Questões de Artes da Instituto Federal Brasilia (IFB)

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Sobre a chamada “Arte Pública”, é INCORRETO afirmar:

  • A. nos anos de 1980, a arte pública mantinha intactos os mesmos propósitos de seus inícios na década de 1970.
  • B. nos EUA e na Europa, agências especializadas em arte pública começaram a se estabelecer na medida em que ela começava a se propagar. Onde os projetos públicos exigiam a inclusão de obras de arte, essas agências supervisionavam a seleção e o contrato do artista apropriado.
  • C. esquemas de “porcentagem para a arte” foram amplamente adotados, em que um por cento do custo total de qualquer empreendimento tinha que ser destinado a gastos com arte.
  • D. as tensões existentes entre o público em geral e a arte, ostensivamente concebida com o total bem-estar público em mente, ficaram patentes na discussão do destino do “Arco Inclinado” de Serra, encomendado em 1981 por um programa oficial para a Federal Plaza de Nova York.
  • E. embora alguns aspectos da arte pública insistissem na separação entre a cultura de galeria e a integridade demótica da emancipação da arte com relação a ela, havia muitos artistas cuja prática abarcava a galeria e o espaço público.

“...desafiava a ordem estabelecida das coisas e valorizava mais os processos da vida do artista que buscavam poesia na presença de materiais, do que os objetos que ofereciam apenas significado. O observador destas obras de arte, confrontado com o fato de sua existência, devia sentir-se igualmente livre para explorar a informação que elas ofereciam...”

O texto acima referese a uma reflexão produzida pelo crítico Michael Archer, ao analisar um movimento da arte contemporânea. A partir do texto é possível concluir que a análise se refere ao movimento contemporâneo:

  • A. Da Land Art
  • B. Da Arte Abjeta
  • C. Da Arte Minimalista
  • D. Da Arte Povera
  • E. Do Expressionismo Abstrato

Sobre Eugênio Barba, seus procedimentos e pensamento, considere as afirmações a seguir.

I) É diretor do “Odin Teatret”, fundador da ISTA (International School of Theatre Anthropology), autor de “A Arte Secreta do Ator” e “Canoa de Papel” e criador da Antropologia Teatral.

II) Acredita que a partiturização e as sequências fixas de movimento são um caminho para novas descobertas.

III) Acredita que o ator não deve dedicar-se à técnica, pois esta acaba com a espontaneidade.

IV) Postula que o ator precisa dilatar o seu corpo para estar em cena.

Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS.

  • A. I, II, IV
  • B. I, II, III
  • C. III, IV
  • D. II, IV
  • E. I, II

Nascida em 1946, a artista levou seu corpo aos seus limites físicos como modo de esvaziá-lo e deixá-lo em prontidão para uma experiência espiritual mais plena. Suas performances-solo no início dos anos de 1970, muitas delas chamadas de “Ritmos” devido a um trabalho anterior com instalações de som, requeriam que ela gritasse até ficar completamente rouca, dançasse até cair por esgotamento, fosse surrada por uma máquina de vento até desmaiar, que se flagelasse, que tomasse drogas alteradoras da mente e realizasse outros atos perigosos.

O texto acima se refere a:

  • A. Adrian Piper
  • B. Yoko Ono
  • C. Marina Abramovic
  • D. Gina Pane
  • E. Carolle Schneeman

No que se refere aos movimentos artísticos criados na arte contemporânea, associe as duas colunas, relacionando os movimentos artísticos a seus respectivos enfoques.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA iniciando de cima para baixo.

  • A. IV, III, II, I, V
  • B. IV, V, I, II, III
  • C. II, III, I, IV, V
  • D. I, V, IV, II, III
  • E. III, II, IV, V, I

Ainda sobre Eugênio Barba e seu pensamento, considere as afirmações abaixo.

I) Existem atores que atraem o espectador com uma energia que seduz sem mediação, ou seja, antes que o espectador tenha decifrado ações individuais ou entendido seus significados.

II) Quando um espectador ocidental observa um ator-bailarino oriental, cuja cultura, tradições e convenções cênicas não compreende, encontra-se diante de um vazio de significação que o seduz de um modo que precede a compreensão intelectual.

III) É importante que o ator treine a dilatação independente dos significados que as ações físicas venham a adquirir.

IV) Para ser seduzido, é necessário que o espectador compreenda a cena.

Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS.

