Questões sobre Arte/Educação

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O desenvolvimento das atividades de expressão artística em sala de aula é paralelo à aprendizagem das técnicas de expressão. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

As técnicas musicais e plásticas nada têm a ver com o desenvolvimento das atividades de expressão em artes cênicas.

  • C. Certo
  • E. Errado

O físico Isaac Newton foi o primeiro a explicar cientificamente a coloração dos corpos, denominando-a de cores permanentes dos corpos naturais. Com suas experiências, observando o cinabre (vermelhão) e do azul-ultramarino, chegou-se a conclusão que:

  • A.

    A cor pura não apresenta gradações na ausência da luz.

  • B.

    Os corpos aparecem com diferentes cores que lhe são próprias, sob a luz branca porque refletem algumas de suas faixas coloridas mais fortemente do que outras.

  • C.

    Que a cor complementar formada de entrechoques de tonalidades de uma cor levadas ao paroxismo por opção de contraste é chamada cor cambiante.

  • D.

    Que a cor surge do interior de determinados corpos transparentes.

  • E.

    Podemos classificar as manifestações dos contrastes simultâneos de cores, das mutações cromáticas e do fenômeno da cor inexistente.

Os objetivos de uma verdadeira educação artística na escola podem ser definidos, segundo Porcher, por meio da democratização do acesso à arte. Assim, o autor indica três princípios para a educação artística:

  • A. a auto-expressão, que define a personalidade artística das crianças; o ensino, que as torna mais cultas; as visitas aos museus, que ajudam a preservar a memória da classe social do aluno.
  • B. as atividades artísticas, que envolvem diversas funções intelectuais; o ensino de arte, que sustenta, no plano escolar, as desigualdades sociais; a auto-expressão, que é a base para a formação da personalidade artística.
  • C. as atividades artísticas, que visam a formação intelectual do aluno; a auto- expressão, que constitui uma das atividades essenciais para a formação da personalidade; o ensino artístico, que fornece aos alunos meios para que se tornem sensíveis à obra de arte.
  • D. as classes sociais favorecidas, que abundam em indivíduos com capacidades artísticas; as classes menos favorecidas, que só possuem indivíduos com pouca capacidade artística; a escola, que sustenta essas desigualdades.

No que diz respeito ao ensino das artes visuais, ainda hoje se discute no Brasil se "o que importa para a criança é o processo ou o produto". Os objetivos, os métodos e os conteúdos do ensino das artes visuais podem estar ligados à função da arte na sociedade e à função da arte na escola. Duas categorias de justificativas para o ensino de arte têm determinado a função educacional das artes visuais o

  • A. classicismo e o naturalismo.
  • B. tecnicismo e o etnocentrismo.
  • C. contextualismo e o essencialismo.
  • D. contextualismo e o etnocentrismo.

Os elementos constitutivos da obra de arte que nos permitem compreendê-la foram definidos por Ostrower como "os conceitos mundializados sobre mensagem visual". Esses elementos são:

  • A. o ponto e a forma.
  • B. a forma, a superfície e a cor.
  • C. as formas geométricas e a cor.
  • D. o ponto, a linha, a forma e a cor.

Para ler e interpretar a obra de arte, é preciso perceber sua distribuição espacial – a chamada "composição artística" –, ou seja, a maneira como o autor utiliza os elementos da sintaxe visual, distribuindo-os no espaço bidimensional. A composição artística pode ser

  • A. horizontal e abstrata.
  • B. simétrica e assimétrica.
  • C. em equilíbrio moderado e simétrico.
  • D. em alto contraste de preto e branco.

Segundo Ostrower, criar é, basicamente, formar dar uma forma a) fenômenos que foram relacionados de modo novo e compreendidos em termos novos. Assim, o artista tem a possibilidade de reescrever o mundo em uma ótica pessoal. Nos anos 70 e 80, quando a arte paraense extrapolou as fronteiras regionais e apareceu até em Bienais, um artista paraense fez uma releitura das tramas da arte marajoara em suas obras. Esse artista foi

  • A. Luiz Braga.
  • B. Dina Oliveira.
  • C. Antonio Landi.
  • D. Valdir Sarubbi.

Durante aproximadamente quatro séculos, o ensino de arte no Brasil baseou-se na concepção da arte como técnica. Uma prova de que ainda hoje, nas práticas escolares, adota-se essa concepção é o (a)

  • A. produção de desenhos livres.
  • B. improvisação de representações artísticas.
  • C. releitura contextualizada de obras de arte.
  • D. ensino dos elementos de uma linguagem, não integrados ao contexto da obra de arte.

Na segunda metade do século XX, o ensino de arte, inspirado nas concepções artísticas em voga, valorizava o desenho geométrico. Nessa época,

  • A. os professores enfatizavam um saber construir que se reduzia aos aspectos técnicos e ao uso de materiais diversificados.
  • B. a aula baseava-se na realização de exercícios, com a reprodução de modelos propostos pelo professor e fixados pela repetição.
  • C. muitos professores valorizavam as atividades propostas nos livros didáticos.
  • D. a relação entre o professor e o aluno dava-se através do fazer, da criação livre, do reconhecimento do que era feito e da observação do que era produzido.

A concepção de ensino segundo a qual ensinar arte é desenvolver a livre expressão e a criatividade foi muito marcante. Nota-se que essa concepção ainda hoje é adotada quando se constata que

  • A. o professor supervaloriza o produto estético
  • B. a finalidade das aulas é exercitar o gosto do aluno.
  • C. o objetivo do ensino é desenvolver habilidades motoras no aluno.
  • D. as atividades são realizadas sem qualquer intervenção do professor.
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