Lista completa de Questões de Auditoria para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Como técnica(s) de trabalho, para a consecução de suas finalidades, o Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal utiliza
a tomada e a prestação de contas.
a tomada de contas especial.
a auditoria e a fiscalização.
a amostragem e a denúncia.
a circularização.
De acordo com as Normas Brasileiras de Contabilidade, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta, quanto a apresentação do parecer de auditoria.
I - O Parecer Pericial Contábil deve ser uma peça técnica, escrita de forma objetiva, clara, precisa, concisa e completa, devendo sua escrita ser sempre conduzida pelo perito-contador assistente, que adotará um padrão próprio, como o descrito no item 13.7.3.
II - O Parecer Pericial Contábil deve expressar o resultado final de todo e de qualquer trabalho de busca de prova que o perito-contador assistente tenha efetuado, por intermédio de peças contábeis e outros documentos, sob quaisquer tipos e formas documentais.
III - O perito-contador assistente deve utilizar os espaços marginais ou interlineares, para lançar quaisquer escritos no Parecer Pericial Contábil.
Auditoria - Planejamento, Relevância, Risco de Auditoria e Controles Internos - Fundação José Pelúcio Ferreira (FJPF) - 2006
O risco de auditoria é a possibilidade de o auditor vir a emitir uma opinião tecnicamente inadequada sobre as demonstrações contábeis. O risco de auditoria que estaria relacionado coma as falhas dos sistemas contábeis e de controle interno que não detectariam distorções, eventualmente relevantes, por limitações de próprio sistema de controle instituído pela entidade, compreende o risco:
inerente;
de detecção;
contingente;
de controle;
operacional.
Como conjunto de regras, diretrizes e sistemas, os princípios de Controle Interno Administrativo visam ao atingimento, entre outros, dos seguintes objetivos específicos, exceto:
Segregação de funções.
Delegação de poderes.
Controle sobre as transações.
Política salarial diferenciada para os auditores.
Aderência a diretrizes e normas legais.
Preencha a lacuna com a expressão adequada. A ___________________ compreende os exames, análises, avaliações, levantamentos e comprovações, metodologicamente estruturados para a avaliação da integridade, adequação, eficácia, eficiência e economicidade dos processos, dos sistemas de informações e de controles internos integrados ao ambiente e de gerenciamento de riscos, com vistas a assistir à administração da entidade no cumprimento de seus objetivos.
Auditoria Independente.
Auditoria Governamental.
Técnica de amostragem em Auditoria.
Auditoria Externa.
Auditoria Interna.
Nos termos da NBC-T-12, as informações que fundamentam os resultados da auditoria interna e que devem, por isso mesmo, ser suficientes, fidedignas, relevantes e úteis, de modo a fornecerem uma base sólida para as conclusões e recomendações, são denominadas
accountability.
base contábil.
evidências.
informes contábeis.
dados relevantes.
Auditoria - Planejamento, Relevância, Risco de Auditoria e Controles Internos - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
No processo de planejamento de auditoria, pode-se afirmar que o auditor não deve
avaliar o nível geral da atividade econômica na área em que a empresa esteja atuando e os fatores econômicos que podem afetar o seu negócio.
ter conhecimento prévio das informações que a entidade tenha que prestar ou informar a terceiros.
conhecer as modalidades de inventários físicos e financeiros e a periodicidade que são realizados.
analisar as formas de relacionamentos com empresas coligadas e controladas ou a existência de outras partes relacionadas.
restringir as avaliações e os testes a serem aplicados à quantidade de horas planejadas ou contratadas.
Uma das diferenças entre o auditor independente e o auditor interno é que o primeiro
Auditoria - Planejamento, Relevância, Risco de Auditoria e Controles Internos - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
O risco de auditoria deve ser considerado como a possibilidade do auditor
emitir um parecer tecnicamente inadequado.
elaborar as demonstrações contábeis de forma errada.
não obter todas as informações da administração da empresa.
ter sua imagem afetada por práticas irregulares de clientes.
detectar uma fraude ou erro em seus testes de auditoria.
Um auditor independente foi contratado pela Cia. Metalúrgica ABC, em 10.01.2006, para examinar as demonstrações contábeis da sociedade relativas ao exercício findo em 31.12.2005. Em virtude do atraso de sua contratação, ele não pôde acompanhar o inventário físico dos estoques de matérias-primas, de produtos em elaboração e dos produtos acabados da companhia. Essa limitação na extensão de seu trabalho, que ele considerou bastante relevante, deve conduzir à emissão de um parecer
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...