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O planejamento de um professor de Artes Plásticas, define, como objetivo geral, "desenvolver a criatividade dos alunos a partir da espontaneidade e autoliberação". Pode-se identificar nesse professor a concepção de ensino da arte como:
atividade
livre-expressão
área do conhecimento
articulação de conceitos
Da proposta pedagógica de Viola Spolin para a aprendizagem do teatro, é válido dizer que:
o que diferencia o método é a listagem de jogos de observação, jogos de memória e jogos sensoriais que cabe ao professor selecionar e adequar à situação de sala de aula.
o processo se fundamenta no jogo, na ação improvisada e no acordo grupal.
o objetivo é a interpretação teatral que surge da relação de jogo.
é um sistema de jogos recreativos que desenvolve a linguagem teatral através da relação entre o jogo e a educação social da criança.
é uma metodologia que propõe a fisicalização na linguagem teatral como preparação para montagens de espetáculos.
A "ênfase no fazer técnico e científico a partir de conteúdos reprodutivistas e a preocupação fundamental com o produto do trabalho escolar" (Maria Heloisa T. Ferraz e Maria F. Fusari), caracterizam uma concepção de ensino da arte identificada com a pedagogia denominada:
histórico-crítica
libertadora
tradicional
nova
Dentre os conteúdos específicos do ensino de dança, há dois processos que mais permitem aos alunos experimentar, sentir, articular e pensar a dança como criadores e sujeitos do mundo. São eles:
os saberes de anatomia e a dança criativa.
o movimento expressivo e a improvisação de danças populares.
a atividade corporal e a composição coreográfica.
improvisação e a composição coreográfica.
a preparação corporal e a expressão corporal.
Segundo Maria Heloisa T. Ferraz e Maria F. Fusari (Arte na Educação Escolar), conhecer as artes visuais significa:
saber produzir imagens visuais com singularidade e criatividade
saber produzir imagens visuais e refletir, estética e artisticamente, sobre elas
reconhecer as características dos diferentes estilos de época nas imagens visuais
dominar técnica e artisticamente os materiais utilizados na produção de imagens visuais
Considere as frases abaixo.
I. ...ao seguir certos rumos a fim de configurar uma matéria, o próprio homem com isso se configura.
II. A arte é um tal fazer que, enquanto faz, inventa o por fazer e o modo de fazer.
Os autores dessas frases são, respectivamente,
Giulio Argan e John Dewey
Fayga Ostrower e Luigi Pareyson
John Dewey e Luigi Pareyson
Fayga Ostrower e Giulio Argan
Fayga Ostrower e John Dewey
Os Parâmetros Curriculares Nacionais – Arte definem os conteúdos gerais do ensino fundamental em Arte. Dentre esses conteúdos, destacam-se:
os elementos básicos das formas artísticas; os modos de articulação formal, técnicas, materiais e procedimentos na criação em arte
os elementos formais e técnicos dos códigos, os conceitos e categorias ligados aos padrões estéticos eruditos
a sensibilização, a experimentação e a livre expressão artística para o desenvolvimento do potencial criador
Para a educação do próprio professor de dança em seus aspectos pedagógicos, saber história da dança é importante para
organizar as aulas com práticas de dança clássica do passado para releitura no presente.
enfatizar nos conteúdos programáticos, selecionando e inserindo nas aulas um artista bailarino ou coreógrafo e sua metodologia de preparação corporal.
preparar uma seqüência de aulas que leve os alunos a conhecer a dança de diferentes épocas e seu contexto étnico, social e cultural.
exercitar as coreografias de diferentes épocas e propostas de avaliação em dança.
fundamentar a prática docente, da montagem da "rede de saberes" às metodologias e propostas de avaliação em dança.
Além dos conteúdos formais, os Parâmetros Curriculares Nacionais – Arte definem conteúdos relativos a valores, normas e atitudes. Nessa perspectiva, é fundamental que o aluno:
utilize, como referência para sua criação pessoal, obras de arte consagradas pela história
reconheça a concentração e a solidão como atitudes inerentes ao processo de criação artística
desenvolva atitudes de autoconfiança nas tomadas de decisões em relação às produções pessoais
valorize o comportamento contemplativo como atitude necessária à apreciação significativa da obra de arte
Ela envolve um tipo de conhecer, que é um apreender o mundo externo junto com o mundo interno, e ainda envolve, concomitantemente, um interpretar aquilo que está sendo apreendido. Tudo se passa ao mesmo tempo.
O texto acima de Fayga Ostrower refere-se a alguns aspectos da
Seletividade no processo criador.
Intuição.
Imaginação criativa.
Percepção
Materialidade.
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