Lista completa de Questões de Artes da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Observe a reprodução da obra Lavadeiras, de Candido Portinari, e leia o comentário de Fayga Ostrower (2004) sobre a obra.
Com base na imagem e no comentário, está correto afirmar que
a forma e o conteúdo são independentes.
o invisível do conteúdo só se torna visível pela forma.
o conteúdo e a forma são visíveis exclusivamente na pintura.
o conteúdo como mensagem do artista é independente da forma.
a forma é a expressividade de um conteúdo como mensagem.
A autora Maria Lúcia Pupo, em Entre o Mediterrâneo e o Atlântico (2005), apresenta sua experiência de pedagogia teatral realizada com jovens marroquinos combinando o aspecto lúdico do fazer teatral com a visão contemporânea do trabalho em teatro a partir de textos
de língua estrangeira.
dramáticos.
não dramáticos.
de peças teatrais.
de outras etnias.
Ao contrário da leitura de mesa, na qual a abordagem é, antes de tudo, intelectual, Maria Lúcia Pupo (2005) propõe o contato inicial com o texto por meio da apropriação lúdica, antes de passar à improvisação propriamente dita. Segundo a autora, esse procedimento tem como finalidade fazer o jogador
ficar impregnado sensorialmente do texto.
saber de cor o texto de modo lúdico.
desinibir-se para a ação vocal do texto.
falar em voz alta.
aprender a atuar como narrador.
Em Corpo e Ancestralidade (2006), Inaicyra Falcão dos Santos apresenta sua pesquisa/proposta pedagógica para a dançaarte- educação, cujos conteúdos situam-se na perspectiva
visual do universo mítico dos orixás da tradição religiosa do candomblé.
histórico-ideológica do universo social-simbólico dos escravos brasileiros.
histórico-religiosa do universo mítico-simbólico da tradição africana-brasileira.
tradicional do universo das crenças mítico-simbólicas do africano e australiano.
antropológica do universo mítico-simbólico do povo indígena.
A diferença estabelecida por Viola Spolin (2008) entre jogo dramático e jogo teatral propõe a inserção
da crítica escrita após o jogo.
da regra no conceito de jogo.
do conceito de zona de desenvolvimento proximal no jogo.
da narração de histórias no jogo.
da dramatização com situações e diálogos no jogo.
Os jogos tradicionais e os jogos de aquecimento ajudam os jogadores
no entendimento da avaliação do jogo teatral.
na compreensão da relação palco-plateia.
no envolvimento para a competição do jogo teatral.
na construção do sentimento de grupo.
na observação do jogo teatral.
São conceitos básicos desenvolvidos pelo agente/artista na execução do desenho de observação:
domínio artístico, estudo espacial, traçado e escala.
conceitos espaciais, estado de espírito, tenuidade e transcendência.
arte visual, espaçamento, repetitividade e precisão.
enquadramento, composição, perspectiva e proporções.
observação, cotagem, luz e geometria.
As cores magenta e cian correspondem, respectivamente, ao
amarelo e azul.
vermelho e amarelo.
azul e amarelo.
azul e vermelho.
vermelho e azul.
Na impressora, a água de molhagem precisa estar em harmonia constante com todo processo: sistema molhador, chapa de impressão, substrato e a tinta offset. Para que esta harmonia aconteça, deve-se usar aditivos na água de molhagem para acertar e estabilizar
a acidez da solução e possibilitar sua aplicação em vários sistemas de impressão.
o valor do pH e proporcionar instabilidade no emulsionamento da tinta com a água, interferindo no processo de secagem da tinta.
o valor do pH, proporcionar estabilidade no emulsionamento da tinta com a água, não interferindo no processo de secagem da tinta e formar um filme protetor higroscópico.
a alcalinidade da solução e proporcionar estabilidade no emulsionamento da tinta com a água, formando um filme protetor higroscópico.
o teor de álcool isopropílico da solução, proporcionar instabilidade no emulsionamento da tinta com a água, não interferindo no processo de secagem da tinta e formar um filme protetor higroscópico.
Entre os fatores intrínsecos de impressão que interferem na escolha do tipo de cauchu pode-se citar:
o calço de espuma de alta densidade usado sob o cauchu e o uso de produtos químicos inadequados para limpeza do cauchu.
a velocidade de impressão, o revestimento dos rolos molhadores e o pH da solução de molhagem muito ácido.
as características da impressora, a velocidade de impressão, o uso de tinta tixotrópica e de produtos químicos inadequados para limpeza do cauchu.
a velocidade de impressão, o excesso de pressão dos rolos entintadores e o calço de espuma de baixa densidade usado sob o cauchu.
as características da impressora, a velocidade de impressão, o tipo de suporte a ser impresso e a tinta a ser utilizada.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...