Lista completa de Questões de Artes do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O crítico de arte tem uma importante função na atualidade, registrar expressões artísticas por meio de ensaios, textos e fotografias, ajudando o público a tomar consciência daquilo que aconteceu na arte. São manifestações artísticas contemporâneas de caráter efêmero:
performances assemblages
happenings e grafite.
teatro de rua e gestualismo.
performances happenings
happenings action painting
Algumas nomenclaturas foram dadas ao ensino da arte, entre as quais A Educação através da arte, que foi difundida no Brasil com as ideias do filósofo Herbert Read. A base desse pensamento é ver a arte como:
seu próprio processo, sendo ele criador.
meta da educação.
processo técnico, aliado ao mercado de trabalho.
transformação da realidade social.
elaborações intelectuais, com baseemmodelos.
São objetivos da área de Arte no Ensino Fundamental II da SEE/MG que levam a valorizar e respeitar a diversidade:
conhecer e saber usar os diferentes procedimentos de arte,
experimentar, explorar e apreciar todas as possibilidades de linguagens artísticas, valorizando os processos de criação.
reconhecer valores e capacidades artísticas de indivíduos e de grupos, que relativizem as normas e valores da cultura de cada um.
identificar, relacionar e compreender a Arte a partir das diferentes exposições e espetáculos.
Segundo a Proposta Curricular da Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais para o Ensino Médio, os objetivos que dizem respeito a procedimentos de Arte têm como foco
conhecer e saber utilizar os diferentes procedimentos de Arte, desenvolvendo uma relação de autoconfiança com a produção artística pessoal, relacionando a própria produção com a de outros.
conhecer a área de abrangência profissional da Arte, considerando as muitas possibilidades de atuação, inerentes a cada uma.
apreciar a Arte, considerando-a meio de lazer da sociedade e parte de um processo histórico na formação da cidadania.
reconhecer a Arte como área de processos autênticos e conhecimento autônomo a partir do contexto sociocultural e econômico em que está inserido.
Atenção: Para responder as questões de números 29 a 31, considere a Proposta Curricular da SEE/MG.
As linguagens artísticas a serem ensinadas são:
escultura, pintura, performance e instalação.
artes visuais, dança, música e teatro.
cenário, áudiovisual, cinema e artes plásticas.
artes plásticas, cinema, dança e teatro.
Atenção: Para responder as questões de números 29 a 31, considere a Proposta Curricular da SEE/MG.
No Ensino Médio devem ser conhecidos e analisados pelos alunos, por meio de pesquisas, observações e análises críticas, os processos
dos difusores comunicacionais e produtores de obras musicais, teatrais, da dança e das artes visuais.
de apreciação, de técnicas de criação das produções artísticas de música, artes visuais, dança e teatro.
dos artistas, das obras, informações sobre os mesmos e da relação com o público apreciador no âmbito da multiculturalidade.
de produção e divulgação, em diferentes épocas da história, referentes às artes visuais, dança e teatro.
Atenção: Para responder as questões de números 29 a 31, considere a Proposta Curricular da SEE/MG.
No Ensino Médio, devem ser selecionados e organizados conteúdos gerais de Arte que favoreçam a
compreensão da Arte como cultura, o valor das manifestações artísticas de diferentes contextos históricos e sociais e a aprendizagem da Arte com grau crescente de elaboração e aprofundamento.
produção constante dos alunos usando as modalidades artísticas tradicionais, como desenho, pintura e escultura a partir de sua apreciação crítica.
criação de textos críticos a partir da análise de diferentes obras de arte, em épocas diferentes, e a contextualização de obras contemporâneas em relação as obras antigas.
livre expressão dos alunos nas várias modalidades artísticas, o desenvolvimento da criatividade e a autoestima para fazer, ver, reler e contextualizar a Arte.
Segundo o conteúdo básico da área de Arte comum para o Ensino Médio de SEE/MG, ensinar Arte significa
abordar conceitos de arte tradicionais fundamentados em parâmetros da realidade do aluno, desconsiderando o contexto em que está inserido.
possibilitar que o aluno escreva textos críticos sobre obras de arte nas linguagens da música, artes visuais, dança e teatro.
permitir a criação de trabalhos de artes visuais, dança, teatro e música a partir de releituras de obras significativas da história da arte.
possibilitar experiências e vivencias significativas, em apreciação, reflexão e produção artística.
No ensino e aprendizagem de Arte são avaliados aspectos
artísticos, literários, expressivos e lógicos.
procedimentais, atitudinais, comportamentais e factuais.
científicos, metodológicos, expressivos e cronológicos.
procedimentais, tecnológicos, factuais e metodológicos.
Ao propor aos seus alunos a realização de um portfólio, o professor está investindo em uma avaliação formativa a partir do
repertório de memórias do aluno.
grau de interesse do aluno no tema proposto.
modo de expressão de conceitos ensinados ao aluno.
registro do percurso de aprendizagem do aluno.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...