Questões sobre Geral

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Miriam Celeste Martins, quando diz que "...cor não existe para ser fria ou quente, primária ou secundária, mas para expressar estados da alma, para construir sutis mutações ou explodir com a sua materialidade...Linha não existe para ser sinuosa, reta ou quebrada, mas para expressar tensão, fluência, devaneio, rigor." , torna claro que, no ensino das artes visuais, a técnica além de ser experimentada, existe também para:

  • A.

    avaliar a compreensão dos conteúdos básicos da linguagem visual

  • B.

    demonstrar a habilidade do aluno no manejo da linguagem visual

  • C.

    sustentar e dar corpo às idéias que se desvelam pela linguagem visual

  • D.

    exercitar o contato com os elementos que compõem a linguagem visual

Baseando-se em Huizinga, que mostrou o papel fundamental do elemento lúdico, o processo de criação em arte pode ser concebido como jogo, o que vale dizer que ele é

  • a.

    afetado pelas incertezas das condutas, mas igualmente submetida a uma certa ordem de convenções, regularidade e indeterminação que garantem a riqueza e solidez da criação.

  • b.

    gerado pelas necessidades emocionais e baseia-se num meticuloso código de regras, absolutamente obrigatórias, que determinam a sofisticação e o requinte da criação.

  • c.

    um processo cultural que pode ser visto como uma brincadeira solitária que se desenvolve espontaneamente através do domínio e cumprimento de formas e regras artísticas que permitem a riqueza e a solidez da criação.

  • d.

    movido pelo repertório pessoal do indivíduo criador e é limitado pelo rigor das regras estéticas que se impõe constantemente impedindo a alteração para não estragar o resultado final da criação.

  • e.

    um pensamento que diferencia-se das atividades humanas sérias, mas que permite o exercício da liberdade pelo afastamento do mundo e recusa das normas habituais em busca da expressividade e da beleza.

Miriam Celeste diz: "A velocidade e superficialidade à qual o nosso olhar é exposto no cotidiano pede, de certa forma, o aprendizado de um olhar em outro ritmo e profundidade."

A escola tem um papel fundamental no desenvolvimento desse "outro olhar", mais atento e crítico. É necessário, portanto, que o professor possibilite aos alunos a prática:

  • A.

    de diferentes técnicas de composição visual, através de exercícios de fixação

  • B.

    do pensamento visual tornado visível, materializado, através da forma e da matéria

  • C.

    do comportamento disciplinado, como pressuposto indispensável ao aprendizado do olhar

  • D.

    de atividades que permitam o reconhecimento dos conteúdos específicos da linguagem visual

Sobre a recepção nas ambientações artísticas do tipo performances, happenings e instalações, pode-se afirmar que o receptor está diante de obras que

  • a.

    visam a contemplação ativa do olhar e a significação se dá unicamente em termos da visualidade.

  • b.

    despertam o corpo do receptor e a produção da significação pode ser prejudicada pela falta de conhecimento sobre a poética pessoal do artista.

  • c.

    visam uma convocação multissensorial e a significação é produzida na apreensão sinestésica.

  • d.

    provocam apreensão sinestésica no receptor e a construção da significação exige uma familiaridade com os códigos da linguagem.

  • e.

    necessitam de uma mediação estética e a significação ocorre pela participação do público com perguntas sobre a temática da obra.

Uma professora de Artes Plásticas distribuiu bombons entre seus alunos, fazendo uma exigência: os alunos deveriam desembrulhar o bombom e observar os detalhes relacionados à sua forma e à composição visual da embalagem, como cor, textura, letras, desenho e sonoridade do papel. A partir das observações dos alunos, a professora trabalhou vários conceitos das artes visuais - como cor, textura, ponto e linha.

O professor pode trabalhar qualquer conceito estético a partir do cotidiano: embalagens, rótulos, fotografias, pedras, folhas. Nesta perspectiva, na organização do planejamento das aulas de Artes Plásticas, é indispensável que o professor valorize:

  • A.

    o saber artístico sistematizado do aluno

  • B.

    os conceitos trabalhados na série anterior

  • C.

    as experiências dos alunos com a natureza e culturas

  • D.

    a seqüência dos conteúdos a serem trabalhados naquela série

Sobre arte e tecnologia, é INCORRETO o que se afirma em:

  • a.

    As tecnologias interativas, as criações multimídias e a realidade virtual propiciam a interatividade, mas não favorecem a fruição do público, pois quando conectado a máquinas o fruidor está diante de um mundo imaterial.

  • b.

    Não podemos pensar a arte tecnológica fixados na idéia de suporte, papel, tela, pedra e qualidades como peso, dimensão, pigmento e outros componentes matéricos que se colocam para o artista plasmador, ou seja, para um artista que transforma matérias.

  • c.

    A Arte Interativa implica reorganizações profundas da sensibilidade, ampliando o campo de percepção em trocas e modos de circulação que exploram os recursos computacionais como uma linguagem própria e transcendem a arte da pura aparência.

  • d.

    O trabalho artístico não é mais a mera criatividade do artista, pois, quando distribuído na rede, cada indivíduo pode se conectar, agir e modificar a idéia proposta.

  • e.

    Na arte tecnológica, as ciências humanas não podem ser separadas das biológicas e se fundem às ciências exatas para refletir e gerar novas formas de existir que incorporam os efeitos das tecnologias.

Maria Heloísa C. de T. Ferraz e Maria F. de Rezende e Fusari afirmam: "Brincar na infância é o meio pelo qual a criança vai organizando suas experiências, descobrindo e recriando seus sentimentos e pensamento a respeito do mundo, das coisas e das pessoas". Assim, a atividade lúdica é uma opção metodológica fundamental nas aulas de arte. Segundo Vygotsky, na infância, a ação de brincar é fundamental, porque:

  • A.

    possibilita atividades prazerosas e criativas

  • B.

    cria uma zona de desenvolvimento proximal

  • C.

    controla a agitação que caracteriza essa fase de desenvolvimento

  • D.

    desenvolve a coordenação motora indispensável à construção da escrita

O estudo das músicas de diferentes povos é denominado

  • a.

    musicologia.

  • b.

    música de raiz.

  • c.

    música folclórica.

  • d.

    etnomusicologia.

  • e.

    história da música.

"Em sentido antropológico, não falamos em Cultura, no singular, mas em culturas, no plural..."

Marilena Chauí

Uma reflexão a respeito da educação multicultural vem preocupando os professores de arte brasileiros. Segundo Ivone Mendes Richter, a educação multicultural caracteriza-se fundamentalmente por considerar a diversidade como:

  • A.

    problema que deve ser cuidadosamente trabalhado pelo professor

  • B.

    recurso metodológico para trabalhar a arte popular e o folclore

  • C.

    recurso e força para a educação, em vez de um problema

  • D.

    aspecto da formação do povo brasileiro

Considere as representações gráficas dos instrumentos brasileiros de origem africana.

a. Ganzá

b. Caxixi

c. Agogô

d. Reco-reco

A correta relação entre instrumentos e nomes é

  • a.

    c a b d

  • b.

    b d c a

  • c.

    c b a d

  • d.

    a c d b

  • e.

    a b c d

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