Lista completa de Questões de Artes da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O livro Gesto Inacabado: processo de criação artística, de Cecília Almeida Salles (2007), apresenta diferentes propostas de conceitos auxiliares à reflexão sobre o processo de criação. A proposta de compreender o ato criador em Gesto Inacabado leva à constatação de que
o ato criador é uma ação conduzida pelo projeto do artista adequado à tendência de mercado.
a criação é uma descoberta que surge de modo espontâneo na mente criativa do artista.
o artista lida com sua obra em estado permanente de busca por formas acabadas e conteúdos novos.
a criação livre refere-se a poder fazer qualquer coisa, a qualquer momento, em quaisquer circunstâncias e de qualquer maneira.
a obra de arte não nasce pronta; é fruto de um processo que envolve uma rede complexa de acontecimentos.
O resultado de um trabalho artístico passa por transformações progressivas, nas quais o artista investe
tempo, disciplina e dedicação.
materiais, técnica e postura criativa.
inspiração, excitação e paciência.
método, inspiração e transpiração.
matéria, artisticidade e artesania.
Os vestígios deixados pelo artista nos chamados documentos de processo oferecem meios para captar fragmentos do
pensamento intuitivo intelectual.
pensamento formalizado.
pensamento criativo.
planejamento, execução e erros da obra.
planejamento, execução e avaliação posterior da obra.
Conforme a definição de Cassirer (In: Santaella, 2003), a cultura é um sistema
contemporâneo de formas.
tradicional de formas.
universal de formas artísticas.
simbólico de formas.
empresarial do mercado artístico.
Considere os seguintes conceitos de espaços culturais:
I. Lugares do entretenimento expandidos para lugares da experiência por meio da ação do professor, do mediador.
II. Lugares que reafirmam o sentido de não pertencimento dos alunos àquele mundo cultural.
III. Espaços para uma viagem/expedição com um objetivo comum, algo a investigar, a estudar.
IV. Lugares sacralizados da alta cultura e erudição que promovem parceria com a escola para elevar professores e alunos ao atributo de pessoas cultas.
Segundo Mirian Celeste Martins, Rejane Coutinho e Stela Barbieri (Programa Cultura é Currículo), está correto o apresentado em
I e II, apenas.
II e IV, apenas.
I e III, apenas.
III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
O texto A leitura da imagem sob o ponto de vista da semiótica, de Sandra Regina Ramalho e Oliveira (In: Oliveira, 2007), discorre sobre o processo de leitura de imagens, que a autora vem estudando e investigando, com o objetivo único de concentrar a atenção do olhar e do entendimento do leitor sobre a imagem em si. Nessa perspectiva semiótica, é dispensável o que está fora da imagem, como
I. a história de vida do artista.
II. o título da obra.
III. a época e o contexto da sua realização.
IV. o estilo.
Está correto o apresentado em
I e IV, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
No campo de estudo da cultura visual, a experiência visual é uma articulação
contextual, ideológica e política.
histórica, geográfica e religiosa.
semiótica, etnográfica e estética.
política, ideológica e artística.
religiosa, estética e artística.
Sobre a construção da competência de leitura da imagem, considere:
I. A imagem a ser lida pode ser apresentada aos leitores antes de qualquer outra informação.
II. O tempo da leitura, tanto de textos verbais quanto visuais, deve ser o tempo de um olhar que vagueia e com prazer passeia sobre a imagem da arte.
III. A leitura da imagem deve ser feita a partir de uma única metodologia.
IV. A referência dos passos de uma metodologia de leitura da imagem deve ser seguida fielmente.
Está correto o que se afirma em
I e II, apenas.
I, II, III e IV.
I, II e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
II e IV, apenas.
As publicações Outras Terras, Outros Sons e Corpo e Ancestralidade, direcionadas à linguagem da música e da dança, respectivamente, contribuem com um referencial teórico e prático para incorporar, no ensino de arte, uma proposta na perspectiva
rizomática/territórios da arte.
sociocultural /transdisciplinar.
cultura visual/indústria cultural.
multicultural/pluricultural.
livre expressão/contextualização.
Inaicyra Falcão dos Santos (2006), na busca da adequação do corpo à movimentação da dança, propõe a preparação do corpo, da mente, do espírito e físico por meio de
I. gestos teatrais − relação ator-movimento
II. gestos funcionais − ações do trabalho e do cotidiano
III. gestos específicos − motivos de danças brasileiras
IV. gestos emocionais − sentimentos humanos
Está correto o apresentado em
II e III, apenas.
I, II, III e IV.
III e IV, apenas.
I e II, apenas.
II, III e IV, apenas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...