Lista completa de Questões de Artes da Instituto Federal Brasilia (IFB) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No transcorrer da arte contemporânea, de acordo com os escritos de Michael Archer (2001), foi possível verificar um deslocamento da ênfase dada na arte, do produto final para o seu processo de feitura. Dessa maneira, um reconhecimento da presença corporal do artista como fator crucial desse processo tornou-se quase inevitável. A partir dessa análise, assinale a alternativa que apresenta artistas que NÃO tiveram o corpo como proposta construtiva de sua arte.
Sobre o Teatro Pós-dramático, observe as seguintes afirmações.
I) É o mesmo que Teatro Épico.
II) O termo, cunhado por Josette Ferral, diz respeito ao Teatro Contemporâneo pós-anos 90.
III) O Teatro Contemporâneo passou por uma trajetória de consolidação da linguagem cênica durante o Século XX, desde o advento das Vanguardas até a enunciação dos princípios do Teatro Pós-dramático por Hans-Thies Lehmann.
IV) O Teatro pós-dramático se configura como um campo de experimentação e reflexão sobre o Teatro Contemporâneo.
Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS.
Relacione corretamente os artistas apresentados na primeira coluna com os movimentos artísticos correspondentes, os quais são apresentados na segunda coluna.
Marque a alternativa que indica a sequência CORRETA com relação à segunda coluna.
A partir da pesquisa apresentada por Israel Pedrosa sobre o universo das cores, associe as duas colunas, relacionando os conceitos a seus respectivos fundamentos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA iniciando de cima para baixo.
Ainda sobre o Teatro Pós-dramático, considere as assertivas a seguir.
I) São características do Teatro Pós-dramático: a fragmentação, a exacerbação da plasticidade sonora e visual, diálogos com o real, a ação performativa, a justaposição, o jogo de enquadramento.
II) O Teatro Pós-dramático se vale de referências e conquistas de diferentes encenadores do Século XX para lançar as suas bases.
III) São características do Teatro Pós-dramático: a linearidade, o drama absoluto, a diegese fechada, a identificação, a mimese.
IV) O Teatro Pós-dramático surgiu de um resgate aos princípios do realismo e suas dramaturgias de acusação.
Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS.
Em nenhuma outra época a cor foi tão empregada como em nosso século. As grandes indústrias e as empresas de corantes e de iluminação tornam cada vez mais ricas as possibilidades cromáticas, ao mesmo tempo em que o emprego estético das cores sugere novas especificidades na comunicação visual. (PEDROSA, 1997). Baseado nas pesquisas de Israel Pedrosa sobre o uso da cor vermelha, assinale a alternativa INCORRETA.
Sobre o Teatro no Período Romântico, pode-se dizer que:
I) utilizava-se da noção de Natureza enquanto força pulsional e desorganizacional (o oposto da noção de natureza ligada ao verossímil e a harmonia do ideário clássico);
II) acusava um processo de desintegração da forma e utilizava a ideia de um dentro enigmático, cujo caminho de acesso é misterioso;
III) postulava-se um processo de construção passo-a-passo onde as noções de harmonia e equilibro prevaleciam;
IV) uma das inspirações foi Shakespeare.
Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS.
Muitos foram os movimentos artísticos modernos que se apoiaram em questões filosóficas. O filósofo alemão Nietzche, ao fazer uma comparação da consciência com a existência, especifica que a consciência é entendida como vontade de existir em luta contra a rigidez dos esquemas lógicos, a inércia do passado que oprime o presente, a negativa total da história (ARGAN, 1992). Essa abordagem de pensamento exerceu grande influência sobre um dos movimentos artísticos europeus abaixo listados. Assinale-o:
Considere as afirmações abaixo quanto as ideias do Teatro Naturalista, também chamado Realista.
I) Tinha o objetivo de funcionar como um bisturi da sociedade e era ligado às dramaturgias de acusação.
II) Nasceu sobre a égide da recusa do Romantismo e Melodrama.
III) Estava relacionado ao nascimento da Sociologia como ciência.
IV) Postulava a abstração das formas, a deformação e o absurdo.
Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS.
Surgido em um período identificado como funcionalismo, onde diferentes correntes artísticas tentaram definir a relação entre o funcionamento interno e a função social da arte, o Cubismo foi, sem dúvida, o primeiro movimento a analisar a estrutura funcional da arte. A partir da análise do crítico e historiador de arte Giulio Argan (1992), assinale a alternativa que NÃO corresponde com o Cubismo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...