Questões de Artes da Instituto Federal Brasilia (IFB)

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No transcorrer da arte contemporânea, de acordo com os escritos de Michael Archer (2001), foi possível verificar um deslocamento da ênfase dada na arte, do produto final para o seu processo de feitura. Dessa maneira, um reconhecimento da presença corporal do artista como fator crucial desse processo tornou-se quase inevitável. A partir dessa análise, assinale a alternativa que apresenta artistas que NÃO tiveram o corpo como proposta construtiva de sua arte.

  • A. Joseph beuys, Marina Abramovic
  • B. Vitor Acconi, Carolee Schneeman
  • C. Chris Burden, Bruce Nauman
  • D. Cindy Sherman, Barry Le Va
  • E. Morris Louis, James Rosenquist

Sobre o “Teatro Pós-dramático”, observe as seguintes afirmações.

I) É o mesmo que Teatro Épico.

II) O termo, cunhado por Josette Ferral, diz respeito ao Teatro Contemporâneo pós-anos 90.

III) O Teatro Contemporâneo passou por uma trajetória de consolidação da linguagem cênica durante o Século XX, desde o advento das Vanguardas até a enunciação dos princípios do Teatro Pós-dramático por Hans-Thies Lehmann.

IV) O Teatro pós-dramático se configura como um campo de experimentação e reflexão sobre o Teatro Contemporâneo.

Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS.

  • A. I, II, IV
  • B. I, II, III
  • C. III, IV
  • D. II, IV
  • E. I, II

Relacione corretamente os artistas apresentados na primeira coluna com os movimentos artísticos correspondentes, os quais são apresentados na segunda coluna.

Marque a alternativa que indica a sequência CORRETA com relação à segunda coluna.

  • A. III, V, I, II, IV
  • B. I, I, III, IV, V
  • C. I, IV, III, V, II
  • D. III, IV, I, II, V
  • E. IV, III, V, II, I

A partir da pesquisa apresentada por Israel Pedrosa sobre o universo das cores, associe as duas colunas, relacionando os conceitos a seus respectivos fundamentos.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA iniciando de cima para baixo.

  • A. I, II, III, IV, V
  • B. III, II, IV, V, I
  • C. IV, III, II, V, I
  • D. V, II, I, III, IV
  • E. V, II, I, IV, III

Ainda sobre o Teatro Pós-dramático, considere as assertivas a seguir.

I) São características do Teatro Pós-dramático: a fragmentação, a exacerbação da plasticidade sonora e visual, diálogos com o real, a ação performativa, a justaposição, o jogo de enquadramento.

II) O Teatro Pós-dramático se vale de referências e conquistas de diferentes encenadores do Século XX para lançar as suas bases.

III) São características do Teatro Pós-dramático: a linearidade, o drama absoluto, a diegese fechada, a identificação, a mimese.

IV) O Teatro Pós-dramático surgiu de um resgate aos princípios do realismo e suas dramaturgias de acusação.

Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS.

  • A. I, II, IV
  • B. I, II, III
  • C. III, IV
  • D. II, IV
  • E. I, II

“Em nenhuma outra época a cor foi tão empregada como em nosso século. As grandes indústrias e as empresas de corantes e de iluminação tornam cada vez mais ricas as possibilidades cromáticas, ao mesmo tempo em que o emprego estético das cores sugere novas especificidades na comunicação visual.” (PEDROSA, 1997). Baseado nas pesquisas de Israel Pedrosa sobre o uso da cor vermelha, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A. Apresenta-se no espectro solar, sendo denominada cor fundamental, com alto grau de saturação, decorrendo daí sua maior visibilidade em comparação com as demais cores.
  • B. Para conseguir o clareamento tonal do matiz, utiliza-se a dessaturação através da mistura com o branco.
  • C. Através da utilização de contraste, se obtém uma cor mais vibrante e enérgica, quando aplicada sobre fundo preto.
  • D. Aplicada em pequenas proporções sobre fundo verde, agita-se e causa desagradável sensação de crepitação.
  • E. A partir da Comuna de Paris, o vermelho passou a simbolizar a revolução proletária e é atualmente identificado como símbolo ideológico.

Sobre o Teatro no Período Romântico, pode-se dizer que:

I) utilizava-se da noção de “Natureza” enquanto força pulsional e desorganizacional (o oposto da noção de natureza ligada ao verossímil e a harmonia do ideário clássico);

II) acusava um processo de “desintegração da forma” e utilizava a ideia de um “dentro” enigmático, cujo caminho de acesso é misterioso;

III) postulava-se um processo de construção passo-a-passo onde as noções de harmonia e equilibro prevaleciam;

IV) uma das inspirações foi Shakespeare.

Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS.

  • A. I, II, IV
  • B. I, II, III
  • C. III, IV
  • D. II, IV
  • E. I, II

Muitos foram os movimentos artísticos modernos que se apoiaram em questões filosóficas. O filósofo alemão Nietzche, ao fazer uma comparação da consciência com a existência, especifica que a consciência é entendida como vontade de existir em luta contra a rigidez dos esquemas lógicos, a inércia do passado que oprime o presente, a negativa total da história (ARGAN, 1992). Essa abordagem de pensamento exerceu grande influência sobre um dos movimentos artísticos europeus abaixo listados. Assinale-o:

  • A. Cubismo
  • B. Futurismo
  • C. Impressionismo
  • D. Expressionismo
  • E. Surrealismo

Considere as afirmações abaixo quanto as ideias do Teatro Naturalista, também chamado Realista.

I) Tinha o objetivo de funcionar como um bisturi da sociedade e era ligado às “dramaturgias de acusação”.

II) Nasceu sobre a égide da recusa do Romantismo e Melodrama.

III) Estava relacionado ao nascimento da Sociologia como ciência.

IV) Postulava a abstração das formas, a deformação e o absurdo.

Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS.

  • A. I, II, IV
  • B. I, II, III
  • C. III, IV
  • D. II, IV
  • E. I, II

Surgido em um período identificado como funcionalismo, onde diferentes correntes artísticas tentaram definir a relação entre o funcionamento interno e a função social da arte, o Cubismo foi, sem dúvida, o primeiro movimento a analisar a estrutura funcional da arte. A partir da análise do crítico e historiador de arte Giulio Argan (1992), assinale a alternativa que NÃO corresponde com o Cubismo.

  • A. O movimento parte da hipótese de que a arte, como modelo de operação criativa, contribui para modificar as condições objetivas pelas quais a operação industrial é alienante.
  • B. Constitui-se sobre a absoluta irredutibilidade da arte ao sistema cultural vigente, portanto, seu anacronismo constitui um individualismo absoluto, que foi identificado pelos críticos da época como elitizado e de difícil assimilação.
  • C. Sua finalidade inicial foi transformar o quadro numa forma-objeto que possuísse uma realidade própria e autônoma e uma função específica própria.
  • D. Rejeitando qualquer efeito ilusório, e de cunho nitidamente realista, o movimento dá origem a um objeto em si, que é irredutível a qualquer outro, dotado de uma estrutura e de fundamentos próprios.
  • E. Gris substitui a teoria clássica do movimento por uma nova tendência chamada de sintético de estruturação da forma, baseada em valores, onde o objeto não constitui o problema, e este se apresenta na estrutura proporcional do espaço como equilíbrio de planos coloridos, assim o elemento que opera a síntese é a luz.
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