Questões de Artes da Instituto Federal Brasilia (IFB)

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Ainda sobre o Teatro Naturalista, também chamado Realista, considere as afirmativas a seguir.

I) Pedia-se aos dramaturgos a coragem de “descer às áreas mais sombrias da fome e da pobreza”.

II) Era contra estereótipos e tipificações; queria a verdade e a verossimilhança.

III) Um dos seus impulsos foi o descontentamento crítico com os estereótipos do teatro comercial, na época invadido pela “peça de sala de visita, a comédia de costumes e a adulação dos clássicos”.

IV) Estava ligado às expressões da alma, ao gesto justo e ao desenho do movimento.

Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS.

  • A. I, II, IV
  • B. I, II, IV
  • C. III, IV
  • D. II, IV
  • E. I, II

Ao analisar, em seu livro O Retorno do Real, as produções artísticas entre o final de 1960 e meados de 1980, que tendem a encontrar fascínio na representação e no simulacro, como forma de atenuar a relação com o real, o autor Hal Foster considera que alguns movimentos foram criados como engodos do olhar. Eles servem como subterfúgio contra o real, uma arte empenhada não só em pacificar o real, mas também em selá-lo por trás da superfície, embalsamá-lo em suas aparências. Baseado nessa perspectiva, é CORRETO afirmar que o autor se refere:

  • A. À Arte Abjeta
  • B. À Arte Povera
  • C. Ao Hiper Realismo
  • D. Ao Minimalismo
  • E. À Arte Conceitual

Considere ainda as questões abaixo, sobre o Teatro Naturalista, também chamado Realista.

I) A revolta de 1844 dos tecelões silesianos, retratada por Hauptmann em “Os Tecelões”, foi dirigida por Meyerhold, ajustando-se à atmosfera de crise social que impregnava toda a Europa nos anos 90.

II) A temporada de “Antes da Aurora”, de Hauptmann, causou reações fortes: os atores recebiam cartas de ameaça; e em uma das apresentações, durante a cena de trabalho de parto, onde os gritos vinham dos bastidores, um espectador levantou-se e, em meio protestos e aplausos, brandou um par de fórceps sobre a própria cabeça, simulando a técnica de retirar os bebês à força no momento do parto.

III) Em 1891 Artaud publicou “A Essência do Ibsenismo”, fazendo referência ao realismo de Ibsen, que se torna um modelo em oposição ao teatro comercial.

IV) Hauptmann foi chamado de “Ibsen inteiramente desiludido”, “o verdadeiro capitão do bando negro dos realistas”, que mostra a vida como ela realmente é, em seu completo horror.

Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS.

  • A. I, II, IV
  • B. I, II, III
  • C. III, IV
  • D. II, IV
  • E. I, II

Hal Foster, ao analisar as obras de Andy Warhol, defende que “repetição em Warhol não é reprodução no sentido da representação (de um referente) ou simulação (de uma pura imagem, um significante desprendido). Antes, a repetição serve para proteger do real. Mas exatamente essa necessidade também aponta para o real, e nesse ponto o real rompe o anteparo proveniente da repetição”. Essa ruptura se dá entre a percepção e a consciência, entre o sujeito e o mundo, entre o dentro e o fora da obra. Associado ao pensamento do psicanalista francês Lacan, Hal Foster considera que essa ruptura expõe:

  • A. a fragilidade da obra de arte
  • B. a inoperância do sistema da arte contemporânea
  • C. a antiarte nos objetos
  • D. a morte da tradição na arte contemporânea
  • E. o realismo traumático da arte

Sobre o cinema moderno, são verdadeiras as afirmações, EXCETO:

  • A. Tem como antecedentes estéticos o Neorrealismo Italiano e Cidadão Kane, de Orson Welles.
  • B. Traduz a crise do sujeito na modernidade a partir de uma construção experimental da linguagem audiovisual.
  • C. Prioriza a continuidade espaço-temporal orientada em torno da ação cênica.
  • D. Caracteriza-se pelo uso recorrente de disjunções entre som e sincronismo visual.
  • E. Valoriza uma subjetividade autoral traduzida numa concepção do protagonista como alter-ego do cineasta.

O artista português Artur Alípio Barrio, em 1969, inicia no Brasil uma produção de arte denominada Situações, em que expõe trabalhos efêmeros e provocativos em uma relação direta entre arte e vida. Sua produção se evidencia com o lançamento de seu Manifesto, o qual é aberto com o texto inaugural:

No livro “Escritos de Artistas Anos 60/70”, organizado por Glória Ferreira, é possível verificar que o manifesto do artista, tem por base:

  • A. a contestação da livre expressão da arte, a partir da produção de obras desligadas da tradição por conformidade com o accionismo.
  • B. questionar o sistema da arte brasileira, que impõe a força do modernismo como ação para uma arte verdadeiramente brasileira.
  • C. um brado contra as categorias da arte e a situação político-social do terceiro mundo, expressa em obras que carregam a força do trabalho em materiais perecíveis e baratos.
  • D. aplicar a arte transgressiva como uma antiarte para atingir a elite acadêmica do sistema e da crítica da arte.
  • E. promover sua obra, que, de forma efêmera, não se constitui como um elemento colacionável.

Assinale a alternativa que contém somente nomes de cineastas ligados ao movimento da Nouvelle Vague francesa:

  • A. Jean-Luc Godard; Xavier Dolan; François Truffaut.
  • B. Eric Rohmer; Claude Chabrol; François Truffaut.
  • C. Jacques Démy; François Truffaut; Jean Vigo.
  • D. Jacques Démy; François Truffaut; Jean Vigo.
  • E. Jean-Luc Godard; Charles Aznavour; Alain Resnais.
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