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Analise as seguintes proposições:
I. As transações com partes relacionadas são normalmente irrelevantes para determinação da extensão dos procedimentos de auditoria uma vez que são efetuadas sob condições comutativas.
II. O auditor deve aplicar procedimentos específicos em relação a eventos ocorridos entre a data do balanço e a de seu parecer que possam demandar ajustes específicos nas demonstrações ou a divulgação em notas explicativas.
III. A carta de responsabilidade da administração deve ser emitida com a mesma data do parecer dos auditores sobre as demonstrações contábeis a que ela se refere.
IV. O auditor deve obter carta de advogados da entidade quanto à existência de passivos contingentes da entidade na época da execução dos trabalhos finais de auditoria.
Está correto o que se afirma APENAS em
Em relação aos papéis de trabalho, o Conselho Federal estabelece:
O conteúdo do papel de trabalho deve ater-se ao registro do planejamento da auditoria, à natureza, à oportunidade, à extensão dos procedimentos aplicados, aos resultados obtidos e às conclusões da evidência da auditoria, devendo ainda, incluir o juízo do auditor acerca de todas as questões significativas, juntamente com a conclusão a que chegou, inclusive nas áreas que envolvem questões de difícil julgamento.
Não afeta a forma e o conteúdo do papel de trabalho questões relacionadas à natureza do trabalho ou à natureza e à complexidade da atividade da entidade.
Os papéis de trabalho, quando solicitados por terceiros, não podem, sob hipótese alguma, serem disponibilizados.
Emitido o parecer, o auditor deve manter sob sua custódia os papéis de trabalho pelo prazo de 02 (dois) anos.
A padronização dos papéis de trabalho pode melhorar a eficácia dos trabalhos, facilitando a delegação de tarefas, todavia, inexistem modelos de papéis de trabalho padronizados.
Segundo o COSO, na Gestão de Riscos, deve-se buscar uma estrutura ou framework com uma comunicação adequada, objetivando um entendimento entre as camadas envolvidas. Desta forma, todas essas funções irão desempenhar o seu papel efetivo nesse processo. Assim, a área de Administração irá exercer a responsabilidade de
O parecer dos auditores independentes é o documento mediante o qual o auditor expressa sua opinião, de forma clara e objetiva, sobre as demonstrações contábeis nele indicadas. Dessa forma, o auditor assume responsabilidade técnico-profissional definida, inclusive de ordem pública; portanto, é indispensável que tal documento obedeça às características estabelecidas nas normas. Com relação ao esse tema, julgue os próximos itens. O parecer emitido pelo auditor independente compõe-se, no mínimo, de três parágrafos: o referente à identificação das demonstrações contábeis e à definição das responsabilidades do auditor e da administração, o relativo à extensão dos trabalhos e o que expressa a opinião do auditor.
Auditoria - Parecer de Auditoria e Opinião do Auditor - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
A ação a ser praticada pelo auditor, quando da recusa por parte da administração da empresa auditada na apresentação de cartas de declarações de responsabilidade é
O parecer dos auditores independentes é o documento mediante o qual o auditor expressa sua opinião, de forma clara e objetiva, sobre as demonstrações contábeis nele indicadas. Dessa forma, o auditor assume responsabilidade técnico-profissional definida, inclusive de ordem pública; portanto, é indispensável que tal documento obedeça às características estabelecidas nas normas. Com relação ao esse tema, julgue os próximos itens.
Considere o seguinte trecho de texto, que compõe um dos parágrafos do parecer de determinado auditor.
Em nossa opinião, as demonstrações contábeis acima referidas representam adequadamente, em todos os aspectos relevantes, a posição patrimonial e financeira da empresa Alfa, em 31 de dezembro de 2004 e de 2005, o resultado de suas operações, as mutações de seu patrimônio líquido e as origens e aplicações de seus recursos referentes aos exercícios findos naquelas datas, de acordo com os princípios fundamentais de contabilidade.
Esse parágrafo é típico de um parecer sem ressalvas e segue plenamente as normas brasileiras de contabilidade quanto ao modelo de parecer de auditores independentes sobre as demonstrações contábeis da empresa auditada.
Auditoria - Planejamento, Relevância, Risco de Auditoria e Controles Internos - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
Como objetivo do Planejamento da Auditoria não se pode incluir:
obter conhecimento das atividades da entidade, para identificar eventos e transações relevantes que afetem as Demonstrações Contábeis.
propiciar o cumprimento dos serviços contratados com a entidade dentro dos prazos e compromissos previamente estabelecidos.
assegurar que as áreas importantes da entidade e os valores relevantes contidos em suas demonstrações contábeis recebam a atenção requerida.
identificar meios para aumento dos lucros da entidade.
identificar a legislação aplicável à entidade.
O auditor terminou, em 24/03/X1, seus trabalhos de auditoria dos Balanços Contábeis de 31/12/X0 da empresa Campos S/A. O mesmo deve atentar para a ocorrência de eventos subseqüentes até a data de:
31/12/X0 – data-base dos balanços;
15/03/X1 – término dos testes de auditoria das contas de passivo;
20/03/X1 – término dos testes substantivos;
24/03/X1 – término dos trabalhos;
31/03/X1 – publicação dos demonstrativos em jornais de circulação.
O auditor externo, para elaborar e consubstanciar seu relatório circunstanciado sobre os processos de informação e comunicação, deve avaliar se os processos
Segundo o Conselho Federal de Contabilidade, os papéis de trabalho integram um processo organizado de registro de evidência da auditoria. Ante ao exposto, considere as seguintes assertivas:
I. Os papéis de trabalho destinam-se a ajudar, pela análise dos documentos de auditorias anteriores ou pelos coligidos quando da contratação de uma primeira auditoria, no planejamento e na execução da auditoria.
II. A extensão dos papéis de trabalho é assunto de julgamento profissional, visto que não é necessário nem prático documentar todas as questões de que o auditor trata.
III. A natureza do trabalho, a natureza e condições dos sistemas contábeis e de controle interno da entidade, são alguns dos fatores que podem afetar a forma e o conteúdo dos papéis de trabalho.
É correto o que consta em
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