Questões de Artes da Fundação Carlos Chagas (FCC)

Lista completa de Questões de Artes da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O livro Gesto Inacabado: processo de criação artística, de Cecília Almeida Salles (2007), apresenta diferentes propostas de conceitos auxiliares à reflexão sobre o processo de criação. A proposta de compreender o ato criador em Gesto Inacabado leva à constatação de que

  • A.

    o ato criador é uma ação conduzida pelo projeto do artista adequado à tendência de mercado.

  • B.

    a criação é uma descoberta que surge de modo espontâneo na mente criativa do artista.

  • C.

    o artista lida com sua obra em estado permanente de busca por formas acabadas e conteúdos novos.

  • D.

    a criação livre refere-se a poder fazer qualquer coisa, a qualquer momento, em quaisquer circunstâncias e de qualquer maneira.

  • E.

    a obra de arte não nasce pronta; é fruto de um processo que envolve uma rede complexa de acontecimentos.

O resultado de um trabalho artístico passa por transformações progressivas, nas quais o artista investe

  • A.

    tempo, disciplina e dedicação.

  • B.

    materiais, técnica e postura criativa.

  • C.

    inspiração, excitação e paciência.

  • D.

    método, inspiração e transpiração.

  • E.

    matéria, artisticidade e artesania.

Os vestígios deixados pelo artista nos chamados documentos de processo oferecem meios para captar fragmentos do

  • A.

    pensamento intuitivo intelectual.

  • B.

    pensamento formalizado.

  • C.

    pensamento criativo.

  • D.

    planejamento, execução e erros da obra.

  • E.

    planejamento, execução e avaliação posterior da obra.

Conforme a definição de Cassirer (In: Santaella, 2003), a cultura é um sistema

  • A.

    contemporâneo de formas.

  • B.

    tradicional de formas.

  • C.

    universal de formas artísticas.

  • D.

    simbólico de formas.

  • E.

    empresarial do mercado artístico.

Considere os seguintes conceitos de espaços culturais:

I. Lugares do entretenimento expandidos para lugares da experiência por meio da ação do professor, do mediador.

II. Lugares que reafirmam o sentido de não pertencimento dos alunos àquele mundo cultural.

III. Espaços para uma viagem/expedição com um objetivo comum, algo a investigar, a estudar.

IV. Lugares sacralizados da alta cultura e erudição que promovem parceria com a escola para elevar professores e alunos ao atributo de pessoas cultas.

Segundo Mirian Celeste Martins, Rejane Coutinho e Stela Barbieri (Programa Cultura é Currículo), está correto o apresentado em

  • A.

    I e II, apenas.

  • B.

    II e IV, apenas.

  • C.

    I e III, apenas.

  • D.

    III e IV, apenas.

  • E.

    I, II, III e IV.

O texto A leitura da imagem sob o ponto de vista da semiótica, de Sandra Regina Ramalho e Oliveira (In: Oliveira, 2007), discorre sobre o processo de leitura de imagens, que a autora vem estudando e investigando, com o objetivo único de concentrar a atenção do olhar e do entendimento do leitor sobre a imagem em si. Nessa perspectiva semiótica, é dispensável o que está fora da imagem, como

I. a história de vida do artista.

II. o título da obra.

III. a época e o contexto da sua realização.

IV. o estilo.

Está correto o apresentado em

  • A.

    I e IV, apenas.

  • B.

    I e II, apenas.

  • C.

    II e III, apenas.

  • D.

    II, III e IV, apenas.

  • E.

    I, II, III e IV.

No campo de estudo da cultura visual, a experiência visual é uma articulação

  • A.

    contextual, ideológica e política.

  • B.

    histórica, geográfica e religiosa.

  • C.

    semiótica, etnográfica e estética.

  • D.

    política, ideológica e artística.

  • E.

    religiosa, estética e artística.

Sobre a construção da competência de leitura da imagem, considere:

I. A imagem a ser lida pode ser apresentada aos leitores antes de qualquer outra informação.

II. O tempo da leitura, tanto de textos verbais quanto visuais, deve ser o tempo de um olhar que vagueia e com prazer passeia sobre a imagem da arte.

III. A leitura da imagem deve ser feita a partir de uma única metodologia.

IV. A referência dos passos de uma metodologia de leitura da imagem deve ser seguida fielmente.

Está correto o que se afirma em

  • A.

    I e II, apenas.

  • B.

    I, II, III e IV.

  • C.

    I, II e III, apenas.

  • D.

    II, III e IV, apenas.

  • E.

    II e IV, apenas.

As publicações Outras Terras, Outros Sons e Corpo e Ancestralidade, direcionadas à linguagem da música e da dança, respectivamente, contribuem com um referencial teórico e prático para incorporar, no ensino de arte, uma proposta na perspectiva

  • A.

    rizomática/territórios da arte.

  • B.

    sociocultural /transdisciplinar.

  • C.

    cultura visual/indústria cultural.

  • D.

    multicultural/pluricultural.

  • E.

    livre expressão/contextualização.

Inaicyra Falcão dos Santos (2006), na busca da adequação do corpo à movimentação da dança, propõe a preparação do corpo, da mente, do espírito e físico por meio de

I. gestos teatrais − relação ator-movimento

II. gestos funcionais − ações do trabalho e do cotidiano

III. gestos específicos − motivos de danças brasileiras

IV. gestos emocionais − sentimentos humanos

Está correto o apresentado em

  • A.

    II e III, apenas.

  • B.

    I, II, III e IV.

  • C.

    III e IV, apenas.

  • D.

    I e II, apenas.

  • E.

    II, III e IV, apenas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...