Questões de Artes da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Observe a reprodução da obra Lavadeiras, de Candido Portinari, e leia o comentário de Fayga Ostrower (2004) sobre a obra.

Com base na imagem e no comentário, está correto afirmar que

  • A.

    a forma e o conteúdo são independentes.

  • B.

    o invisível do conteúdo só se torna visível pela forma.

  • C.

    o conteúdo e a forma são visíveis exclusivamente na pintura.

  • D.

    o conteúdo como mensagem do artista é independente da forma.

  • E.

    a forma é a expressividade de um conteúdo como mensagem.

A autora Maria Lúcia Pupo, em Entre o Mediterrâneo e o Atlântico (2005), apresenta sua experiência de pedagogia teatral realizada com jovens marroquinos combinando o aspecto lúdico do fazer teatral com a visão contemporânea do trabalho em teatro a partir de textos

  • A.

    de língua estrangeira.

  • B.

    dramáticos.

  • C.

    não dramáticos.

  • D.

    de peças teatrais.

  • E.

    de outras etnias.

Ao contrário da “leitura de mesa”, na qual a abordagem é, antes de tudo, intelectual, Maria Lúcia Pupo (2005) propõe o contato inicial com o texto por meio da apropriação lúdica, antes de passar à improvisação propriamente dita. Segundo a autora, esse procedimento tem como finalidade fazer o jogador

  • A.

    ficar impregnado sensorialmente do texto.

  • B.

    saber de cor o texto de modo lúdico.

  • C.

    desinibir-se para a ação vocal do texto.

  • D.

    falar em voz alta.

  • E.

    aprender a atuar como narrador.

Em Corpo e Ancestralidade (2006), Inaicyra Falcão dos Santos apresenta sua pesquisa/proposta pedagógica para a dançaarte- educação, cujos conteúdos situam-se na perspectiva

  • A.

    visual do universo mítico dos orixás da tradição religiosa do candomblé.

  • B.

    histórico-ideológica do universo social-simbólico dos escravos brasileiros.

  • C.

    histórico-religiosa do universo mítico-simbólico da tradição africana-brasileira.

  • D.

    tradicional do universo das crenças mítico-simbólicas do africano e australiano.

  • E.

    antropológica do universo mítico-simbólico do povo indígena.

A diferença estabelecida por Viola Spolin (2008) entre jogo dramático e jogo teatral propõe a inserção

  • A.

    da crítica escrita após o jogo.

  • B.

    da regra no conceito de jogo.

  • C.

    do conceito de zona de desenvolvimento proximal no jogo.

  • D.

    da narração de histórias no jogo.

  • E.

    da dramatização com situações e diálogos no jogo.

Os jogos tradicionais e os jogos de aquecimento ajudam os jogadores

  • A.

    no entendimento da avaliação do jogo teatral.

  • B.

    na compreensão da relação palco-plateia.

  • C.

    no envolvimento para a competição do jogo teatral.

  • D.

    na construção do sentimento de grupo.

  • E.

    na observação do jogo teatral.

São conceitos básicos desenvolvidos pelo agente/artista na execução do desenho de observação:

  • A.

    domínio artístico, estudo espacial, traçado e escala.

  • B.

    conceitos espaciais, estado de espírito, tenuidade e transcendência.

  • C.

    arte visual, espaçamento, repetitividade e precisão.

  • D.

    enquadramento, composição, perspectiva e proporções.

  • E.

    observação, cotagem, luz e geometria.

As cores magenta e cian correspondem, respectivamente, ao

  • A.

    amarelo e azul.

  • B.

    vermelho e amarelo.

  • C.

    azul e amarelo.

  • D.

    azul e vermelho.

  • E.

    vermelho e azul.

Na impressora, a água de molhagem precisa estar em harmonia constante com todo processo: sistema molhador, chapa de impressão, substrato e a tinta offset. Para que esta harmonia aconteça, deve-se usar aditivos na água de molhagem para acertar e estabilizar

  • A.

    a acidez da solução e possibilitar sua aplicação em vários sistemas de impressão.

  • B.

    o valor do pH e proporcionar instabilidade no emulsionamento da tinta com a água, interferindo no processo de secagem da tinta.

  • C.

    o valor do pH, proporcionar estabilidade no emulsionamento da tinta com a água, não interferindo no processo de secagem da tinta e formar um filme protetor higroscópico.

  • D.

    a alcalinidade da solução e proporcionar estabilidade no emulsionamento da tinta com a água, formando um filme protetor higroscópico.

  • E.

    o teor de álcool isopropílico da solução, proporcionar instabilidade no emulsionamento da tinta com a água, não interferindo no processo de secagem da tinta e formar um filme protetor higroscópico.

Entre os fatores intrínsecos de impressão que interferem na escolha do tipo de cauchu pode-se citar:

  • A.

    o calço de espuma de alta densidade usado sob o cauchu e o uso de produtos químicos inadequados para limpeza do cauchu.

  • B.

    a velocidade de impressão, o revestimento dos rolos molhadores e o pH da solução de molhagem muito ácido.

  • C.

    as características da impressora, a velocidade de impressão, o uso de tinta tixotrópica e de produtos químicos inadequados para limpeza do cauchu.

  • D.

    a velocidade de impressão, o excesso de pressão dos rolos entintadores e o calço de espuma de baixa densidade usado sob o cauchu.

  • E.

    as características da impressora, a velocidade de impressão, o tipo de suporte a ser impresso e a tinta a ser utilizada.

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