Questões de Artes da Fundação Carlos Chagas (FCC)

Lista completa de Questões de Artes da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Os testes e questionários para aferição de conceitos e termos técnicos em artes são

  • A.

    fundamentais, pois contribuem para a avaliação do domínio do vocabulário próprio e conceitual da Arte.

  • B.

    elementares e devem ser complementados por atividades de expressão e criação.

  • C.

    dispensáveis, pois a aprendizagem da arte tem um caráter subjetivo.

  • D.

    considerados de menor importância em comparação aos testes sobre a produção artística do aluno.

É fundamental garantir no ensino da Arte momentos de criação artística por meio de poéticas pessoais e/ou coletivas, pois

  • A.

    a escola precisa promover o acesso às artes plásticas e cênicas, bem como à dança e à música.

  • B.

    o aluno poderá lançar mão de sua criatividade e subjetividade para a produção de trabalhos conceituais.

  • C.

    o indivíduo precisa se expressar dentro da coletividade para combater a opressão e a exclusão.

  • D.

    o processo criador pessoal é desenvolvido ao mesmo tempo que há troca desse repertório entre os alunos.

São termos específicos da área de teatro e artes cênicas:

  • A.

    coxia, camarim, cenário e figurino.

  • B.

    pintura, plateia, maquiagem e fantasia.

  • C.

    adereço, sonoridade, iluminação e acervo.

  • D.

    roteiro, roupas, efeitos sonoros e acessórios.

Na Proposta Curricular, os Territórios de Arte&Cultura propõem outro modo de olhar para a arte como objeto de estudo no contexto escolar, oferecendo em cada território um foco específico que se conecta com os demais territórios. Quando um foco de estudo é no território de patrimônio cultural, propõe-se

  • A.

    ampliação do olhar acerca da cultura e das heranças culturais que marcam e dão referência sobre quem somos.

  • B.

    inclusão do patrimônio cultural africano como tema transversal e referência sobre a identidade brasileira.

  • C.

    valorização de um mosaico cultural composto de artefatos ou objetos feitos pelo homem e compartilhados entre as gerações.

  • D.

    ênfase na educação patrimonial para que sejam preservados os bens imateriais da escola e da comunidade.

  • E.

    visitas a prédios históricos e museus por meio do Programa Cultura é Currículo, criando o hábito cultural nos alunos e professores da rede pública.

De acordo com Rejane Coutinho (Programa Cultura é Currículo), tratar a questão da cultura na educação exige reflexões e posicionamentos, pois não há consensos. Para situar e reconhecer esse campo de estudos é fundamental

  • A.

    o reconhecimento da missão de transmissão cultural atribuída tradicionalmente à escola, único espaço que pode definir os repertórios e usos legítimos da cultura.

  • B.

    o entendimento de que cultura envolve apenas as chamadas artes puras, comportando também a categoria das artes aplicadas, como o artesanato, a decoração, o design.

  • C.

    a constatação de que cultura hoje refere-se exclusivamente às produções das indústrias culturais que, por serem tão próximas do cotidiano dos alunos, devem embasar o estudo de cultura visual.

  • D.

    a clareza de que a relação entre cultura e educação está na identidade cultural, que deve ser trabalhada com a perspectiva afirmativa de reforço à autoestima dos alunos.

  • E.

    a certeza de que cultura é uma construção histórica e social, que mantém proximidade com as relações de poder.

Em Horizontes Culturais: lugares de aprender (Programa Cultura é Currículo), são apresentados os lugares de aprender da cidade de São Paulo. O Projeto de Formação de Público em Artes Cênicas é oferecido pelo Centro

  • A.

    Universitário Maria Antonia.

  • B.

    Trianon de São Paulo.

  • C.

    de Referência Mário Covas.

  • D.

    Cultural FIESP.

  • E.

    da Cultura Judaica.

A Proposta Curricular apresenta outro modo de pensar a arte como objeto de estudo no contexto escolar, por meio da criação e composição de sete Territórios da Arte&Cultura. Observe atentamente a imagem abaixo, que mostra de forma visual os territórios.

Na imagem, está ausente o território

  • A.

    materialização.

  • B.

    materialidade.

  • C.

    musicalização.

  • D.

    saberes matéricos.

  • E.

    história dos materiais.

Observe atentamente as imagens e as colunas 1 e 2 abaixo.

Segundo os processos educativos a partir da Proposta Curricular, a relação correta entre o conteúdo a ser estudado e o Território da Arte&Cultura correspondente, por meio das duas colunas, é apresentado em

  • A.

    I-B; II-A; III-D.

  • B.

    I-C; II-D; III-A.

  • C.

    I-A; II-C; III-B.

  • D.

    I-D; II-B; III-C.

  • E.

    I-A; II-B; III-C.

Em Universos da Arte, a artista e professora Fayga Ostrower expõe os princípios fundamentais de composição das artes plásticas ao mesmo tempo que relata sua experiência de ministrar um curso para

  • A.

    professores de arte.

  • B.

    mediadores de um centro cultural.

  • C.

    operários de uma fábrica.

  • D.

    jovens de uma escola pública.

  • E.

    educadores de ONGs.

Os atuais textos sobre ensino de arte trazem a abordagem do conceito de experiência de Jorge Larrosa. Outro teórico importante que estudou este conceito e influenciou o ensino de arte brasileiro foi

  • A.

    Gilles Deleuze.

  • B.

    Walter Benjamin.

  • C.

    Fernando Hernández.

  • D.

    John Dewey.

  • E.

    Raimundo Martins.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...