Questões sobre Arte/Educação

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De acordo com o Referencial Curricular Nacional de Arte, assinale qual alternativa indica os conteúdos estruturantes das linguagens artísticas.

  • A. Código, Canal e Contexto.
  • B. Contexto, Pesquisa e Produção.
  • C. Canal, Produção e Extensão.
  • D. Pesquisa, Produção e Difusão.
  • E. Produção, Difusão e Extensão.

Discutindo a natureza da criatividade, segue em destaque uma formulação, com uma lacuna a ser preenchida. Identifique nas alternativas a expressão que melhor completa o sentido do que está escrito.

  • A. imaginação criadora.
  • B. intuição artística.
  • C. harmonia expressiva.
  • D. diversidade cultural.
  • E. percepção formal.

Leia o trecho em destaque e identifique nas alternativas a que se refere.

  • A. História da Arte.
  • B. Pesquisa de fontes de instrução e de comunicação em Arte.
  • C. Percepção de qualidades estéticas.
  • D. Organização do espaço e do tempo de trabalho.
  • E. Criação e aprendizagem.

O sistema de aprendizagem que propõe a identificação, a elaboração e a compreensão de mensagens visuais, calcado em uma sintaxe visual e fundamentado em uma abordagem formalista de interpretação de imagens, é denonimado

  • A. Image Watching.
  • B. Alfabetismo Visual.
  • C. Estudos em Cultura Visual.
  • D. Abordagem Triangular no Ensino de Arte.
  • E. Disciplined Based Art Education (DBAE).

O excerto aponta para uma das diretrizes da Teoria da Gestalt, que conclui que a experiência visual

  • A. é dinâmica.
  • B. apresenta regras previsíveis de funcionamento.
  • C. é cientificamente orientada.
  • D. é emocionalmente orientada.
  • E. só pode ser verificada em imagens estáticas.

O excerto descreve uma abordagem da apreciação artística elaborada por

  • A. Robert William Ott.
  • B. Amélia Arenas.
  • C. Fayga Ostrower.
  • D. Michael Parsons.
  • E. Abigail Housen.

Descrever, analisar, interpretar e julgar são etapas de um processo de leitura comparativa da obra de arte que, nos anos 1970, foi proposta por

  • A. Abigail Housen.
  • B. Michael Parsons.
  • C. Robert William Ott.
  • D. Edmund Burke Feldman.
  • E. Fayga Ostrower.

No contexto da educação não formal em museus e instituições culturais, partindo da perspectiva de arte/educação como mediação cultural, o papel do educador e/ou do mediador em um museu de arte é o de

  • A. determinar o percurso da visita.
  • B. estimular o público a estabelecer sua própria relação com a exposição.
  • C. explicar as obras e o conceito da exposição.
  • D. fornecer informações sobre a obra.
  • E. interpretar a obra.

Assinale a afirmativa que caracteriza corretamente uma etapa na história do ensino da arte no Brasil.

  • A. O movimento da Escola Nova adotou uma concepção de arte educação inspirada nos trabalhos de Anita Malfatti e Mario de Andrade, segundo os quais o desenho, a arte ou a modelagem deveriam fixar o conteúdo de informações aprendidas em outras matérias.
  • B. No Estado Novo, o ensino da arte se desenvolveu a partir do estímulo a atividades lúdicas voltadas para comemorações cívicas e religiosas, com base na formação polivalente do professor.
  • C. Na década de 1950, a orientação de arte educação se baseou na proposta do arquiteto Lucio Costa, que elaborou um programa no qual se articulava o desenvolvimento da criação e da técnica, encaminhando a experiência para o artefato, ao desvincular arte e natureza.
  • D. A Reforma Educacional de 1971 aboliu as Escolas Experimentais, passando a valorizar a arte nas escolas públicas primárias como uma forma de liberação emocional, com base na capacidade criadora
  • E. A Abordagem Triangular foi sistematizada a partir das condições estéticas e culturais da pós-modernidade, que abriram espaço para a entrada da imagem, sua decodificação e interpretações na sala de aula, aliada à expressividade do aluno.

Os PCN-Arte enfocam o teatro a partir de sua gênese em rituais de diferentes culturas, entendendo os jogos teatrais como instrumentos de aprendizagem.

No âmbito da educação formal, os jogos teatrais são

  • A. ferramentas da atividade dramatúrgica, que iniciam os alunos na arte da representação de forma lúdica.
  • B. procedimentos teatrais aptos a incentivar a imaginação e a introduzir os jovens no palco.
  • C. atividades teatrais em que o participante estabelece com seus pares uma relação de trabalho, que combina imaginação dramática e observação de regras.
  • D. exercícios próprios da formação técnica do ator que enfatizam o uso de textos poéticos.
  • E. técnicas de improvisação e de faz-de-conta, em que todos são fazedores de situações imaginárias espontâneas.
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