Questões de Auditoria

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Se o auditor independente não puder utilizar os trabalhos de outros auditores e, também, não tiver condições de aplicar procedimentos adicionais suficientes nas demonstrações contábeis de coligadas ou controladas, por eles auditadas, o seu procedimento técnico deve ser o de emitir parecer contendo:

  • A.

    ressalva ou abstenção de opinião.

  • B.

    parágrafo de ênfase ou ressalva.

  • C.

    abstenção de opinião ou opinião negativa.

  • D.

    parágrafo de ênfase ou abstenção de opinião.

  • E.

    ressalva ou opinião negativa.

O que podemos afirmar quanto ao atendimento aos órgãos de controle e fiscalização e Auditoria Independente?

I. As respostas preliminares formuladas pelas áreas responsáveis serão submetidas à Auditoria Interna para manifestar-se quanto a sua adequação.

II. Compete à auditoria Interna a remessa da resposta definitiva aos órgãos destinatários assim como o acompanhamento da tramitação.

III. Para os apontamentos cuja regularização demande tempo para solução, a área responsável deve apresentar plano de ação onde constem as ações a serem desenvolvidas.

IV. A Auditoria Interna e a Auditoria Independente reúnem-se para discutir os posicionamentos das áreas responsáveis que serão consignadas nos relatórios definitivos.

V. Os expedientes recebidos, no âmbito do subsistema central, são encaminhados imediatamente à Auditoria Interna.

  • A.

    Todas as afirmativas são corretas.

  • B.

    São corretas as afirmativas I, III e V

  • C.

    São corretas as afirmativas II, III e V

  • D.

    Apenas a afirmativa IV é incorreta

  • E.

    São corretas as afirmativas I, II e III.

O fato de a administração se recusar a fornecer uma declaração que o auditor considere necessária constitui uma limitação de alcance. Nesse caso, o auditor deve expressar um(a):

  • A.

    parecer com ressalva ou com abstenção de opinião.

  • B.

    parágrafo de ênfase ou abstenção de opinião.

  • C.

    negativa de opinião ou com parágrafo de ênfase.

  • D.

    parecer de incerteza ou com abstenção de opinião.

  • E.

    parecer com ressalva ou com parágrafo de ênfase.

Quanto à natureza, a evidência de auditoria pode ser:

  • A.

    incidental, provocada, analítica e comprovada.

  • B.

    investigativa, legal, física e testemunhal.

  • C.

    notória, implícita, relevante e documental.

  • D.

    documental, física, analítica e testemunhal.

Quando o auditor vier a emitir uma ressalva em decorrência do relatório de um especialista ou de suas conclusões, esse especialista

  • A.

    deve ser identificado no parecer para suportar o motivo da ressalva.

  • B.

    com seu consentimento pode ser identificado no parecer.

  • C.

    deve ser identificado no parecer para dividir as responsabilidades.

  • D.

    não deve ser identificado no parecer por questões éticas.

  • E.

    não deve ser identificado no parecer por questões técnicas.

Notas de Auditoria são solicitações de ações corretivas emitidas durante os exames de campo. Considerando V se verdadeira e F se falsa para as afirmações de I a IV, marque a alternativa com a sequência CORRETA:

I. As Notas de Auditoria destinam-se a alertar o gestor da área auditada sobre a possibilidade de ocorrência causadora de prejuízo à Fazenda Pública, de situação potencialmente irregular ou de erros formais que podem ser sanados ainda durante os trabalhos de campo, mesmo que conste, posteriormente, com maior amplitude no Relatório;

II. As Notas de Auditoria destinam-se a comunicar ineficiências menores ou deficiências de sistemas, recomendações não relevantes que podem ser adotadas sem constar no relatório e sugestões mais complicadas, não emergenciais ou que encontrem alguma resistência;

III. A Nota de Auditoria pode ser Corretiva/Repressiva se utilizada com a finalidade de prevenir a ocorrência de prejuízos à fazenda Pública, situações de perdas latentes, potenciais, além de sugerir a correção de erros formais;

IV. A Nota de Auditoria pode ser Propositiva/Contributiva se utilizada com a finalidade de recomendar melhorias e aperfeiçoamentos nos processos gerenciais, geralmente relacionados aos Controles Internos, além de sugerir a correção de erros formais.

  • A.

    V-F-V-F

  • B.

    V-V-F-F

  • C.

    F-V-F-V

  • D.

    F-F-V-V

A "ABC" Auditores Independentes é contratada pela Cia. Petróleo S/A para efetuar a primeira auditoria da empresa do período findo em 31/12/X1. Como os valores relativos ao exercício anterior devem ser apresentados comparativamente, o procedimento da "ABC" em seu parecer de auditoria, quanto aos números de 31/12/X0, deve ser o de incluir uma

  • A.

    ressalva após o parágrafo de opinião.

  • B.

    nota explicativa após o parágrafo de opinião.

  • C.

    ressalva antes do parágrafo de opinião.

  • D.

    abstenção antes do parágrafo de opinião.

  • E.

    abstenção depois do parágrafo de opinião.

A ABC Auditores, após seus trabalhos e na véspera de emitir seu parecer sem ressalvas da Cia. Beta, recebe um comunicado que a matriz da Cia. Beta requereu concordata. Diante desse fato, a ABC Auditores deve emitir:

  • A.

    Parecer com ressalva

  • B.

    Parece adverso

  • C.

    Parecer com abstenção de opinião

  • D.

    Parecer de continuidade

  • E.

    Parecer sem ressalva

Com relação ao Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal é incorreto afirmar que:

  • A.

    tem por finalidade avaliar o cumprimento das metas previstas no Plano Plurianual, a execução dos programas de governo e dos orçamentos da União.

  • B.

    é integrado por diversos órgãos dentre os quais a Controladoria-Geral da União

  • C.

    (C) a Comissão de Coordenação de Controle Interno (CCI) é órgão colegiado de função consultiva do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal.

  • D.

    o Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal utiliza como técnicas de trabalho, para a consecução de suas finalidades, a auditoria e a fiscalização.

  • E.

    não tem por finalidade exercer o controle das operações de crédito, avais e garantias, bem como dos direitos e haveres da União.

Leia atentamente as afirmações abaixo.

I - Para determinar o risco da auditoria, o auditor deve avaliar a fixação, pela administração, de normas para inventário, para conciliação de contas, preparação de demonstrações contábeis e demais informes adicionais.

II - Quando o controle interno é bom, o auditor externo faz um menor volume de testes.

III - Os testes substantivos visam à obtenção de evidência quanto à suficiência, exatidão e validade dos dados produzidos pelo sistema contábil da entidade.

IV - A experiência tem mostrado que é mais prático dirigir testes principais de superavaliação para as contas devedoras (ativos e despesas). Podemos afirmar que

  • A.

    apenas I e II estão corretas.

  • B.

    II, III e IV estão corretas.

  • C.

    somente III é incorreta.

  • D.

    todas estão corretas.

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