Lista completa de Questões de Auditoria para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Durante o acompanhamento de um inventário físico de estoques, o auditor deve efetuar o cut-off para:
determinar o momento em que os registros contábeis auxiliares, bem como os documentos com eles relacionados, refletem o levantamento do inventário.
comprovar que efetivamente todos os itens a serem inventariados estão adequadamente acondicionados no almoxarifado da empresa.
determinar o momento em que as três últimas compras e as três últimas vendas de mercadorias ocorreram durante o inventário.
comprovar que os procedimentos adotados pela administração para a contagem de estoques são adequados às práticas usuais.
comprovar que os documentos de compras de mercadorias estão suportados por documentação suporte às necessidades da empresa.
87. Tendo em vista as normas previstas no Decreto nº 13.796/98, assinale as afirmativas abaixo com F para falso ou V para verdadeiro e, a seguir, indique a opção que contém a seqüência correta.
( ) A expedição de súmulas pelo Conselho de Recursos Fiscais torna obrigatória sua adoção pela autoridade fiscal e pelas autoridades julgadoras de primeira e segunda instâncias.
( ) Na hipótese de lavratura de auto de infração ou de notificação de lançamento decorrente de falta de recolhimento de imposto apurado na forma e nos prazos regulamentares, cujas operações ou prestações estejam regularmente escrituradas, o processo é encaminhado, liminarmente, à Procuradoria da Dívida Ativa para inscrição e execução fiscal, mesmo que apresentada impugnação.
( ) Da apresentação de petição de consulta resulta tanto a interrupção do prazo de exigibilidade de obrigação que verse sobre o assunto da consulta quanto o impedimento, até que decorra o prazo determinado na decisão, para início de qualquer procedimento fiscal que tenha em mira apurar ação ou omissão do consulente relacionada com o objeto da consulta.
F, F, F
F, F, V
F, V, F
V, F, F
Durante o trabalho final de auditoria, o auditor identificou algumas diferenças numéricas em determinadas áreas testadas. Assinale, entre os pontos relacionados abaixo, o de maior relevância.
Diferença de 2% no valor da depreciação anual do imobilizado.
Ausência de apropriação pro-rata temporis de receita financeira.
Diferença de 5% no valor da provisão para devedores duvidosos.
Ausência de contratos de seguros dos veículos e caminhões.
Diferença de 5%, considerado imaterial, de conciliação bancária.
O procedimento de auditoria de verificação do comportamento de valores relevantes, mediante índices, quocientes e outros meios, visando identificar tendências ou situações anormais, denomina-se:
Inspeção
Observação
Revisão analítica
Conferência de cálculo
Investigação e confirmação
Os pedidos de reconhecimento de isenção, imunidade, remissão, anistia e outros benefícios fiscais previstos na legislação, para aferição de caráter individual, inclusive os de regimes especiais são examinados e apreciados pela (o)
Coordenadoria de Arrecadação e Controle Estatístico.
Coordenadoria de Tributação e Assessoria Técnica.
Secretario Adjunto de Tributação.
Diretor da Unidade Regional de Tributação do domicílio fiscal do requerente.
A Cia. Miudezas vende, em média, 70% de seus produtos a prazo e possui cerca de 5 mil clientes. O perfil de seus clientes é o de pessoas que possuem renda familiar de até 10 salários mínimos. Na análise da constituição de provisão para devedores duvidosos do saldo de clientes da Cia. Miudezas, o auditor deve
circularizar um percentual significativo de clientes, questionando quanto à posição em atraso e suas justificativas.
analisar individualmente o máximo possível a carteira de clientes da empresa e tirar suas conclusões pessoais.
segregar a carteira de clientes em função de períodos de contas vencidas, medindo tendências e probabilidades de perdas.
efetuar testes globais sobre o saldo de clientes, uma vez que as perdas efetivas do setor variam de 5 a 10 % das vendas.
estabelecer um valor adicional de provisão para cobrir perdas prováveis, de modo que não afete o fluxo de caixa projetado.
Para verificar a existência, efetividade e continuidade dos controles internos da entidade, o auditor independente de demonstrações contábeis aplica:
Testes de abrangência
Testes substantivos
Testes de revisão analítica
Testes de observância
Testes de conferência de cálculos
O parcelamento será automaticamente cancelado em caso de atraso:
De duas parcelas, implicando no vencimento automático das demais, devendo o processo ser encaminhado, no prazo de 30 (trinta) dias, a contar da ciência da notificação ao contribuinte em atraso, à Procuradoria da Dívida Ativa para inscrição, acrescido dos valores das parcelas relativas às dispensas e reduções admitidas no art. 165 do Decreto nº 13.796/98, devidamente atualizado monetariamente.
De três parcelas, implicando no vencimento automático das demais, devendo o processo ser encaminhado, no prazo de 45 (quarenta e cinco) dias, a contar da ciência da notificação ao contribuinte em atraso, à Procuradoria da Dívida Ativa para inscrição, acrescido dos valores das parcelas relativas às dispensas e reduções admitidas no art. 165 do Decreto nº 13.796/98, devidamente atualizado monetariamente.
De duas parcelas, implicando no vencimento automático das demais, devendo o processo ser encaminhado, no prazo de 60 (sessenta) dias, a contar da ciência da notificação ao contribuinte em atraso, à Procuradoria da Dívida Ativa para inscrição, acrescido dos valores das parcelas relativas às dispensas e reduções admitidas no art. 165 do Decreto nº 13.796/98, devidamente atualizado monetariamente.
De duas parcelas, implicando no vencimento automático das demais, devendo o processo ser encaminhado, no prazo de 45 (quarenta e cinco) dias, a contar da ciência da notificação ao contribuinte em atraso, à Procuradoria da Dívida Ativa para inscrição, acrescido dos valores das parcelas relativas às dispensas e reduções admitidas no art. 165 do Decreto nº 13.796/98, devidamente atualizado monetariamente.
A responsabilidade do auditor independente sobre as demonstrações contábeis é até
a data base das demonstrações contábeis.
o último dia de serviço da equipe de campo.
a data de assinatura do parecer de auditoria.
a data da carta de responsabilidade da administração.
a data de publicação das demonstrações contábeis.
Constituem-se situações que levam o auditor a não emitir um parecer sem ressalva:
verificação de limites no escopo do exame, uniformidade na aplicação dos princípios contábeis e a identificação de eventos subseqüentes irrelevantes
não-identificação de limites no escopo do exame, homogeneidade dos princípios contábeis e a identificação de incertezas quanto ao efeito de eventos subseqüentes
a ocorrência de limites na extensão do seu trabalho, identificação de eventos futuros relevantes e a não-uniformidade na aplicação dos princípios contábeis
identificação de ajustes imateriais na exposição de motivos de auditoria, e as Demonstrações Financeiras apresentadas conforme os princípios fundamentais de contabilidade
falta de confirmação dos valores a receber, imaterialidade de eventos subseqüentes, identificação de ocorrências não limitantes no escopo do exame de auditoria
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...