Lista completa de Questões de Artes da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Os testes e questionários para aferição de conceitos e termos técnicos em artes são
fundamentais, pois contribuem para a avaliação do domínio do vocabulário próprio e conceitual da Arte.
elementares e devem ser complementados por atividades de expressão e criação.
dispensáveis, pois a aprendizagem da arte tem um caráter subjetivo.
considerados de menor importância em comparação aos testes sobre a produção artística do aluno.
É fundamental garantir no ensino da Arte momentos de criação artística por meio de poéticas pessoais e/ou coletivas, pois
a escola precisa promover o acesso às artes plásticas e cênicas, bem como à dança e à música.
o aluno poderá lançar mão de sua criatividade e subjetividade para a produção de trabalhos conceituais.
o indivíduo precisa se expressar dentro da coletividade para combater a opressão e a exclusão.
o processo criador pessoal é desenvolvido ao mesmo tempo que há troca desse repertório entre os alunos.
São termos específicos da área de teatro e artes cênicas:
coxia, camarim, cenário e figurino.
pintura, plateia, maquiagem e fantasia.
adereço, sonoridade, iluminação e acervo.
roteiro, roupas, efeitos sonoros e acessórios.
Na Proposta Curricular, os Territórios de Arte&Cultura propõem outro modo de olhar para a arte como objeto de estudo no contexto escolar, oferecendo em cada território um foco específico que se conecta com os demais territórios. Quando um foco de estudo é no território de patrimônio cultural, propõe-se
ampliação do olhar acerca da cultura e das heranças culturais que marcam e dão referência sobre quem somos.
inclusão do patrimônio cultural africano como tema transversal e referência sobre a identidade brasileira.
valorização de um mosaico cultural composto de artefatos ou objetos feitos pelo homem e compartilhados entre as gerações.
ênfase na educação patrimonial para que sejam preservados os bens imateriais da escola e da comunidade.
visitas a prédios históricos e museus por meio do Programa Cultura é Currículo, criando o hábito cultural nos alunos e professores da rede pública.
De acordo com Rejane Coutinho (Programa Cultura é Currículo), tratar a questão da cultura na educação exige reflexões e posicionamentos, pois não há consensos. Para situar e reconhecer esse campo de estudos é fundamental
o reconhecimento da missão de transmissão cultural atribuída tradicionalmente à escola, único espaço que pode definir os repertórios e usos legítimos da cultura.
o entendimento de que cultura envolve apenas as chamadas artes puras, comportando também a categoria das artes aplicadas, como o artesanato, a decoração, o design.
a constatação de que cultura hoje refere-se exclusivamente às produções das indústrias culturais que, por serem tão próximas do cotidiano dos alunos, devem embasar o estudo de cultura visual.
a clareza de que a relação entre cultura e educação está na identidade cultural, que deve ser trabalhada com a perspectiva afirmativa de reforço à autoestima dos alunos.
a certeza de que cultura é uma construção histórica e social, que mantém proximidade com as relações de poder.
Em Horizontes Culturais: lugares de aprender (Programa Cultura é Currículo), são apresentados os lugares de aprender da cidade de São Paulo. O Projeto de Formação de Público em Artes Cênicas é oferecido pelo Centro
Universitário Maria Antonia.
Trianon de São Paulo.
de Referência Mário Covas.
Cultural FIESP.
da Cultura Judaica.
A Proposta Curricular apresenta outro modo de pensar a arte como objeto de estudo no contexto escolar, por meio da criação e composição de sete Territórios da Arte&Cultura. Observe atentamente a imagem abaixo, que mostra de forma visual os territórios.
Na imagem, está ausente o território
materialização.
materialidade.
musicalização.
saberes matéricos.
história dos materiais.
Observe atentamente as imagens e as colunas 1 e 2 abaixo.
Segundo os processos educativos a partir da Proposta Curricular, a relação correta entre o conteúdo a ser estudado e o Território da Arte&Cultura correspondente, por meio das duas colunas, é apresentado em
I-B; II-A; III-D.
I-C; II-D; III-A.
I-A; II-C; III-B.
I-D; II-B; III-C.
I-A; II-B; III-C.
Em Universos da Arte, a artista e professora Fayga Ostrower expõe os princípios fundamentais de composição das artes plásticas ao mesmo tempo que relata sua experiência de ministrar um curso para
professores de arte.
mediadores de um centro cultural.
operários de uma fábrica.
jovens de uma escola pública.
educadores de ONGs.
Os atuais textos sobre ensino de arte trazem a abordagem do conceito de experiência de Jorge Larrosa. Outro teórico importante que estudou este conceito e influenciou o ensino de arte brasileiro foi
Gilles Deleuze.
Walter Benjamin.
Fernando Hernández.
John Dewey.
Raimundo Martins.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...