Lista completa de Questões de Auditoria para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A verificação da execução de contratos, acordos, convênios ou ajustes, no âmbito do Sistema de Controle Interno Federal, é um dos objetivos da auditoria
de avaliação de gestão.
contábil.
orçamentária.
de acompanhamento de gestão.
operacional.
A auditoria
de acompanhamento de gestão tem como objetivo atuar em tempo real sobre os atos efetivos de uma unidade ou entidade pública, evidenciando melhorias e economias existentes no processo.
especial compreende o exame dos registros e documentos e a coleta de informações e confirmações com o objetivo de controlar corretamente o patrimônio da unidade ou entidade pública.
técnica tem por finalidade emitir uma opinião sobre a gestão da unidade ou entidade pública quanto aos aspectos de eficiência, economicidade e eficácia.
operacional objetiva o exame de fatos ou situações considerados relevantes, de natureza incomum ou extraordinária, e é realizada com o intuito de atender determinação expressa de autoridade competente.
contábil tem por finalidade verificar a probidade na aplicação dos recursos públicos e na guarda e administração dos bens da unidade ou entidade pública.
Uma auditoria foi realizada exclusivamente por servidores em exercício nos órgãos Centrais ou setoriais do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal. Essa modalidade de auditoria é denominada pela Instrução Normativa da Secretaria Federal de Controle Interno no 1/2001 de
indireta integrada.
direta integrada.
indireta simplificada.
direta centralizada.
indireta compartilhada.
Em um processo de auditoria completo, são realizados alguns procedimentos para se chegar ao objetivo final. Dentre os procedimentos que devem ser executados pelos auditores, incluem-se os testes substantivos, que visam à
obtenção de evidências quanto à suficiência, exatidão e validade dos dados produzidos pelo sistema contábil ou dos processos da entidade.
realização de procedimentos simples de auditoria para verificação do comportamento financeiro da empresa.
regularização de todos os outros procedimentos de auditoria a serem executados.
validação do sistema de controles internos por meio da observância do fiel cumprimento das normas internas da empresa.
verificação da eficácia do sistema de governança corporativa da empresa.
Uma das variáveis básicas utilizadas em todas as fases do processo de planificação dos trabalhos de controle referese ao montante de recursos orçamentários ou financeiros alocados por uma gestão e que é objeto de exames de auditoria e fiscalização. Essa variável é denominada
economicidade.
criticidade.
materialidade.
confiabilidade.
tempestividade.
Para a execução dos testes de auditoria, é necessário que o auditor escolha uma amostra dentro do universo do processo auditado a fim de otimizar o tempo da auditoria, reduzir os custos e produzir o relatório final dentro do prazo determinado. Para a definição da amostragem, o auditor deve
escolher as primeiras e as últimas três transações ou registros para teste por possuírem maior probabilidade de estar com erros ou fraudes.
definir a população para teste de acordo com sua experiência ou utilizando alguma metodologia predefinida, como softwares e planilhas de seleção aleatória.
definir uma população para teste superior a 90% do universo total do processo auditado, garantindo que todos os riscos sejam cobertos.
selecionar o processo com maior risco para a empresa, ou seja, aquele que possa impactar significativamente seu patrimônio e afetar a continuidade dos negócios.
selecionar a população para teste de acordo com as auditorias anteriores, ratificando os resultados já alcançados e garantindo a qualidade da auditoria.
Os procedimentos de auditoria são um conjunto de técnicas utilizadas pelo auditor para colher evidências sobre o processo auditado e emitir um parecer técnico. Um dos procedimentos de auditoria que podem ser realizados para validação do saldo contábil registrado na conta fornecedores é a(o)
contagem física do estoque.
conferência de cálculos.
confirmação com terceiros.
teste dos controles internos.
acompanhamento do fluxograma do processo de contas a pagar (walkthrough).
circularização bancária.
cruzamento alfanumérico.
papel conectado.
ligação direta.
referência cruzada.
No final de cada exercício social, as sociedades por ações devem elaborar e divulgar algumas demonstrações contábeis de acordo com a legislação societária e com os princípios fundamentais de contabilidade. Dentre as demonstrações obrigatórias, tem-se o Balanço Patrimonial, cuja finalidade é
evidenciar os negócios sociais e os principais fatos administrativos ocorridos no exercício.
apresentar a posição financeira e patrimonial da Companhia em determinada data.
apresentar o resultado final da Companhia, evidenciando, entre outros resultados, receitas, despesas e lucro líquido.
demonstrar como ocorreram as movimentações de disponibilidades em determinado período de tempo.
informar o valor da riqueza criada pela Companhia em determinado período e a forma de sua distribuição.
Nos papéis de trabalho, o servidor do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal deve documentar
a abrangência dos exames e as recomendações propostas ao auditado.
o posicionamento do auditor com relação às constatações apuradas no decurso dos exames.
todos os elementos significativos dos exames realizados e evidenciar ter sido a atividade de controle executada de acordo com as normas aplicáveis.
todos os elementos que comprovem que os trabalhos de auditoria foram realizados.
o posicionamento do auditado com relação aos achados de auditoria e das recomendações propostas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...