Lista completa de Questões de Auditoria para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Ao realizar auditoria em uma indústria de mineração, o auditor independente deparou-se com um laudo de avaliação, elaborado por engenheiro, funcionário da empresa, especialista na área e plenamente habilitado, determinando a vida útil em 100 anos, de uma Mina de Bauxita. Nesse caso, o auditor deve
aceitar o laudo apresentado, em quaisquer circunstâncias visto que foi elaborado por profissional especialista plenamente habilitado e responsável pelas informações prestadas, inclusive respondendo judicialmente junto a seu órgão fiscalizador.
utilizar sempre profissional independente, com a mesma competência, para avaliar o laudo, visto que o fato de o especialista ser funcionário da empresa já evidencia a dependência e invalida o laudo.
limitar seus trabalhos, se eximindo da responsabilidade sobre a área ou demonstrações afetadas pelo laudo, mencionando no parecer a limitação de escopo.
validar as informações, somente mediante utilização de especialista devidamente contratado como funcionário da firma de auditoria sobre o qual deverá haver supervisão pelo auditor responsável.
discutir com a administração da empresa e avaliar a necessidade de buscar evidências junto a outros especialistas de sua confiança, sempre que tiver dúvidas quanto a competência profissional ou objetividade do especialista.
A amostragem estratificada consiste em
gerar diretamente o resultado estatístico final da amostra.
eliminar a possibilidade de erro na definição da amostra.
dividir a população em grupos relativamente homogêneos.
determinar o risco de rejeição incorreta ou erro aceitável.
avaliar a população total por meio de amostra única.
Em relação à tomada ou prestação de contas, analise as afirmativas a seguir:
I. A decisão do Tribunal de Contas que julgar irregular a tomada de contas dos administradores públicos é definitiva e seu mérito não poderá ser apreciado pelo Poder Judiciário.
II. Terminativa é a decisão pela qual o Tribunal de Contas julga as contas regulares, regulares com ressalva, ou irregulares.
III. Quando julgar as contas regulares com ressalva, o Tribunal de Contas dará quitação ao responsável e determinará a adoção de medidas necessárias à correção das impropriedades ou faltas identificadas.
IV. As contas serão consideradas iliquidáveis pelo Tribunal de Contas quando caso fortuito ou de força maior, comprovadamente alheio à vontade do responsável, tornar materialmente impossível o julgamento de mérito.
Estão corretas as afirmativas:
Ao realizar auditoria em empresa comercial, o auditor externo percebe que o sistema de custeio da empresa não garante a apropriação dos custos nos estoques e a sua transferência para resultado adequadamente, nem controla a quantidade física destes bens. Estando com o tempo limitado, um dos procedimentos mais eficientes para confirmação da quantidade física representativa dos estoques constantes no balanço auditado seria:
realizar inventário físico no final do período para confirmação das quantidades.
realizar o procedimento da circularização junto a fornecedores para confirmar as quantidades fornecidas.
somar o valor do estoque inicial, mais as compras, menos as devoluções de compras e menos o estoque final, obtendo a quantidade.
somar todas as quantidades das notas fiscais de compras de mercadorias e subtrair todas as quantidades de mercadorias das notas fiscais de vendas.
Auditoria - Procedimentos de Auditoria - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2006
Tem por objetivo, quando aplicados na execução das auditorias:
I. auxiliar na execução dos exames.
II. evidenciar os exames feitos e as conclusões emitidas.
III. servir de suporte para os relatórios.
IV. constituir registros que possibilitem consultas posteriores, a fim de se obter detalhes relacionados com a auditoria.
Assinale a alternativa correta correspondente ao enunciado.
Auditoria - Planejamento, Relevância, Risco de Auditoria e Controles Internos - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2006
Nos termos das Normas Brasileiras de Contabilidade, deve- se considerar, para determinar o Risco de Auditoria,
Procedimentos de auditoria são aqueles que representam
as avaliações que o auditor realiza para determinar a natureza, a extensão e a profundidade dos testes de auditoria.
o conjunto de técnicas que o auditor utiliza para colher as evidências sobre as informações das demonstrações financeiras.
as avaliações que o auditor realiza para determinar se os saldos das contas do balanço patrimonial e da demonstração de resultado estão superavaliados.
o conjunto de técnicas que o auditor utiliza para avaliar o sistema de controle interno da empresa auditada, relacionado às contas contábeis.
as avaliações que o auditor realiza para planejar e executar a confirmação de saldos contábeis junto a terceiros.
O exame, pelo auditor, de documentos externos e internos com o objetivo de constatar a veracidade dos valores registrados na contabilidade da entidade, é um dos procedimentos de auditoria denominados de
Exame de superavaliação, por meio do qual o auditor parte do documento para conferir a composição do saldo do razão geral.
Contagem física de documentos, por meio do qual o auditor parte dos documentos para em seguida fazer a identificação dos bens declarados nas demonstrações financeiras.
Conferência de cálculo, por meio do qual o auditor verifica se os valores dos lançamentos contábeis foram corretamente calculados.
Confirmação com terceiros, por meio do qual o auditor deve confirmar junto a terceiros os valores indicados nos documentos e registrados na contabilidade da entidade.
Inspeção de documentos, por meio do qual o auditor avalia se os lançamentos contábeis estão devidamente suportados.
Os testes substantivos de auditoria dividem-se em testes de
Quanto à conceituação de fraude e erro, considere as afirmações abaixo.
I. A empresa programa seu sistema para, na apuração da base de cálculo do ISS, desconsiderar notas fiscais de prestação de serviços de valores superiores a R$ 5.000,00.
II. O fiscal de tributos ao examinar o livro de registro de notas fiscais de serviços e apuração do ISS percebe que a empresa não escriturou a nota de número 111, mas o valor do tributo foi recolhido corretamente.
III. A empresa registra os serviços efetivamente formalizados através de contrato, sendo que os serviços de pequeno valor, recebidos em dinheiro, no caixa da empresa e sem emissão de notas fiscais, ficam em uma conta em nome do sócio.
As situações I, II e III constituem-se, respectivamente:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...