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Considerando as normas de controle interno do Poder Executivo federal, assinale opção correta.
O certificado de regularidade será emitido se forem adequadamente observados os princípios da legalidade, legitimidade e economicidade, mesmo que haja determinadas falhas, que signifiquem simplesmente situações impróprias e que não necessariamente interfiram na regularidade do certificado.
Quando o órgão não tiver elementos comprobatórios suficientes para formar uma opinião, deverá dar ciência imediata ao TCU, sob pena de responsabilidade solidária, se comprovada irregularidade.
Se o servidor constatar descumprimento de normas governamentais, de imediato poderá emitir certificado de irregularidade.
Havendo eventos relevantes subseqüentes ao período examinado, é indispensável que esses fatos sejam considerados em parecer complementar.
Um dos requisitos do certificado ou de parecer de auditoria é o registro, no parágrafo intermediário, que também contém a especificação do tipo de trabalho realizado bem como das impropriedades que resultaram em prejuízo ao erário.
Considera-se conduta (s) ética (s) do auditor com relação a seu trabalho:
utilizar informações obtidas na realização do trabalho de auditoria para decidir o momento de comprar ações da empresa na bolsa de valores.
divulgar negócios estratégicos da empresa para permitir que os acionistas e demais interessados do mercado saibam como os negócios estão sendo conduzidos.
guardar informações que sejam consideradas pela legislação societária relevantes para o mercado acionário.
aplicar procedimentos contábeis que melhorem os valores dos ativos e reconheça somente as exigibilidades, deixando as incertezas sem registrar.
manter sigilo profissional das informações a que tiver acesso, somente disponibilizando mediante ordem judicial.
O Auditor, na aplicação dos testes de observância e substantivos, deve considerar os seguintes procedimentos técnicos básicos:
Analise:
I. Papéis de trabalho são documentos que fundamentam as informações obtidas nos trabalhos de auditoria e fiscalização governamental efetuados pelo Sistema de Controle Interno.
II. Os arquivos correntes de papéis de trabalho devem conter assuntos que forem de interesse para consulta sempre que se quiserem dados sobre o sistema, área ou unidade objeto de controle.
III. Os arquivos permanentes de papéis de trabalho devem conter o programa de auditoria e fiscalização, o registro dos exames feitos e as conclusões resultantes desses trabalhos.
IV. Os papéis de trabalho devem ter abrangência e grau de detalhe suficientes para propiciar o entendimento e o suporte da atividade de controle executada.
É correto o que consta APENAS em
I e II.
I e IV.
II e III.
II e IV.
III e IV.
Os papéis de trabalho representam o registro de todas as evidências obtidas ao longo da execução de um serviço de auditoria. Considerando os principais objetivos desses documentos, julgue os itens a seguir.
I Por serem de uso privativo, tais documentos não são relevantes no caso de substituição dos auditores.
II Os papéis de trabalho devem ser mantidos sob a custódia do auditor até a realização da próxima auditoria, quando, então, poderão ser destruídos.
III O conteúdo dos papéis de trabalho é importante para comprovar a realização do trabalho e fundamentar o parecer do auditor.
Assinale a opção correta.
São considerados fatores relevantes na execução dos trabalhos de auditoria, EXCETO:
o conhecimento detalhado das práticas contábeis adotadas pela entidade e as alterações realizadas em relação ao exercício anterior;
a compreensão do sistema contábil e de controles internos da entidade e seu grau de confiabilidade;
o não uso dos trabalhos de outros auditores independentes, especialistas e auditores internos;
os riscos de auditoria e a identificação das áreas importantes da entidade, quer pelo volume de transações, quer pela complexidade de suas atividades.
Com relação aos papéis de trabalho, pode-se afirmar que
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
De acordo com NBC P 1.2 – A independência do Auditor exige independência de pensamento e aparência de independência. Essa independência pode ser afetada pelas seguintes ameaças: interesse próprio, defesa de interesse da entidade auditada, familiaridade e intimidação. A ameaça de defesa de interesse da entidade auditada ocorre quando:
uma entidade de auditoria ou um membro da equipe de auditoria poderia auferir benefícios de um interesse financeiro na entidade auditada, ou outro conflito de interesse próprio com essa entidade auditada.
uma entidade de auditoria ou um membro da equipe de auditoria poderia auferir benefícios de um interesse financeiro na entidade de auditoria, ou outro conflito de interesse com a própria entidade de auditoria.
uma entidade de auditoria ou um membro da equipe de auditoria defendem ou parecem defender a posição ou a opinião da entidade auditada, a ponto de poderem comprometer ou darem a impressão de comprometer a objetividade.
um membro da equipe de auditoria encontra obstáculo para agir, objetivamente, e com ceticismo profissional devida a ameaças, reais ou percebidas, por parte de administradores, diretores ou funcionários de uma entidade auditada.
Auditoria - Parecer de Auditoria e Opinião do Auditor - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
Classifica-se o parecer de auditoria, conforme a natureza de opinião que contém, em:
Auditoria - Procedimentos de Auditoria - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
Os procedimentos de auditoria cuja finalidade é obter evidências sobre a suficiência, exatidão e validade dos dados gerados pelo sistema contábil da entidade auditada denominam-se testes
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