Questões sobre Geral

Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Brincadeira, experimentação e vivência são as relações da criança com o desenho que muitas vezes, são indecifráveis. Esses desenhos correspondem a:

  • A.

    desenvolvimento de habilidades manuais

  • B.

    gestos com a finalidade de expor seus pensamentos

  • C.

    dinamismo e flexibilidade desconectados do universo interno

  • D.

    atividade intensa do imaginário, numa conjunção de olho, mão e cérebro

Considere as afirmações abaixo.

I. A música de concerto contemporânea explorou conscientemente dimensões do tempo que contestam a escuta linear, negam a repetição e questionam o pulso rítmico.

II. O canto gregoriano é uma música para ser cantada, em princípio, por vozes masculinas em uníssono, à capela, na caixa de ressonância da igreja, sem acompanhamento instrumental.

III. Em 1913 foi apresentada no Teatro dos Champs- Elisées a Sagração da Primavera, diante da revolta e assombramento da platéia. Seu compositor, que insistia que �temos um dever com a música: o de inventá-la� foi Igor Stravinski.

IV. O processo de aproximação entre a música moderna do Ocidente e a tradição modal do Oriente começou sutilmente com Debussy, que conheceu músicas chinesas, javanesas, indianas, vietnamitas na Feira Mundial de Paris, por ocasião do centenário da Revolução Francesa. É correto o que se afirma em:

  • a.

    III e IV, apenas.

  • b.

    II, III e IV, apenas.

  • c.

    I, II e IV, apenas.

  • d.

    I, II e III, apenas.

  • e.

    I, II, III e IV.

Ao se observarem quadros modernos, tem-se a certeza de que os artistas possuem conhecimentos suficientes para desenhar "corretamente", embora possam ser encontradas falhas na exatidão da figura. O artista teria suas razões de fazer mudanças naquilo que viu. Para condenar o seu trabalho, é preciso ter o entendimento de suas reais intenções.

Observe esses dois trabalhos de Pablo Picasso.

 

Ao pintar o Galo Novo, Picasso pensou em:

  • A.

    buscar uma nova forma de representação

  • B.

    fazer a figura além de uma mera reprodução da aparência física

  • C.

    criar com rapidez, sem levar dias, meses ou até anos para ficar igual ao real

  • D.

    organizar o plano com traços rápidos e compor o fundo com manchas de forma irreal

Considere as afirmações abaixo.

I. Permite o registro para que a execução de uma peça musical possa ser corrigida, aperfeiçoada e executada.

II. Serve como apoio para a repetição e execução de obras musicais.

III. Torna a música mais compreensível, ao apresentar o seu lado matemático, ajudando a perceber sua estrutura e organização.

IV. Auxilia no ouvir e acompanhamento musical consciente.

Trata-se de:

  • a.

    escala musical.

  • b.

    pauta musical.

  • c.

    notação musical.

  • d.

    partitura musical tradicional.

  • e.

    notas musicais.

Além de ter criado a ilusão de profundidade numa superfície lisa, Giotto di Bondone tem grande importância pelo método utilizado, que se caracteriza por:

  • A.

    exposição de inexpressivas figuras, sem posicionamentos estratégicos

  • B.

    colocação de sombreados fortes, criando uma massa de volume dramática

  • C.

    apresentação das figuras que representavam uma cena como num palco

  • D.

    substituição da escrita pela imagem

"A criança aprende a formar seus próprios signos configuracionais principalmente por meio da observação do comportamento-de-fazer-signos-configuracionais de outras pessoas, por observar inicialmente que outras pessoas fazem desenhos, verificando a maneira pela qual são feitos, as razões pelas quais são feitos, as situações nas quais são feitos a variedade de signos configuracionais feitos e as diversas formas que os signos tomam em nossa cultura." Partindo desta premissa de Brent Wilson e Marjorie Wilson a respeito do comportamento do ato de desenhar, pode-se concluir que para os autores:

  • a.

    apresentar modelos para serem seguidos contribui para a ação de realizar signos visuais nas crianças.

  • b.

    as atividades de releitura de obras de arte com ênfase na cópia potencializam o ato de desenhar nas crianças.

  • c.

    oferecer desenho mimeografado é o modo mais adequado de levar a criança a imitar signos visuais.

  • d.

    as aulas de desenho devem se iniciar nos modelos acadêmicos pela aproximação espontânea com o desenho figurativo das crianças.

  • e.

    trabalhar com signos não figurativos é um procedimento metodológico adequado para alunos que tem dificuldades para construir signos visuais.

A Igreja Católica descobriu, no final do século XVII e no século XVIII, que a arte poderia servir para persuadir e converter. Convocaram-se artistas para grandiosas construções. Nesse período, os arquitetos usavam:

  • A.

    pilares e ornamentações baseados em relações matemáticas pré-estabelecidas

  • B.

    abóbadas trabalhadas com traçados de nervuras, com delgados pilares

  • C.

    colunas e frontões gregos e internamente um salão retangular

  • D.

    curvas e espirais, com excesso de ornamentação e movimento

Um processo de leitura da obra de arte que tem sido usado em alguns museus brasileiros defende uma leitura que segue os seguintes passos: descrever, analisar, interpretar, fundamentar e revelar. O teórico que propõe esse processo de leitura é

  • a.

    Robert Saunders.

  • b.

    Edmund Burke Feldman.

  • c.

    Robert Ott.

  • d.

    Ana Mae Barbosa.

  • e.

    Elliot Eisner.

Podemos identificar na Ilha de Marajó, cinco fases arqueológicas. A quarta fase é a "marajoara" cuja produção de cerâmica apresenta vasos com interessantes criações, que servem para:

  • A.

    uso doméstico, sendo feitos de forma simples, e funerário, com decoração mais elaborada

  • B.

    ornamentação, apresentando desenhos de figuras humanas na parte superior

  • C.

    preparo de alimentos, com trabalhos de incisão formando desenhos

  • D.

    rituais funerários, com simples decoração em alto relevo

Considere as premissas abaixo.

I. Um objeto de pesquisa e estudo.

II. Uma seqüência de situações de aprendizagem.

III. A utilização dos códigos da linguagem da arte.

IV. O ato de desvelar/ampliar.

Para as autoras Martins, Picosque & Guerra, são premissas para um processo de ensino-aprendizagem em arte sob a ótica de projetos em ação o contido em

  • a.

    II, III e IV, apenas.

  • b.

    I, II, III e IV.

  • c.

    I e II, apenas.

  • d.

    I, II e III, apenas.

  • e.

    I e IV, apenas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...