Lista completa de Questões de Auditoria para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Auditoria - Planejamento, Relevância, Risco de Auditoria e Controles Internos - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2003
A existência de controles internos eficientes previne contra a fraude e minimiza os riscos de erros e irregularidades nos registros e nos processos contábeis. Com base nesta afirmação, indique qual das afirmativas a seguir não representa um procedimento de controle interno.
Segregação de funções da pessoa que executa a escrituração contábil da que elabora os relatórios contábeis
Sistema de autorização e aprovação de compras, com limites de alçada e níveis de autorização.
Elaboração de inventários periódicos para confirmação da existência física dos estoques pertencentes à empresa
Controles da entrada e saída de bens do Ativo Permanente Imobilizado.
Acordo entre os funcionários do processo de compras para direcionar a compra para a empresa Beta.
Assinale a alternativa correta, em relação à revisão externa da auditoria pelos pares, segundo as Normas Brasileiras de Contabilidade.
A revisão externa de qualidade deve ser efetuada a cada 2 (dois) anos.
A revisão externa é feita pelo Comitê Administrador do Programa.
O objetivo da revisão pelos pares é o de possibilitar à entidade auditada uma nova avaliação de sua situação patrimonial e financeira.
A seleção dos auditores-revisores cabe aos auditores a serem revisados.
A revisão deve abranger, também, as questões relativas à condução de negócios por parte da entidade auditada.
Em relação à auditoria governamental, marque a alternativa correta :
Tomada de contas é o processo devidamente formalizado, dotado de rito próprio, que objetiva apurar a responsabilidade daqueles que derem causa a perda, extravio ou outra irregularidade de que resulte dano ao Erário.
A auditoria de acompanhamento da gestão é aquela realizada ao longo dos processos de gestão, com o objetivo de se atuar em tempo real sobre os atos efetivos e os efeitos potenciais positivos e negativos de uma unidade ou entidade, evidenciando melhorias e economias existentes no processo ou prevenindo gargalos ao desempenho da sua missão institucional.
As auditorias governamentais só podem ser realizadas de forma direta, ou seja, realizada por servidores em exercício nos órgãos e unidades do sistema de controle interno
A auditoria operacional compreende o exame dos registros e documentos e a coleta de informações e confirmações mediante processos específicos. Visa a obter elementos comprobatórios que permitam opinar se os registros contábeis foram efetuados de acordo com os princípios contábeis.
A auditoria contábil avalia as ações gerenciais e os procedimentos relacionados ao processo operacional.
Quanto à auditoria, julgue os itens de 99 a 107.
Os testes substantivos visam à obtenção de razoável segurança de que os procedimentos de controle interno estabelecidos pela administração estão em efetivo funcionamento e cumprimento.
Quanto à auditoria, julgue os itens de 99 a 107.
Na realização de uma primeira auditoria externa em uma entidade, o auditor independente deve incluir no planejamento de auditoria: a análise dos saldos de abertura, dos procedimentos contábeis adotados e da uniformidade dos procedimentos contábeis; a identificação de relevantes eventos subseqüentes ao exercício anterior e a revisão dos papéis de trabalho do auditor anterior.
Quanto à auditoria, julgue os itens de 99 a 107.
Os papéis de trabalho são o conjunto de documentos e apontamentos com informações e provas coligidas pelo auditor, os quais só podem ser preparados de forma manual e constituem a evidência do trabalho executado e o fundamento de sua opinião.
Quanto à auditoria, julgue os itens de 99 a 107.
O auditor previamente autorizado pela administração da entidade auditada, quando solicitado, por escrito e fundamentadamente, pelos Conselhos Federal e Regionais de Contabilidade, bem como pelos órgãos reguladores e fiscalizadores de atividades específicas, quando o trabalho for realizado em entidades sujeitas ao controle desses organismos, deverá exibir as informações obtidas durante o seu trabalho, incluindo a fase de pré-contratação dos serviços, a documentação, os papéis de trabalho, relatórios e pareceres, de modo a demonstrar que o trabalho foi realizado de acordo com as Normas de Auditoria Independente das Demonstrações Contábeis e demais normas legais aplicáveis.
Não constitui finalidade dos papéis de trabalho de auditoria:
regulamentar a ação do auditor
facilitar a revisão do trabalho da auditoria
registrar as evidências do trabalho realizado
ajudar no planejamento e na execução da auditoria
Quanto à auditoria, julgue os itens de 99 a 107.
O auditor, para fins de fiscalização do exercício profissional, deve conservar a boa guarda, pelo prazo mínimo de três anos a partir da data da emissão de seu parecer, de toda a documentação, papéis de trabalho, relatórios e pareceres relacionados com os serviços realizados.
Quanto à auditoria, julgue os itens de 99 a 107.
O parecer sem ressalva é emitido quando o auditor conclui, sobre todos os aspectos relevantes, que as demonstrações contábeis foram preparadas de acordo com os princípios fundamentais de contabilidade e as normas brasileiras de contabilidade e que há apropriada divulgação de todos os assuntos relevantes às demonstrações contábeis.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...