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Auditoria - Planejamento, Relevância, Risco de Auditoria e Controles Internos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca da técnicas de auditoria e sua execução, julgue os itens de 141 a 147.
O achado de auditoria deve estar fundamentado em evidências juntadas ao relatório, sendo estas elementos indiciários e complementares que permitem a terceiros chegarem a conclusões independentes daquelas a que chegar a equipe de auditoria.
Auditoria - Planejamento, Relevância, Risco de Auditoria e Controles Internos - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2008
O estudo e avaliação do controle interno é um item prescrito pela INTOSAI por meio do grupo de
Postulados Básicos da Auditoria Pública.
Normas de Auditoria da Organização Pública.
Normas Gerais da Auditoria Pública.
Normas para a Elaboração de Relatórios de Auditoria Pública.
Normas de Procedimentos na Execução da Auditoria Pública.
Auditoria - Planejamento, Relevância, Risco de Auditoria e Controles Internos - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2008
Considere:
I. Risco de auditoria é a possibilidade de o auditor vir a emitir uma opinião tecnicamente inadequada sobre demonstrações contábeis significativamente incorretas.
II. A análise dos riscos de auditoria deve ser feita na fase de execução dos trabalhos considerando a relevância em dois níveis: geral e específico.
III. Para determinar o risco da auditoria, o auditor deve avaliar o ambiente de controle da entidade.
Está correto o que consta APENAS em
I.
II.
III.
I e III.
II e III.
No âmbito da governança, um Comitê de Auditoria NÃO deve
zelar pelo código de conduta da organização.
escolher os auditores independentes e avaliar os respectivos planos de trabalho e desempenho, submetendo- os ao Conselho de Administração.
aprovar o planejamento anual, analisar os resultados e monitorar a implementação das recomendações apresentadas pela auditoria interna.
ser formado por membros do Conselho de Administração preferencialmente por conselheiros independentes.
escolher os auditores independentes para exercer os serviços de auditoria interna, no caso de terceirização desta atividade.
Auditoria - Planejamento, Relevância, Risco de Auditoria e Controles Internos - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2008
Controle interno é o conjunto de procedimentos, métodos ou rotinas, com o objetivo de proteger os ativos, produzir dados contábeis confiáveis e ajudar a administração na gestão dos negócios. O controle interno pode ser contábil ou administrativo. Representa(m) controle interno contábil:
controle de qualidade.
controle de compromissos assumidos, mas não realizados economicamente.
avaliação das variações entre os valores orçados e os incorridos.
análises estatísticas de lucratividade por linha de produto.
sistemas de conferência, aprovação e autorização.
Auditoria - Planejamento, Relevância, Risco de Auditoria e Controles Internos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
De acordo com a Instrução Normativa n.º 1-SFC/2001, técnica de auditoria é o conjunto de processos e ferramentas operacionais de que se serve o controle para a obtenção de evidências, as quais devem ser suficientes, adequadas, relevantes e úteis para a conclusão dos trabalhos. Acerca das técnicas e procedimentos de auditoria, julgue os itens a seguir.
Atividades de controle são tipos de atividades que, quando executadas a tempo e de maneira adequada, permitem a redução ou administração dos riscos. Quanto à detecção, as principais atividades de controle são: alçadas, autorizações, segregação de funções e normatização interna.
Considerando as normas de auditoria do setor público federal, assinale a opção incorreta.
Auditoria executada por servidor em unidade regional do sistema de controle interno do Poder Executivo federal é um exemplo de auditoria direta descentralizada.
Procedimentos e técnicas de auditoria constituem investigações técnicas. O procedimento de auditoria representa a essência do ato de auditar e a técnica de auditoria serve ao controle para a obtenção de evidências.
O auditor interno deve verificar a fidedignidade de informações obtidas de seu gestor por meio da circularização, que consiste em confirmar, na fonte, essas informações.
O programa de trabalho da auditoria governamental contempla os seguintes itens: natureza, oportunidade e extensão.
Uma das subdivisões dos testes substantivos é a revisão analítica, que consiste na verificação de valores significativos, visando identificar a situação do órgão auditado.
Acerca da auditoria governamental, uma importante técnica de controle do Estado na busca de melhor alocação de seus recursos, assinale a opção correta.
São passíveis de auditoria somente as entidades da administração direta e indireta, as fundações e as autarquias, ou seja, as entidades que pertencem à administração pública.
O objetivo primordial da auditoria governamental é exercer o controle prévio da aplicação dos recursos públicos.
Quando um ente público é omisso no dever de prestar contas e contra ele é instaurado processo de tomada de contas especial, a auditoria deve ser realizada pelo sistema de controle interno do Poder Executivo.
É atribuição da auditoria governamental comprovar a legalidade e legitimidade dos fatos administrativos; comprovar a legalidade e legitimidade dos atos administrativos fica a cargo dos tribunais de contas.
A auditoria do sistema de controle interno, no Poder Executivo federal, classifica-se em contábil, operacional, especial e de desempenho.
De acordo com as normas de auditoria governamental, assinale a opção incorreta.
Se o auditor, ao efetuar teste de conferência de cálculo em um convênio vultuoso, tiver dúvidas sobre a aplicação correta dos valores, poderá adotar providências de acompanhamento que considerar pertinente e utilizar a técnica do rastreamento para suas conclusões.
Os papéis de trabalho embasam o certificado que representa a opinião do sistema de controle interno.
A nota é uma das formas que o órgão ou unidade de controle interno possui para expressar sua opinião.
A promoção da hierarquização dos diversos programas de governo deve fazer parte de um adequado programa de trabalho de auditoria.
O método de amostragem do tipo probabilístico fundamentase em amostras embasadas na experiência do servidor. Nesse sentido, os elementos estão estabelecidos de acordo com a população.
Com relação as normas pertinentes a Pessoa do Auditor, Execução do Trabalho de auditoria e do Parecer de auditoria, pode-se afirmar que:
I. O auditor externo pode assinar parecer de auditoria de companhias abertas, desde que seja bacharel em Ciências Contábeis ou Administração de Empresas.
II. O objetivo do auditor externo em avaliar os controles internos é, principalmente, para poder determinar a extensão dos trabalhos e os procedimentos a serem aplicados durante a execução da auditoria.
III. A responsabilidade do auditor externo ao emitir o parecer, limita-se as demonstrações contábeis evidenciadas no parecer.
Falsa, Verdadeira, Verdadeira.
Falsa, Verdadeira, Falsa.
Verdadeira, Verdadeira, Falsa.
Falsa, Falsa, Falsa.
Verdadeira, Falsa, Falsa.
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