Lista completa de Questões de Artes da Instituto Federal Brasilia (IFB) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O século XX assistiu à consolidação da cena teatral como uma poética autônoma em relação à literatura dramática. Houve nomes importantes, cada qual com o seu projeto estético e contribuição. Neste percurso, pode-se dizer que:
I) Meyerhold estudou modalidades diferentes de treinamento e partiturização atorais, formalizando princípios que retornam e organizando-os no que chamou Antropologia Teatral.
II) Eugênio Barba conta com um procedimento de treinamento atoral chamado Biomecânica. Uma marcante montagem, onde a estética deste procedimento aparece, é O Inspetor Geral.
III) Fundado por Judith Malina e Julian Beck nos EUA, nos anos 60 o Living Theatre tornouse um dos grupos mais importantes do mundo, com peças que circularam em mais de 40 países.
IV) No espetáculo Paradise Now, do Living Theatre, a repetição dos movimentos do coro em disposição circular evoca a visualidade de um ritual, reforçada pela repetição dos sons e gestos. Frases como to be free reforçam a ideia de libertação que o espetáculo veiculava.
Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS:
Surrealismo foi um termo cunhado em 1924 para expressar os anseios de muitos jovens artistas de criar algo mais real que a realidade em si. Sobre o movimento artístico intitulado Surrealismo, marque a opção INCORRETA.
Ao analisar as obras de alguns artistas contemporâneos brasileiros, o crítico de Arte Tadeu Chiarelli faz uma analogia com a própria arte: ... é como resíduo que a arte deste século, em muitos casos, tem encontrado o seu sentido, seu único espaço de transcendência. A partir dos escritos do crítico é CORRETO afirmar que o texto se refere:
Sobre a consolidação do teatro como poética autônoma em relação à literatura dramática durante o Século XX, considere as assertivas abaixo.
I) Bob Wilson com Quartett e Hamlet, Vitez com com Andrômaca e Electra; Peter Stein com Agamemnon; Frank Castorf com Medeia; Romeu Castellucci com Oréstia e Julio César: são exemplos de encenadores que desconstroem o texto dramático em função da autonomia da cena teatral.
II) Um dos importantes atores dos espetáculos de Peter Brook é Yoshi Oida, autor dos livros O Ator Invisível e O Ator Errante.
III) Em cenas de A Tempestade (Brook, 1990) podemos ver Yoshi Oida acentuando o desenho do movimento a título de conduzir o foco do espectador.
IV) Com um grupo híbrido de atores, diferentes formações e nacionalidades, Pina Bausch dirige montagens que marcaram a História do Teatro, como Mahabharata.
Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS:
Os artistas Jasper Johns, Roy Lichtenstein, Claes Oldenburg e Andy Warhol são representantes do movimento artístico intitulado:
A partir do tema Pop Arte, de acordo com o crítico Michel Archer (2001), assinale V (VERDADEIRO) ou F (FALSO) nas afirmativas a baixo.
( ) Os artistas utilizavam a ideia da arte como atividade expressiva das emoções, carregada de simbolismos da cultura visual de massa, dando ênfase na cor e na forma dos objetos.
( ) Pinturas subsequentes com múltiplas imagens e a repetição dos objetos reiteram a ideia da obra de arte como mercadoria.
( ) Por seu caráter jocoso e despreocupado, a Arte Pop norte-americana se mostrava indiferente à dimensão política da realidade que retratava.
( ) A Pop Art na Alemanha foi reconhecida como movimento do Realismo Capitalista. Artistas como Sigmas Polke e Gerhard Richter, que utilizavam imagens midiáticas como material-fonte para suas pinturas se enquadravam no movimento.
( ) Extraindo temas da banalidade dos estados Unidos urbanos, Warhol se apropriou de imagens associadas à morte, como desastres nos tablóides, vítimas de acidentes nas estradas, distúrbios raciais, criminosos mais procurados da América, para evidenciar seu caráter transformador e informativo.
A alternativa que corresponde à ordem CORRETA de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Sobre a consolidação do Teatro enquanto uma poética autônoma em relação à literatura dramática e as diversas contribuições, pode-se dizer que:
I) Coupeau, Jouvet, Pitöeff, Dullin, Baty e Vilar foram designados de zeladores do texto, pois o tinham como lugar de uma verdade a ser revelada, que encenação não poderia ofuscar. Ainda assim, atuaram na direção da renovação da arte da representação, quando propuseram o palco nu para o texto respirar;
II) Tadeusz Kantor retoma o conceito de Supermarionete de Gordon Craig, desenvolvendo-o em favor de suas ideias sobre o que chamou Teatro da Morte;
III) Barthes nos anos 60 defende que o texto é polissêmico (permite múltiplas interpretações e não a representação de uma verdade), fornecendo apoio teórico para a experimentação da multiplicidade de formas cênicas e para o procedimento que se nomeou desconstrução do texto dramático;
IV) No percurso de consolidação da poética teatral durante o Século XX, prevaleceu a ideia de que o texto dramático precisa ser compreendido para ser encenado.
Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS.
Segundo Archer, O Minimalismo, um movimento usualmente mais identificado com a atividade escultural, pode então ser entendido, pelo menos em parte, como uma continuação da pintura por outros meios. Como muitos dos outros nomes de movimentos da história da arte moderna Impressionismo, Fauvismo, Cubismo , o rótulo Minimalismo foi aplicado por críticos aos trabalhos de [...] (2012, p. 42).
Assinale a alternativa CORRETA, considerando a opção que contém apenas nomes de artistas ligados ao Movimento Minimalista.
De acordo com o crítico Greenberg, a pintura, na primeira metade dos anos 60, passava por uma realização crítica e reflexiva de suas qualidades essenciais. Segundo a visão do crítico, artistas como Kenneth Noland e Morris Louis surgiam como sucessores do Expressionismo Abstrato, ao proporem pinturas com ausência de pinceladas visíveis, distribuídas sobre telas não preparadas, expostas ao brilho intenso da tinta acrílica. Esse estilo de pintura foi identificado como:
Sobre o Teatro no Período Renascentista considere as seguintes afirmações.
I) No contexto de consolidação das nações e luta pela sua autonomia em relação à igreja, a dramaturgia volta-se para as conquistas estatais.
II) A ideia de hibris (excesso) e catarse (purificação através do sofrimento) de Aristóteles são utilizadas para justificar a presença do horror na encenação de fatos históricos.
III) Os atores passam a ter que se adaptar às regras da perspectiva e harmonia.
IV) Perde-se o interesse pelo elemento visual da cena.
Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...