Lista completa de Questões de Auditoria para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Acerca do exercício da auditoria pelo TCU, dada a singularidade constitucional de que o órgão se reveste, é correto afirmar que:
por serem soberanas, suas normas de auditoria não são passíveis de aplicação conjunta com outras normas profissionais.
para além da legalidade, o objetivo da auditoria avança sobre a eficiência e a eficácia de programas e atividades governamentais.
a realização de auditorias a mando do Poder Legislativo demonstra a subordinação hierárquica do TCU ao Congresso Nacional.
em relação ao Controle Interno dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, as normas de auditoria do TCU são mandatórias.
a função judicante do TCU implica uma normatização de procedimentos de auditoria com natureza mais jurídica do que técnica.
Em relação a instrumentos de fiscalização, tipos, escopo e execução de auditorias, julgue os itens seguintes.
Utiliza-se a auditoria operacional para avaliação do desempenho da administração, dos sistemas de planejamento e de controle de qualidade relativos às operações financeiras da entidade auditada.
Julgue os itens que se seguem, a respeito de conceitos básicos de auditoria e asseguração.
Quando não há critérios estabelecidos para os objetos de asseguração, o auditor independente deve obter do contratante confirmação de que os critérios desenvolvidos especificamente para os objetos do contrato são adequados para os propósitos dos usuários previstos.
Da análise do conceito de risco, é correto afirmar que
eventos de impacto negativo podem originar-se a partir de condições aparentemente positivas.
qualquer evento que cause impacto na organização deve ser considerado um risco.
oportunidade é a possibilidade de que um evento ocorra e não influencie a realização dos objetivos.
um evento não pode causar um impacto positivo e negativo ao mesmo tempo.
os efeitos dos riscos afetam apenas o futuro, não o presente.
Tendo em vista que os objetivos de uma auditoria somente podem ser alcançados mediante o planejamento cuidadoso dos trabalhos, julgue os itens subsequentes.
A proposta de trabalho de auditoria fornece as bases para o processo de preparação e planejamento da auditoria e, uma vez que se trata de documento de autoria dos auditores independentes, não deve sofrer influência da administração da entidade a ser auditada.
parcela dos ativos de curto prazo financiados pelo patrimônio líquido em que um índice baixo mostra um pequeno endividamento de curto prazo.
parcela dos ativos financiada por recursos próprios em que um índice baixo mostra que a empresa está bastante endividada.
parcela dos ativos financiados por recursos de terceiros em que um índice baixo mostra que a empresa está muito endividada a curto prazo.
participação do patrimônio líquido no financiamento dos ativos circulantes em que um índice baixo indica um forte comprometimento desses ativos para liquidar os passivos exigíveis, na data dos respectivos vencimentos.
participação dos capitais próprios no financiamento dos recursos aplicados no ativo: investimento, imobilizado e intangível, em que um alto índice poderá evidenciar problemas de caixa.
Para o Fisco, as vantagens oferecidas por um adequado processo de auditoria:
Permite maior exatidão das demonstrações e resultados contábeis.
Assegura maior correção dos registros financeiros gerenciais.
Aponta falhas nos sistemas de controles internos das empresas.
Opina sobre a adequação das demonstrações contábeis.
Armazena evidências de erros e irregularidades cometidos.
Leis e regulamentos reconhecidos como tendo efeito direto na determinação dos valores e divulgações relevantes nas demonstrações contábeis requerem do auditor a responsabilidade de
executar, de forma limitada, os procedimentos de auditoria especificados para ajudar a identificar não conformidades com leis e regulamentos que possam ter efeito relevante sobre as demonstrações contábeis.
manifestar a necessidade de limitação do escopo de trabalho, não permitindo a emissão de relatório de auditoria, mas somente a geração de parecer circunstanciado da situação.
comunicar à administração, imediatamente, quando da constatação de não conformidades, uma vez que esta é a única responsável pela avaliação e cumprimento das normas e leis as quais a empresa esteja sujeita.
obter evidência de auditoria apropriada e suficiente quanto à conformidade com as disposições das leis e regulamentos.
recusar a continuidade dos trabalhos, em decorrência de não ser sempre possível obter evidências suficientes das transações e dos respectivos efeitos nas demonstrações contábeis.
É prática ética do auditor
guardar sigilo das informações que obteve para realização da auditoria das demonstrações contábeis, dando divulgações dessas informações somente nas situações em que a lei ou as normas de auditoria permitam.
auditar empresa na qual sua prima de segundo grau é diretora financeira e administrativa, desde que declare no relatório de auditoria a existência dessa parte relacionada.
realizar auditoria de demonstrações contábeis de companhia aberta, desde que tenha no mínimo o registro no CRC, como contador.
conduzir os trabalhos de auditoria de forma a não repetir os procedimentos aplicados no ano anterior, para contas nas quais não foram encontradas irregularidades, reduzindo assim o número de contas a serem auditadas.
aviltar honorários com a justificativa de manutenção do cliente, do quadro de funcionários da firma e da sua estrutura administrativa.
Auditoria - Procedimentos de Auditoria - Concursos da Universidade de Pernambuco (UPENET/ UPE / IAUPE) - 2011
Os testes de observância têm como objetivo
observar-se os empregados são competentes.
investigar se as despesas estão sendo devidamente autorizadas.
verificar se o sistema de controle interno levantado está sendo utilizado na prática.
comprovar se as compras estão habilitadas para pagamento.
verificar se os empregados foram treinados.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...