  • A. I, II, IV
  • B. I, II, III
  • C. III, IV
  • D. II, IV
  • E. I, II

O estilo dos grafites deveria servir como objetivo expressivo em suas obras. Ficou conhecido como “SAMO”, escrevendo este pseudônimo, numa campanha bem-sucedida de autopromoção, nas paredes externas dos melhores locais de exposição do mundo da arte. Suas pinturas eram cheias de palavras e frases que haviam sido riscadas, alteradas e substituídas por melhores versões. Longe de indicar indiferença ou irreflexão, esse difuso procedimento representava um esforço de esclarecimento e comunicação. Afirmou: “Eu considero apenas as palavras de que gosto, copiando-as repetidas vezes ou usando diagramas. Gosto de ter informação, e não apenas um toque de pincel”. Suas pinturas levam a uma áspera crítica aos EUA contemporâneos e à posição que neles ocupam os negros: “Os negros nunca são retratados de maneira realista, ou melhor, nem sequer são retratados na arte moderna, e eu estou feliz por fazê-lo”.

 Assinale a alternativa CORRETA com relação ao artista descrito no texto acima.

  • A. Heitor dos Prazeres
  • B. Jean-Michel Basquiat
  • C. David Wojnarowicz
  • D. Robert Gober
  • E. Jeff Koons

Relacionado às abordagens que o conceitualismo tomou na produção artística contemporânea em meados dos anos 60, a partir dos estudos de Michael Archer (2001), assinale V (VERDADEIRO) ou F (FALSO) nas afirmativas abaixo.

( ) Quando o artista opera sobre esse sistema, isso significa que todo o planejamento e as decisões são feitas de antemão, e a execução é uma questão de procedimento rotineiro. A ideia se torna uma máquina que faz a arte.

( ) O serialismo se apresenta assim como o entendimento de que a obra de arte final não deveria ilustrar ou estar subordinada a nenhuma outra coisa.

( ) O movimento acredita que o significado do objeto de arte existe, em certa medida, “fora” dele, em suas relações com seu meio ambiente.

( ) Propunha que as imagens podem ser reconhecidas como análogas à linguagem: uma obra de arte pode ser lida, funcionando também o seu inverso; as palavras podem ser, analogamente à imagem, vistas.

( ) Atuava em uma realidade social que, em termos de observação e tratamento, necessariamente esteve mais distanciado e reflexivo, mesmo compreendendo os produtos e implicações dessa cultura.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA iniciando de cima para baixo.

  • A. V, V, V, F, F
  • B. V, V, F, V, F
  • C. F, V, V, F, F
  • D. F, V, F, V, F
  • E. V, F, V, F, F

Sobre o Teatro Épico, considere as assertivas abaixo.

I) Brecht via no homem um produto da sociedade, determinado pelas macroestruturas sociais.

II) Uma instância narradora surge no palco.

III) Não possui caráter “exposicional”.

IV) Cada cena passa a fazer parte de um “inventário de argumentos” e da “exibição mais objetiva possível de um processo interno contraditório como um todo”.

Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS.

  • A. I, II, IV
  • B. I, II, III
  • C. III, IV
  • D. II, IV
  • E. I, II

Sobre as principais mudanças no ensino da Arte mencionadas por Ana Mae Barbosa e sobre como essas mudanças estão sendo percebidas pelos professores, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A. Maior compromisso com a cultura e com a história. Até os inícios dos anos de 1980, o compromisso da Arte na Escola era apenas o desenvolvimento da expressão pessoal do aluno. Hoje, à livre-expressão, a Arte-Educação acrescenta a livre-interpretação da obra de Arte como objetivo de ensino. O slogan modernista “Todos somos artistas” era utópico e foi substituído pela ideia de que todos podemos compreender e usufruir da Arte.
  • B. Ênfase na inter-relação entre o fazer, a leitura da obra de Arte (apreciação interpretativa) e a contextualização histórica, social, antropológica e/ou estética da obra. Só um saber consciente e informado torna possível a aprendizagem em Arte.
  • C. O conceito de criatividade também se ampliou. Pretende-se não só desenvolver a criatividade por intermédio do fazer Arte, mas também pelas leituras e interpretações das obras de Arte. Para o modernismo, dos fatores envolvidos na criatividade, o de máximo valor era a originalidade. Atualmente, a elaboração e a flexibilidade são extremamente valorizadas.
  • D. A necessidade de alfabetização visual vem confirmando a importância do papel da Arte na Escola. A leitura do discurso visual, que não se resume apenas à análise de forma, cor, linha, volume, equilíbrio, movimento, ritmo, mas principalmente é centrada na significação que esses atributos, em diferentes contextos, conferem à imagem, é um imperativo da contemporaneidade. Os modos de recepção da obra de Arte e da imagem, ao ampliarem o significado da própria obra, a ela se incorporam.
  • E. Arte-Educação Pós-moderna não apresenta compromisso com a diversidade cultural. Continuam a serem enfatizados os códigos europeus e norte-americanos brancos, sem muita atenção à diversidade de códigos em função de raças, etnias, gênero e classe social.
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