Lista completa de Questões de Auditoria para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Assinale a circunstância que requer modificação relevante no Relatório de Revisão Especial das Informações Trimestrais (ITR), emitido pelo auditor independente:
Falta de aplicação de testes de comprovação de transações.
Falta de observação das contagens físicas dos estoques.
Não-obtenção de respostas de circularizações de clientes.
Omissão de fatos relevantes nas notas explicativas.
Não-obtenção de respostas de circularizações de advogados.
Os exames efetuados por um auditor nos documentos comprobatórios de despesas de hospedagens e transportes, caracterizam-se como:
Assinale a opção que não representa um dever do auditor independente, de acordo com a Instrução no 308/99, da Comissão de Valores Mobiliários:
Verificar se as demonstrações contábeis e o parecer de auditoria foram divulgados nos jornais em que seja obrigatória a sua publicação.
Verificar se as informações financeiras do relatório da administração estão em consonância com as demonstrações contábeis auditadas.
Comunicar à Comissão de Valores Mobiliários, no prazo de vinte dias, a substituição por outro auditor, com justificativa e anuência da mudança.
Indicar os efeitos no dividendo obrigatório e no lucro ou prejuízo por ação, sempre que emitir parecer de auditoria com ressalva ou adverso.
Elaborar e encaminhar à administração relatório circunstanciado que contenha observações a respeito de deficiências dos controles internos.
O auditor comparou os valores constantes no orçamento anual, elaborado pela administração da entidade auditada, com os valores realizados, apresentados nos balancetes analíticos contábeis. O procedimento de auditoria aplicado, nesse caso, denomina-se:
Constitui infringência ao Código de Ética Profissional do Contabilista e, portanto, é vedado ao auditor independente de demonstrações contábeis no desempenho de suas funções:
Indicar títulos, especializações, serviços oferecidos, trabalhos realizados e relação de clientes.
Transferir o contrato de serviços a seu cargo a outro contabilista, mesmo com a anuência do cliente, por escrito.
Valer-se de agenciador de serviços, mediante participação desse no montante de honorários profissionais estabelecidos para a contratação.
Comunicar ao cliente, em documento reservado, eventual circunstância adversa que possa influir na decisão de contratação dos seus serviços profissionais.
Transferir parcialmente a execução dos serviços a seu cargo a outro contabilista, mantendo, porém, sempre como sua a responsabilidade técnica.
Assinale a opção que não representa uma obrigação do auditor, segundo a NBC-T-1 - Normas de Auditoria Independente das Demonstrações Contábeis.
confirmar valores expressivos de contas a receber
confirmar valores expressivos de contas a pagar
empregar técnicas de amostragem estatística
avaliar o sistema contábil e de controles internos
acompanhar inventário físico de itens de valor
No processo de avaliação do sistema contábil e de controles internos, o auditor pode constatar necessidades de aprimoramentos. Nessa circunstância, o auditor independente:
não deve fazer sugestões de maneira formal, tão-somente verbal
deve efetuar sugestões objetivas para tais aprimoramentos
está impedido de efetuar sugestões de qualquer espécie
pode efetuar sugestões relevantes para o aprimoramento do sistema
não pode efetuar sugestões, sob pena de perder a independência
Os auditores independentes devem ter política definida para rotação de responsáveis técnicos, de forma a evitar questionamentos relacionados à independência. O período de atendimento de um responsável técnico a um cliente não deve ultrapassar a:
dois anos.
três anos.
quatro anos.
cinco anos.
sete anos.
Se um supervisor de auditoria independente for designado para auditar uma empresa, onde sua esposa trabalhou como secretária há um ano atrás, ele deve:
recusar o trabalho.
comunicar o sócio e renunciar.
efetuar o trabalho.
comunicar o cliente.
comunicar o cliente e renunciar.
A quem compete a decisão do processo administrativo tributário em primeira instância, havendo impugnação tempestiva?
À autoridade preparadora.
Ao titular da Subcoordenadoria de Débitos Fiscais – SUDEFI.
A membro do Conselho de Recursos Fiscais.
Ao Auditor Fiscal, membro da Coordenadoria de Julgamento de Processos Fiscais.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...