Lista completa de Questões de Artes da Instituto Federal Brasilia (IFB) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Ainda sobre o Teatro Naturalista, também chamado Realista, considere as afirmativas a seguir.
I) Pedia-se aos dramaturgos a coragem de descer às áreas mais sombrias da fome e da pobreza.
II) Era contra estereótipos e tipificações; queria a verdade e a verossimilhança.
III) Um dos seus impulsos foi o descontentamento crítico com os estereótipos do teatro comercial, na época invadido pela peça de sala de visita, a comédia de costumes e a adulação dos clássicos.
IV) Estava ligado às expressões da alma, ao gesto justo e ao desenho do movimento.
Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS.
Ao analisar, em seu livro O Retorno do Real, as produções artísticas entre o final de 1960 e meados de 1980, que tendem a encontrar fascínio na representação e no simulacro, como forma de atenuar a relação com o real, o autor Hal Foster considera que alguns movimentos foram criados como engodos do olhar. Eles servem como subterfúgio contra o real, uma arte empenhada não só em pacificar o real, mas também em selá-lo por trás da superfície, embalsamá-lo em suas aparências. Baseado nessa perspectiva, é CORRETO afirmar que o autor se refere:
Considere ainda as questões abaixo, sobre o Teatro Naturalista, também chamado Realista.
I) A revolta de 1844 dos tecelões silesianos, retratada por Hauptmann em Os Tecelões, foi dirigida por Meyerhold, ajustando-se à atmosfera de crise social que impregnava toda a Europa nos anos 90.
II) A temporada de Antes da Aurora, de Hauptmann, causou reações fortes: os atores recebiam cartas de ameaça; e em uma das apresentações, durante a cena de trabalho de parto, onde os gritos vinham dos bastidores, um espectador levantou-se e, em meio protestos e aplausos, brandou um par de fórceps sobre a própria cabeça, simulando a técnica de retirar os bebês à força no momento do parto.
III) Em 1891 Artaud publicou A Essência do Ibsenismo, fazendo referência ao realismo de Ibsen, que se torna um modelo em oposição ao teatro comercial.
IV) Hauptmann foi chamado de Ibsen inteiramente desiludido, o verdadeiro capitão do bando negro dos realistas, que mostra a vida como ela realmente é, em seu completo horror.
Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS.
Hal Foster, ao analisar as obras de Andy Warhol, defende que repetição em Warhol não é reprodução no sentido da representação (de um referente) ou simulação (de uma pura imagem, um significante desprendido). Antes, a repetição serve para proteger do real. Mas exatamente essa necessidade também aponta para o real, e nesse ponto o real rompe o anteparo proveniente da repetição. Essa ruptura se dá entre a percepção e a consciência, entre o sujeito e o mundo, entre o dentro e o fora da obra. Associado ao pensamento do psicanalista francês Lacan, Hal Foster considera que essa ruptura expõe:
Sobre o cinema moderno, são verdadeiras as afirmações, EXCETO:
O artista português Artur Alípio Barrio, em 1969, inicia no Brasil uma produção de arte denominada Situações, em que expõe trabalhos efêmeros e provocativos em uma relação direta entre arte e vida. Sua produção se evidencia com o lançamento de seu Manifesto, o qual é aberto com o texto inaugural:
No livro Escritos de Artistas Anos 60/70, organizado por Glória Ferreira, é possível verificar que o manifesto do artista, tem por base:
Assinale a alternativa que contém somente nomes de cineastas ligados ao movimento da Nouvelle Vague francesa:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...