Questões sobre Arte/Educação

Lista completa de Questões sobre Arte/Educação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Analise as afirmativas relacionadas à linguagem da arte.

I. A arte é uma forma de criação de diferentes linguagens.

II. Toda a linguagem artística é um modo singular de o homem refletir seu estar no mundo.

III. Os signos são, essencialmente, relacionados às artes visuais.

IV. O homem leva ao extremo sua capacidade de inventar e ler signos com fins artísticos e estéticos.

V. Os pensamentos de alguém podem ser interpretados através da leitura dos signos.

Estão corretas apenas as afirmativas

  • A. II e IV.
  • B. I, III e V.
  • C. II, III e IV.
  • D. I, II, IV e V.

Como conteúdo de Artes Visuais para o primeiro e o segundo ciclos do Ensino Fundamental, os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN’s sugerem que o Professor trabalhe a Arte na perspectiva do “contato sensível, reconhecimento e análise de formas visuais presentes na natureza e nas diversas culturas”. De tal modo, essa perspectiva pode ser corretamente vinculada ao seguinte parâmetro:

  • A. As artes visuais como objeto de apreciação significativa.
  • B. Expressão e comunicação na prática dos alunos em artes visuais.
  • C. As artes visuais como produto cultural e histórico.
  • D. Conteúdos relativos a valores, normas e atitudes.

Para o ensino dos terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental, os Parâmetros Nacionais Curriculares de Arte sinalizam a Identificação da transformação dos sistemas musicais (modal, tonal, serial), ao longo da história e em diferentes grupos e etnias, e sua relação com a história da humanidade como conteúdo de Música no seguinte aspecto:

  • A. Expressão e comunicação em Música: improvisação, composição e interpretação.
  • B. A história do Teatro.
  • C. Apreciação significativa em Música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical.
  • D. Compreensão da Música como produto cultural e histórico.

No Ensino fundamental, a partir do ensino de Arte ao aluno é possibilitado conhecer obras criadas em diferentes momentos da História da Arte com o propósito de serem públicas, para muitas pessoas terem acesso. E esta habilidade pode ser desenvolvida através do seguinte eixo norteador:

  • A. Há muitas formas de fazer teatro.
  • B. Corpo e Arte.
  • C. Espaços dedicados às artes.
  • D. Histórias em quadrinhos e desenhos animados.

Uma matriz de referência curricular de Arte voltada para alunos de séries iniciais que possibilita trabalhar a “percepção visual da Arte” sinaliza a construção da seguinte capacidade no Ensino Fundamental:

  • A. Identificar modalidades expressivas bidimensionais e tridimensionais.
  • B. Analisar a poluição da água, do solo e do ar, em situações problemas.
  • C. Posicionar-se no espaço, realizando antecipações mentais a partir da análise de trajetórias e de cálculos de deslocamentos de pessoas e objetos.
  • D. Explicar a relação entre liderança e participação nos agrupamentos humanos (sociedades).

No Ensino Fundamental, um Professor de Arte que desenvolve noções e conceitos acerca da identificação e classificação dos instrumentos musicais como cordas, sopros e percussão amplia saberes e conhecimentos de seus alunos acerca do seguinte enfoque temático:

  • A. A matéria da Arte.
  • B. Os materiais e os espaços da Arte.
  • C. As materialidades da cor.
  • D. Materiais que se transformam em música.

No Ensino Fundamental, ao se trabalhar a temática “culturas do Brasil” espera-se que o aluno construa um conjunto de saberes e conhecimentos relacionados à Arte que lhe permita ser capaz de:

  • A. Conhecer e valorizar festas e lendas da cultura brasileira.
  • B. Estudar com os alunos a linguagem das histórias em quadrinhos e dos desenhos animados, investigando diversas etapas de sua criação.
  • C. Experimentar fazer HQs e animações.
  • D. Conhecer as origens da Arte e apreciar manifestações artísticas criadas há milhares de anos em diferentes locais.

Para o ensino dos terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental, os Parâmetros Nacionais Curriculares de Arte sinalizam a compreensão do teatro como atividade que favorece a identificação com outras realidades socioculturais como conteúdo da linguagem artística Teatro na seguinte vertente:

  • A. Teatro como comunicação e produção coletiva.
  • B. Teatro como apreciação.
  • C. A história da música oriental.
  • D. Teatro como produto histórico-cultural.

No Ensino Fundamental, uma matriz curricular que propõe desenvolvimento de “Há muitas formas de fazer teatro” como eixo norteador das aulas de Artes possibilitará o aprendizado do aluno com relação ao seguinte conteúdo conceitual:

  • A. Cerâmica.
  • B. Mímica.
  • C. Arte rupestre.
  • D. Identificação de timbre e intensidade.

No Ensino Fundamental, uma matriz curricular que propõe desenvolvimento de “Espaços Histórias da Arte” como eixo norteador das aulas de Artes possibilitará o aprendizado do aluno com relação ao seguinte conteúdo procedimental:

  • A. Observação de movimentos do cotidiano.
  • B. Planejamento de videodança.
  • C. Desenho e pintura a partir de referências ancestrais: formas de imagens; irregularidades do suporte.
  • D. Representação de posturas e gestos retratados em imagens.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...