Questões sobre Geral

Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O planejamento de um professor de Artes Plásticas, define, como objetivo geral, "desenvolver a criatividade dos alunos a partir da espontaneidade e autoliberação". Pode-se identificar nesse professor a concepção de ensino da arte como:

  • A.

    atividade

  • B.

    livre-expressão

  • C.

    área do conhecimento

  • D.

    articulação de conceitos

Da proposta pedagógica de Viola Spolin para a aprendizagem do teatro, é válido dizer que:

  • a.

    o que diferencia o método é a listagem de jogos de observação, jogos de memória e jogos sensoriais que cabe ao professor selecionar e adequar à situação de sala de aula.

  • b.

    o processo se fundamenta no jogo, na ação improvisada e no acordo grupal.

  • c.

    o objetivo é a interpretação teatral que surge da relação de jogo.

  • d.

    é um sistema de jogos recreativos que desenvolve a linguagem teatral através da relação entre o jogo e a educação social da criança.

  • e.

    é uma metodologia que propõe a fisicalização na linguagem teatral como preparação para montagens de espetáculos.

A "ênfase no fazer técnico e científico a partir de conteúdos reprodutivistas e a preocupação fundamental com o produto do trabalho escolar" (Maria Heloisa T. Ferraz e Maria F. Fusari), caracterizam uma concepção de ensino da arte identificada com a pedagogia denominada:

  • A.

    histórico-crítica

  • B.

    libertadora

  • C.

    tradicional

  • D.

    nova

Dentre os conteúdos específicos do ensino de dança, há dois processos que mais permitem aos alunos experimentar, sentir, articular e pensar a dança como criadores e sujeitos do mundo. São eles:

  • a.

    os saberes de anatomia e a dança criativa.

  • b.

    o movimento expressivo e a improvisação de danças populares.

  • c.

    a atividade corporal e a composição coreográfica.

  • d.

    improvisação e a composição coreográfica.

  • e.

    a preparação corporal e a expressão corporal.

Segundo Maria Heloisa T. Ferraz e Maria F. Fusari (Arte na Educação Escolar), conhecer as artes visuais significa:

  • A.

    saber produzir imagens visuais com singularidade e criatividade

  • B.

    saber produzir imagens visuais e refletir, estética e artisticamente, sobre elas

  • C.

    reconhecer as características dos diferentes estilos de época nas imagens visuais

  • D.

    dominar técnica e artisticamente os materiais utilizados na produção de imagens visuais

Considere as frases abaixo.

I. ...ao seguir certos rumos a fim de configurar uma matéria, o próprio homem com isso se configura.

II. A arte é um tal fazer que, enquanto faz, inventa o por fazer e o modo de fazer.

Os autores dessas frases são, respectivamente,

  • a.

    Giulio Argan e John Dewey

  • b.

    Fayga Ostrower e Luigi Pareyson

  • c.

    John Dewey e Luigi Pareyson

  • d.

    Fayga Ostrower e Giulio Argan

  • e.

    Fayga Ostrower e John Dewey

Os Parâmetros Curriculares Nacionais – Arte definem os conteúdos gerais do ensino fundamental em Arte. Dentre esses conteúdos, destacam-se:

  • A.

    os elementos básicos das formas artísticas; os modos de articulação formal, técnicas, materiais e procedimentos na criação em arte

  • B.

    os elementos formais e técnicos dos códigos, os conceitos e categorias ligados aos padrões estéticos eruditos

  • C.

    a sensibilização, a experimentação e a livre expressão artística para o desenvolvimento do potencial criador

  • D. a precisão e organização dos elementos técnicos, a partir da reprodução de modelos

Para a educação do próprio professor de dança em seus aspectos pedagógicos, saber história da dança é importante para

  • a.

    organizar as aulas com práticas de dança clássica do passado para releitura no presente.

  • b.

    enfatizar nos conteúdos programáticos, selecionando e inserindo nas aulas um artista bailarino ou coreógrafo e sua metodologia de preparação corporal.

  • c.

    preparar uma seqüência de aulas que leve os alunos a conhecer a dança de diferentes épocas e seu contexto étnico, social e cultural.

  • d.

    exercitar as coreografias de diferentes épocas e propostas de avaliação em dança.

  • e.

    fundamentar a prática docente, da montagem da "rede de saberes" às metodologias e propostas de avaliação em dança.

Além dos conteúdos formais, os Parâmetros Curriculares Nacionais – Arte definem conteúdos relativos a valores, normas e atitudes. Nessa perspectiva, é fundamental que o aluno:

  • A.

    utilize, como referência para sua criação pessoal, obras de arte consagradas pela história

  • B.

    reconheça a concentração e a solidão como atitudes inerentes ao processo de criação artística

  • C.

    desenvolva atitudes de autoconfiança nas tomadas de decisões em relação às produções pessoais

  • D.

    valorize o comportamento contemplativo como atitude necessária à apreciação significativa da obra de arte

Ela envolve um tipo de conhecer, que é um apreender o mundo externo junto com o mundo interno, e ainda envolve, concomitantemente, um interpretar aquilo que está sendo apreendido. Tudo se passa ao mesmo tempo.

O texto acima de Fayga Ostrower refere-se a alguns aspectos da

  • a.

    Seletividade no processo criador.

  • b.

    Intuição.

  • c.

    Imaginação criativa.

  • d.

    Percepção

  • e.

    Materialidade.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...