Questões de Artes do ano 2016

Lista completa de Questões de Artes do ano 2016 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No Ensino Fundamental, ao se trabalhar a temática “culturas do Brasil” espera-se que o aluno construa um conjunto de saberes e conhecimentos relacionados à Arte que lhe permita ser capaz de:

  • A. Conhecer e valorizar festas e lendas da cultura brasileira.
  • B. Estudar com os alunos a linguagem das histórias em quadrinhos e dos desenhos animados, investigando diversas etapas de sua criação.
  • C. Experimentar fazer HQs e animações.
  • D. Conhecer as origens da Arte e apreciar manifestações artísticas criadas há milhares de anos em diferentes locais.

Para o ensino dos terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental, os Parâmetros Nacionais Curriculares de Arte sinalizam a compreensão do teatro como atividade que favorece a identificação com outras realidades socioculturais como conteúdo da linguagem artística Teatro na seguinte vertente:

  • A. Teatro como comunicação e produção coletiva.
  • B. Teatro como apreciação.
  • C. A história da música oriental.
  • D. Teatro como produto histórico-cultural.

No Ensino Fundamental, uma matriz curricular que propõe desenvolvimento de “Há muitas formas de fazer teatro” como eixo norteador das aulas de Artes possibilitará o aprendizado do aluno com relação ao seguinte conteúdo conceitual:

  • A. Cerâmica.
  • B. Mímica.
  • C. Arte rupestre.
  • D. Identificação de timbre e intensidade.

No Ensino Fundamental, uma matriz curricular que propõe desenvolvimento de “Espaços Histórias da Arte” como eixo norteador das aulas de Artes possibilitará o aprendizado do aluno com relação ao seguinte conteúdo procedimental:

  • A. Observação de movimentos do cotidiano.
  • B. Planejamento de videodança.
  • C. Desenho e pintura a partir de referências ancestrais: formas de imagens; irregularidades do suporte.
  • D. Representação de posturas e gestos retratados em imagens.

No Ensino Fundamental, uma matriz curricular que propõe desenvolvimento de “Espaços Histórias da Arte” como eixo norteador das aulas de Artes possibilitará o aprendizado do aluno com relação ao seguinte conteúdo atitudinal:

  • A. Valorização da diversidade musical do Brasil.
  • B. Reconhecimento da multiplicidade de formas de representação e apresentação na arte dos retratos e das paisagens.
  • C. Apreciação dos sons da paisagem sonora do ambiente escolar.
  • D. Valorização das manifestações artísticas ancestrais como meio de acesso e compreensão às origens das culturas.

No Ensino Fundamental, um Professor de Artes que deseja desenvolver a dança como eixo norteador com seus alunos do deverá fazê-lo através do seguinte conhecimento disciplinar:

  • A. Fontes sonoras diversas.
  • B. Instrumentos musicais convencionais e não convencionais.
  • C. Canto coral.
  • D. Reconhecimento e identificação das qualidades individuais de movimento.

No Ensino Fundamental, um Professor de Artes que deseja desenvolver artes visuais como eixo norteador com seus alunos do deverá fazê-lo através do seguinte conhecimento disciplinar:

  • A. Reconhecimento e identificação das qualidades individuais de movimento.
  • B. Improvisação da dança, inventando, registrando e repetindo seqüências de movimentos criados.
  • C. Reconhecimento das propriedades expressivas e construtivas de materiais, suportes, instrumentos, procedimentos e técnicas básicas na produção de formas visuais bi e tridimensionais.
  • D. Criação de movimentos opondo qualidades de movimentos (leve e pesado, rápido e lento, direto e sinuoso, alto e baixo).

Observe a imagem abaixo:

Observando os traços e as técnicas utilizadas e, no contexto das artes plásticas, a obra acima pode ser atribuída ao seguinte pintor brasileiro:

  • A. Helio Oiticica.
  • B. Lasar Segall.
  • C. Alfredo Volpi.
  • D. Anita Malfatti.

No âmbito da discussão acerca do trabalho com a Arte na escola, são argumentos que defendem sua inserção, EXCETO:

  • A. Numa sociedade em que os meios de comunicação dominam os mercados, influenciando e direcionando o gosto das pessoas, em que a tecnologia permeia todas as áreas de conhecimento e também as relações humanas, em que o consumo aumenta a cada dia e dita os hábitos familiares e pessoais, a Arte seria uma forma de ativar e de estimular as sensações, o potencial criativo e as emoções humanas.
  • B. Por intermédio da Arte é possível desenvolver a percepção e a imaginação, apreender a realidade do meio ambiente, desenvolver a capacidade crítica, permitindo ao indivíduo analisar a realidade percebida e desenvolver a criatividade de maneira a mudar a realidade que foi analisada.
  • C. A Arte proporciona atividades que permitem a inclusão. É fácil perceber, por exemplo, o quanto a expressão musical tem sido um importante meio de comunicação dos mais diversos grupos sociais. Todavia, esses argumentos são minimizados quando essa expressão nem sempre é acompanhada de uma formação musical acadêmica, como é o caso de compositores de rua, fato que relativiza a importância da experimentação musical.
  • D. Em uma realidade como a nossa, em que a divisão do trabalho é fator determinante e as pessoas estão cada vez mais especializadas, a Arte pode ser uma forma de resgatar a totalidade. Totalidade esta que envolve as várias dimensões do ser humano: afetiva, cognitiva e social, numa relação integradora de emoção e razão, afetividade e cognição, subjetividade e objetividade, conhecimento e sentimento.
  • E. A Arte e a cultura são um meio de expressão humana, um meio de comunicação importante. O indivíduo expressa, por meio da Arte, seus sentimentos, suas angústias, suas alegrias e se sente participativo na sociedade na qual está inserido.

A educação artística é um meio importante de transformação social e uma necessidade para a vida. Identifique dentre as alternativas a que trata da importância da Arte do ponto de vista antropológico, para além do ponto de vista mercadológico.

  • A. É possível olhar a comercialização da Arte não só pelas distorções que isso gera, mas também pelos benefícios trazidos, como a geração de empregos e a difusão das diferentes expressões artísticas para um número cada vez maior de pessoas.
  • B. As diversas produções artísticas são geradoras de negócios e de riquezas e, consequentemente, de empregos, conforme revelam estudos sobre a cadeia produtiva em diversos setores de produção artística.
  • C. Na pré-produção das Artes, devem ser considerados a importância da indústria de instrumentos musicais e de equipamentos de som e de gravação, a matéria-prima, a fabricação de suporte e a indústria fonográfica, o ensino profissional artístico e técnico, a formação de plateia e a educação musical.
  • D. A Arte faz parte do ser humano. Não há grupo social conhecido sem manifestações artísticas e culturais. Estas permeiam toda a vida humana e formam a identidade de um povo. Por isso, as Artes fazem parte de nossa mais antiga memória. Retrata o conhecimento do homem, o que ele é e produz.
  • E. Os governos deveriam dar mais incentivos e recursos às Artes, não só pela importância que a cultura tem para uma sociedade, mas sob este outro forte argumento: a geração de recursos.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...