

  • A.

    conhecer e saber utilizar os diferentes procedimentos de Arte, desenvolvendo uma relação de autoconfiança com a produção artística pessoal, relacionando a própria produção com a de outros.

  • B.

    conhecer a área de abrangência profissional da Arte, considerando as muitas possibilidades de atuação, inerentes a cada uma.

  • C.

    apreciar a Arte, considerando-a meio de lazer da sociedade e parte de um processo histórico na formação da cidadania.

  • D.

    reconhecer a Arte como área de processos autênticos e conhecimento autônomo a partir do contexto sociocultural e econômico em que está inserido.

Atenção: Para responder as questões de números 29 a 31, considere a Proposta Curricular da SEE/MG.

As linguagens artísticas a serem ensinadas são:

  • A.

    escultura, pintura, performance e instalação.

  • B.

    artes visuais, dança, música e teatro.

  • C.

    cenário, áudiovisual, cinema e artes plásticas.

  • D.

    artes plásticas, cinema, dança e teatro.

Atenção: Para responder as questões de números 29 a 31, considere a Proposta Curricular da SEE/MG.

No Ensino Médio devem ser conhecidos e analisados pelos alunos, por meio de pesquisas, observações e análises críticas, os processos

  • A.

    dos difusores comunicacionais e produtores de obras musicais, teatrais, da dança e das artes visuais.

  • B.

    de apreciação, de técnicas de criação das produções artísticas de música, artes visuais, dança e teatro.

  • C.

    dos artistas, das obras, informações sobre os mesmos e da relação com o público apreciador no âmbito da multiculturalidade.

  • D.

    de produção e divulgação, em diferentes épocas da história, referentes às artes visuais, dança e teatro.

Atenção: Para responder as questões de números 29 a 31, considere a Proposta Curricular da SEE/MG.

No Ensino Médio, devem ser selecionados e organizados conteúdos gerais de Arte que favoreçam a

  • A.

    compreensão da Arte como cultura, o valor das manifestações artísticas de diferentes contextos históricos e sociais e a aprendizagem da Arte com grau crescente de elaboração e aprofundamento.

  • B.

    produção constante dos alunos usando as modalidades artísticas tradicionais, como desenho, pintura e escultura a partir de sua apreciação crítica.

  • C.

    criação de textos críticos a partir da análise de diferentes obras de arte, em épocas diferentes, e a contextualização de obras contemporâneas em relação as obras antigas.

  • D.

    livre expressão dos alunos nas várias modalidades artísticas, o desenvolvimento da criatividade e a autoestima para fazer, ver, reler e contextualizar a Arte.

Segundo o conteúdo básico da área de Arte comum para o Ensino Médio de SEE/MG, ensinar Arte significa

  • A.

    abordar conceitos de arte tradicionais fundamentados em parâmetros da realidade do aluno, desconsiderando o contexto em que está inserido.

  • B.

    possibilitar que o aluno escreva textos críticos sobre obras de arte nas linguagens da música, artes visuais, dança e teatro.

  • C.

    permitir a criação de trabalhos de artes visuais, dança, teatro e música a partir de releituras de obras significativas da história da arte.

  • D.

    possibilitar experiências e vivencias significativas, em apreciação, reflexão e produção artística.

No ensino e aprendizagem de Arte são avaliados aspectos

  • A.

    artísticos, literários, expressivos e lógicos.

  • B.

    procedimentais, atitudinais, comportamentais e factuais.

  • C.

    científicos, metodológicos, expressivos e cronológicos.

  • D.

    procedimentais, tecnológicos, factuais e metodológicos.

Ao propor aos seus alunos a realização de um portfólio, o professor está investindo em uma avaliação formativa a partir do

  • A.

    repertório de memórias do aluno.

  • B.

    grau de interesse do aluno no tema proposto.

  • C.

    modo de expressão de conceitos ensinados ao aluno.

  • D.

    registro do percurso de aprendizagem do aluno.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...