Lista completa de Questões de Artes da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Para propiciar aos alunos momentos que favoreçam a expressão musical sem a utilização de instrumentos musicais convencionais, o professor deve promover
sessões de percussão com bateria.
aulas de técnicas de improvisação com gaita.
experimentação de possibilidades de sons corporais e vocais.
encontros para ouvir peças musicais em DVD.
São objetivos da área de Arte no Ensino Fundamental II da SEE/MG que levam a valorizar e respeitar a diversidade:
conhecer e saber usar os diferentes procedimentos de arte,
experimentar, explorar e apreciar todas as possibilidades de linguagens artísticas, valorizando os processos de criação.
reconhecer valores e capacidades artísticas de indivíduos e de grupos, que relativizem as normas e valores da cultura de cada um.
identificar, relacionar e compreender a Arte a partir das diferentes exposições e espetáculos.
Segundo a Proposta Curricular da Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais para o Ensino Médio, os objetivos que dizem respeito a procedimentos de Arte têm como foco
conhecer e saber utilizar os diferentes procedimentos de Arte, desenvolvendo uma relação de autoconfiança com a produção artística pessoal, relacionando a própria produção com a de outros.
conhecer a área de abrangência profissional da Arte, considerando as muitas possibilidades de atuação, inerentes a cada uma.
apreciar a Arte, considerando-a meio de lazer da sociedade e parte de um processo histórico na formação da cidadania.
reconhecer a Arte como área de processos autênticos e conhecimento autônomo a partir do contexto sociocultural e econômico em que está inserido.
Atenção: Para responder as questões de números 29 a 31, considere a Proposta Curricular da SEE/MG.
As linguagens artísticas a serem ensinadas são:
escultura, pintura, performance e instalação.
artes visuais, dança, música e teatro.
cenário, áudiovisual, cinema e artes plásticas.
artes plásticas, cinema, dança e teatro.
Atenção: Para responder as questões de números 29 a 31, considere a Proposta Curricular da SEE/MG.
No Ensino Médio devem ser conhecidos e analisados pelos alunos, por meio de pesquisas, observações e análises críticas, os processos
dos difusores comunicacionais e produtores de obras musicais, teatrais, da dança e das artes visuais.
de apreciação, de técnicas de criação das produções artísticas de música, artes visuais, dança e teatro.
dos artistas, das obras, informações sobre os mesmos e da relação com o público apreciador no âmbito da multiculturalidade.
de produção e divulgação, em diferentes épocas da história, referentes às artes visuais, dança e teatro.
Atenção: Para responder as questões de números 29 a 31, considere a Proposta Curricular da SEE/MG.
No Ensino Médio, devem ser selecionados e organizados conteúdos gerais de Arte que favoreçam a
compreensão da Arte como cultura, o valor das manifestações artísticas de diferentes contextos históricos e sociais e a aprendizagem da Arte com grau crescente de elaboração e aprofundamento.
produção constante dos alunos usando as modalidades artísticas tradicionais, como desenho, pintura e escultura a partir de sua apreciação crítica.
criação de textos críticos a partir da análise de diferentes obras de arte, em épocas diferentes, e a contextualização de obras contemporâneas em relação as obras antigas.
livre expressão dos alunos nas várias modalidades artísticas, o desenvolvimento da criatividade e a autoestima para fazer, ver, reler e contextualizar a Arte.
Segundo o conteúdo básico da área de Arte comum para o Ensino Médio de SEE/MG, ensinar Arte significa
abordar conceitos de arte tradicionais fundamentados em parâmetros da realidade do aluno, desconsiderando o contexto em que está inserido.
possibilitar que o aluno escreva textos críticos sobre obras de arte nas linguagens da música, artes visuais, dança e teatro.
permitir a criação de trabalhos de artes visuais, dança, teatro e música a partir de releituras de obras significativas da história da arte.
possibilitar experiências e vivencias significativas, em apreciação, reflexão e produção artística.
No ensino e aprendizagem de Arte são avaliados aspectos
artísticos, literários, expressivos e lógicos.
procedimentais, atitudinais, comportamentais e factuais.
científicos, metodológicos, expressivos e cronológicos.
procedimentais, tecnológicos, factuais e metodológicos.
Ao propor aos seus alunos a realização de um portfólio, o professor está investindo em uma avaliação formativa a partir do
repertório de memórias do aluno.
grau de interesse do aluno no tema proposto.
modo de expressão de conceitos ensinados ao aluno.
registro do percurso de aprendizagem do aluno.
A autoavaliação do aluno promove a
elevação da autoestima do aluno a partir de seu valor individual.
garantia de que o aluno aprenda de forma autônoma.
verificação se tanto o trabalho do professor é de qualidade.
promoção da valorização da criatividade nos processos de avaliação pessoal.
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