Questões de Artes da Fundação Carlos Chagas (FCC)

Lista completa de Questões de Artes da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A arte na contemporaneidade (e seu ensino) busca ser conectada à cultura e sua diversidade. Nesse sentido, para uma educação multicultural, é necessário criar ambientes de aprendizagem que promovam

  • A.

    a compreensão da cultura indígena e os padrões estéticos dos 225 povos originários que subsistem no Brasil.

  • B.

    o estudo do folclore brasileiro em conexão com o mito das três raças.

  • C.

    a alfabetização cultural nos diferentes códigos culturais.

  • D.

    a preservação das manifestações artísticas que são cada vez mais valorizadas nos centros urbanos.

  • E.

    o estudo geográfico dos cinco continentes e suas culturas com foco especialmente em sua história.

A partir dos anos 70 do século XX, surgem estudos sobre o processo de leitura de obras de arte, elucidando os aspectos que primeiro chamam atenção ao olhar do aluno e a maneira como se chega a uma compreensão contextualizada das obras. Tais investigações foram realizadas pelos pesquisadores

  • A.

    Michael Parsons; Fernando Hernandez; Maria Helena Martins.

  • B.

    Fernando Hernandez; Howard Gardner; Cildo Meireles.

  • C.

    Ana Mae Barbosa; Regina Machado; Abigail Housen.

  • D.

    Edmund Feldman; Abigail Housen; Michael Parsons.

  • E.

    Maria Helena Martins; Analice Dutra Pillar; Ivone Richter.

Sobre a relação entre arte e tecnologia, Diana Domingues (In: Pillar, 1999), artista e teórica sobre arte e tecnologia, comenta que a partir dos anos 50 do século XX, surgem produções artísticas cujo aparecimento somente é possível pela interpenetração de conhecimentos de artistas, técnicos e cientistas, como a imagem abaixo, da obra do artista:

  • A.

    Guto Lacaz.

  • B.

    Abraham Palatnik.

  • C.

    Alexander Calder.

  • D.

    Jean Tinguely.

  • E.

    Mestre Molina.

Abigail Housen (citada por Rossi, In: Pillar, 1999) afirma que o desenvolvimento estético continua durante toda a vida. Para isso acontecer, é preciso garantir

  • A.

    o aprendizado da contextualização, do registro e da exposição da arte em moldes museológicos.

  • B.

    o exercício e o pensamento abstrato sobre arte abstrata.

  • C.

    a curadoria educativa e o fazer artístico.

  • D.

    o diálogo e o contato constante com os artistas e suas obras originais.

  • E.

    a exposição à arte e a familiaridade com ela.

Nas ambientações artísticas do tipo performances, happenings e instalações, a recepção da obra acontece por meio de

  • A.

    contemplação ativa do olhar e a significação se dá unicamente em termos da visualidade.

  • B.

    convocação multissensorial e a significação é produzida na apreensão sinestésica.

  • C.

    fruição sinestésica e a construção da significação só é possível por meio da familiaridade com os códigos da linguagem.

  • D.

    mediação estética e a significação ocorre pela interação do público com perguntas sobre a materialidade da obra.

  • E.

    leitura do receptor e sua estética.

Paul Klee registra em suas anotações: No momento em que eu pretendia diluir com aguarrás uma base de asfalto já aquecida e que havia ficado grossa demais, ela se marmorizou, transformando-se em uma base bonita e singular para água-tinta. (citado por Salles, 2007).

O relato do artista sobre o percurso criador mostra o conceito de

  • A.

    efêmero.

  • B.

    erro.

  • C.

    caos.

  • D.

    experimentação.

  • E.

    acaso.

A cultura nas sociedades pós-industriais, pós-modernas e globalizadas do século XXI pode ser chamada de

  • A.

    material e imaterial.

  • B.

    mercadológica.

  • C.

    híbrida.

  • D.

    massa.

  • E.

    midiática.

Considere as afirmações:

I. A tendência de associar o Ensino da Arte com a Cultura Visual é forte.

II. O compromisso com a diversidade cultural é enfatizado pela Arte-Educação Pós-Moderna.

III. O conhecimento da imagem é de fundamental importância tanto para o desenvolvimento da subjetividade quanto para o desenvolvimento profissional.

IV. A originalidade é um fator da criatividade extremamente valorizado.

Sobre o pensamento de Ana Mae Barbosa em relação à Arte na escola, atualmente, está correto o que se afirma em

  • A.

    I, II e III, apenas.

  • B.

    II e III, apenas.

  • C.

    I e II, apenas.

  • D.

    I, II, III e IV.

  • E.

    III e IV, apenas.

Na história da arte brasileira, dois artistas que, muito significativamente, operaram com a inserção do corpo inteiro do receptor na construção de suas obras são

  • A.

    Regina Silveira e Tunga.

  • B.

    Lygia Clark e Hélio Oiticica.

  • C.

    Iole de Freitas e Nuno Ramos.

  • D.

    Carmela Gross e Cildo Meireles.

  • E.

    Tarsila do Amaral e Amilcar de Castro.

O projeto de criação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional − Iphan −, em 1937, envolveu a intelectualidade modernista e teve como base um anteprojeto elaborado por

  • A.

    Mário de Andrade.

  • B.

    Tarsila do Amaral.

  • C.

    Oswald de Andrade.

  • D.

    Menotti del Picchia.

  • E.

    Graça Aranha.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...