Questões de Artes do ano 2016

Lista completa de Questões de Artes do ano 2016 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Acerca das leituras do desenho da criança, Pillar (1996) destaca dois autores, Luquet e Gardner, que abordaram os estágios de desenho e denominaram o primeiro contato da criança com o desenho de formas distintas, quais sejam:

  • A. Desenho livre e desenho involuntário.
  • B. Desenho voluntário e atividade motora não simbólica.
  • C. Desenho involuntário e atividade motora não simbólica.
  • D. Desenho espontâneo e desenho gráfico.
  • E. Desenho gráfico e atividade simbólica.

De acordo com o emérito Sigmund Freud, o homem deve libertar sua mente da lógica imposta pelos padrões comportamentais e morais estabelecidos pela sociedade e dar vazão aos sonhos e as informações do inconsciente. Concomitante a essas idéias, um movimento artístico foi amplamente influenciado pelas teses psicanalíticas de Sigmund Freud, que mostram a importância do inconsciente na criatividade do ser humano. Trata-se do seguinte movimento artístico:

  • A. Futurismo.
  • B. Surrealismo.
  • C. Minimalismo.
  • D. Pop art.

Como conteúdo de Artes Visuais para o primeiro e o segundo ciclos do Ensino Fundamental, os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN’s sugerem que o Professor trabalhe a Arte na perspectiva do “contato sensível, reconhecimento e análise de formas visuais presentes na natureza e nas diversas culturas”. De tal modo, essa perspectiva pode ser corretamente vinculada ao seguinte parâmetro:

  • A. As artes visuais como objeto de apreciação significativa.
  • B. Expressão e comunicação na prática dos alunos em artes visuais.
  • C. As artes visuais como produto cultural e histórico.
  • D. Conteúdos relativos a valores, normas e atitudes.

Para o ensino dos terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental, os Parâmetros Nacionais Curriculares de Arte sinalizam a Identificação da transformação dos sistemas musicais (modal, tonal, serial), ao longo da história e em diferentes grupos e etnias, e sua relação com a história da humanidade como conteúdo de Música no seguinte aspecto:

  • A. Expressão e comunicação em Música: improvisação, composição e interpretação.
  • B. A história do Teatro.
  • C. Apreciação significativa em Música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical.
  • D. Compreensão da Música como produto cultural e histórico.

No Ensino fundamental, a partir do ensino de Arte ao aluno é possibilitado conhecer obras criadas em diferentes momentos da História da Arte com o propósito de serem públicas, para muitas pessoas terem acesso. E esta habilidade pode ser desenvolvida através do seguinte eixo norteador:

  • A. Há muitas formas de fazer teatro.
  • B. Corpo e Arte.
  • C. Espaços dedicados às artes.
  • D. Histórias em quadrinhos e desenhos animados.

No Ensino Fundamental, uma matriz curricular que preconiza “a linguagem da arte” como eixo norteador do ensino de Arte propicia que o aluno seja capaz de:

  • A. Construir conceitos e noções a respeito de elementos das linguagens visuais: ponto, linha, cor, forma e espaço.
  • B. Explorar o fazer artístico com ênfase no processo.
  • C. Construir conhecimentos sobre conceitos e noções a respeito do processo de criação em arte.
  • D. Desenvolver métodos de investigação para a criação em arte.

O gestualismo, também chamado de “action painting”, permitiu aos artistas adeptos a observação do gesto pictórico e liberar emoções por meio do automatismo. Este movimento artístico teve como principal expoente:

  • A. Tarsila do Amaral.
  • B. Jackson Pollock.
  • C. Tristan Tzara.
  • D. Marcel Duchamp.

Observe as imagens abaixo:

Considerando a História da Arte, as obras acima representam uma rica oportunidade para que o Professor de Arte possa explorar a seguinte temática com os alunos:

  • A. Arte bizantina.
  • B. Concretismo.
  • C. Arte grega.
  • D. Abstracionismo.

Uma matriz de referência curricular de Arte voltada para alunos de séries iniciais que possibilita trabalhar a “percepção visual da Arte” sinaliza a construção da seguinte capacidade no Ensino Fundamental:

  • A. Identificar modalidades expressivas bidimensionais e tridimensionais.
  • B. Analisar a poluição da água, do solo e do ar, em situações problemas.
  • C. Posicionar-se no espaço, realizando antecipações mentais a partir da análise de trajetórias e de cálculos de deslocamentos de pessoas e objetos.
  • D. Explicar a relação entre liderança e participação nos agrupamentos humanos (sociedades).

No Ensino Fundamental, um Professor de Arte que desenvolve noções e conceitos acerca da identificação e classificação dos instrumentos musicais como cordas, sopros e percussão amplia saberes e conhecimentos de seus alunos acerca do seguinte enfoque temático:

  • A. A matéria da Arte.
  • B. Os materiais e os espaços da Arte.
  • C. As materialidades da cor.
  • D. Materiais que se transformam em música.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...