Questões sobre Arte/Educação

Lista completa de Questões sobre Arte/Educação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

À luz do trecho acima e considerando a importância do ensino da arte como maneira de ampliar o horizonte de possibilidades, apurar a sensibilidade e lapidar a capacidade de expressão e de interpretação da realidade, julgue os seguintes itens.

A criança, por meio de uma linguagem simbólica, expressa, em seus trabalhos de arte, a sua própria realidade, a partir de suas experiências em relação ao meio e a si mesma.

  • C. Certo
  • E. Errado

À luz do trecho acima e considerando a importância do ensino da arte como maneira de ampliar o horizonte de possibilidades, apurar a sensibilidade e lapidar a capacidade de expressão e de interpretação da realidade, julgue os seguintes itens.

Tendo o processo criativo como principal produto para avaliação, o professor deve estabelecer critérios para comparação entre os trabalhos individuais realizados pelos alunos.

  • C. Certo
  • E. Errado

À luz do trecho acima e considerando a importância do ensino da arte como maneira de ampliar o horizonte de possibilidades, apurar a sensibilidade e lapidar a capacidade de expressão e de interpretação da realidade, julgue os seguintes itens.

A construção de práticas pedagógicas por meio da criação de formas artísticas nos espaços bi e tridimensional desenvolve um percurso de criação, individual ou coletivo, capaz de articular percepção, imaginação e ideias dos alunos.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere a criatividade, imaginação e teatro, julgue os itens subsequentes.

A criatividade humana manifesta-se exclusivamente na arte.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere a criatividade, imaginação e teatro, julgue os itens subsequentes.

Criatividade e imaginação são faculdades humanas independentes nos processos artísticos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Habilidades como executar, observar, analisar, descrever, registrar e corrigir movimentos são extremamente relevantes para quem lida com dança. Assinale a alternativa CORRETA, contendo o nome da área de estudo que favorece o desenvolvimento dessas habilidades e o nome do(a) estudioso(a) que a desenvolveu. É a única área que oferece o Certificado de Analista de Movimento (CMA).

  • A. Sistema Benesh, ou Benesh Movement Notation, desenvolvido por Rudolf Benesh.
  • B. Coreografia ou Arte de Escrever a Dança, método criado por Raoul Auger Feuillet.
  • C. Fundamentos Corporais Bartenieff, incluídos no Sistema Laban/Bartenieff e desenvolvido por Irmgard Bartenieff.
  • D. Método pedagógico Dalcroze, elaborado por Émile Jacques Dalcroze.
  • E. Sutton Movement Shorthand, desenvolvido por Irmgard Sutton.

Apesar de vários teóricos enfatizarem a inspiração e outros fatores do inconsciente do ser humano no momento de criação artística, teorias modernas preferem o termo ______________, que atua com percepções do mundo externo e interno no momento do fazer artístico. Assinale a alternativa que CORRETAMENTE preenche a lacuna da frase acima.

  • A. Intuição
  • B. Tempestade de ideias
  • C. Notação
  • D. Inteligências
  • E. Irradiação central

Assinale a alternativa que contém o termo CORRETO para o campo de estudo, dentro do Sistema Laban, definido como: a interação do corpo com o espaço e o potencial criativo dessa interação.

  • A. Escalas
  • B. Fluxo
  • C. Cinesfera
  • D. Octaedro
  • E. Corêutica

Sobre o processo atual de Ensino e Aprendizagem da Arte, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A. A escolha das atividades ou assuntos a serem propostos precisa ser feita de maneira cuidadosa, no sentido de possibilitar aos jovens o exercício de colaboração artística e estética com outras pessoas com as quais convivem, com a sua cultura e com o patrimônio artístico da humanidade.
  • B. Um dos objetivos do processo de ensino e aprendizagem de Arte é capacitar os estudantes a humanizarem-se melhor como cidadãos inteligentes, sensíveis, estéticos, reflexivos, criativos e responsáveis, no coletivo, por melhores qualidades culturais na vida dos grupos e das cidades, com ética e respeito pela diversidade.
  • C. O ensino e aprendizagem de Arte deve ter assegurada a presença da instância reflexiva em todas as etapas do processo de produção artística.
  • D. Deve ser incentivada a dicotomia que opõe Teoria x Prática.
  • E. A Arte é considerada um conhecimento humano articulado no âmbito sensível-cognitivo. Por meio dela manifestamos significados, sensibilidades, modos de criação e comunicação sobre o mundo da natureza e da cultura.

A Arte é considerada um conhecimento humano articulado no âmbito sensível-cognitivo. Por meio dela manifestamos significados, sensibilidades, modos de criação e comunicação sobre o mundo da natureza e da cultura.

  • A. fazer trabalhos artísticos (desenhos, pinturas, gravuras, etc.) aplicados em folhetos, cartazes, capas de discos, encartes, logotipos e outros.
  • B. ignorar a produção de trabalhos artísticos em telas informáticas, vídeos, CD-ROM, Home Page etc., mesmo que estejam integrados às Artes Visuais.
  • C. analisar os sistemas de representação visual, audiovisual e as possibilidades estéticas, bem como de comunicação, presentes em seus trabalhos, de seus colegas e de outras pessoas.
  • D. investigar suas produções de artes visuais e audiovisuais, inclusive as informatizadas, refletindo sobre como se dão as articulações entre os componentes básicos dessas linguagens (linha, forma, cor, volume, luz, textura, movimento, tempo etc.).
  • E. analisar as intrínsecas relações de forma e conteúdo presentes na sua própria produção em linguagem visual e audiovisual, aprofundando a compreensão e o conhecimento de suas estéticas.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...