Lista completa de Questões sobre Arte/Educação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O docente de artes selecionou as imagens acima e estimulou o debate sobre a linguagem da dança com algumas perguntas: o movimento individual obedece algum tipo de coreografia? Existe uma sequência compartilhada nos movimentos ou eles são aleatórios? Qual a função da dança nos dois casos? Com relação aos objetivos desta atividade, analise as afirmativas a seguir.
I. Despertar o interesse pela dança como atividade coletiva, capaz de gerar identidade e promover a interação.
II. Compreender e apreciar as diversas danças como manifestações culturais, sem hierarquizá-las.
III. Estudar a estrutura e o funcionamento do corpo em movimento para entender o valor dos exercícios físicos.
Assinale:
No processo de ensino aprendizagem, o professor deve considerar a dança como
No contexto pedagógico, os termos informação e conhecimento correspondem, respectivamente:
Considere a situação abaixo.
Um grupo de alunos em deslocamento para uma visita a um museu aborda o professor durante o percurso fazendo perguntas e comentando sobre o percurso em que transitam.
Partindo dos conceitos de Fernando Hernández, tal postura deve ser estimulada por
De acordo com Rizzi (in: BARBOSA et al., 2003), dos anos 1990 em diante, temos aqui no Brasil, sistematizada por Ana Mae Barbosa, uma concepção de conhecimento em artes denominada:
De acordo com Richter (in: BARBOSA et al., 2003) acerca do movimento de reflexão da cultura, a diversidade tem sido trabalhada não só dentro da perspectiva do multiculturalismo como também através da denominação de _____________, termo que, na opinião da autora, parece mais adequado, pois implica em uma inter-relação de reciprocidade entre culturas.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
Ferraz e Fusari (1992) sintetizam caraterísticas das abordagens metodológicas de acordo com a nomenclatura do ensino da arte, usada entre as décadas 1970 e 1990. Analise as afirmações abaixo e assinale V, para as verdadeiras, ou F, para as falsas.
( ) A Educação através da Arte vem se caracterizando pelo posicionamento idealista, direcionado para uma relação subjetiva com o mundo.
( ) A Educação Artística preocupa-se com a expressividade individual, com técnicas, insuficiente no aprofundamento do conhecimento da Arte, de sua história e das linguagens artísticas propriamente ditas.
( ) A Arte-Educação apresenta-se como um movimento em busca de novas metodologias de ensino e aprendizagem de Arte nas escolas.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Ferraz e Fusari (1992) abordam uma concepção de Arte na educação escolar, com mobilidade de conceitos, que auxiliam na fundamentação de uma proposta de ensino aprendizagem, artísticos, estéticos, quais sejam:
Segundo Argan (1992), a corrente Surrealista, produto de uma mentalidade própria da época, teve o Manifesto intitulado Le Surréalisme et la peinture publicado em 1928 por:
Relacione adequadamente as colunas a seguir.
1. Os estudantes são levados a apreciarem uma obra de arte, mantendo um contato sensível onde são mobilizadas, também, diversas funções cognitivas, como a atenção, a percepção, a imaginação e a memória.
2. Os estudantes, ao relacionarem sua situação de origem com diferentes circunstâncias social e histórica, serão capazes de refletir sobre si mesmos e construir a consciência de si e, consequentemente, de sua cidadania.
3. Os estudantes experimentam materiais e suportes variados, articulando significados e tendo uma experiência poética, podendo ser realizada nas diversas linguagens artísticas.
( ) Contextualização.
( ) Fazer artístico.
( ) Fruição.
A sequência está correta em
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...