Lista completa de Questões de Auditoria para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O auditor independente, ao efetuar o teste de auditoria nos contratos de seguros, constatou que todas as apólices estavam em vigor conforme relatório entregue pelo contador da Cia. Siderúrgica Ferro e Aço S.A. Dois dias após o encerramento dos trabalhos de auditoria, uma explosão ocorre em uma das principais caldeiras da empresa e o auditor é convocado pelo conselho de administração do cliente para esclarecimentos, já que a cobertura de seguros não era suficiente para o sinistro ocorrido. Apesar de ter efetuado o teste quanto à vigência das apólices, o auditor não atentou em:
verificar o grau de risco de eventual sinistro dos imobilizados.
avaliar o montante segurado com o valor dos imobilizados.
verificar as medidas preventivas tomadas pela empresa.
avaliar a real situação financeira da companhia seguradora.
verificar detalhadamente as informações fornecidas para a seguradora.
Quando o auditor formar opinião de que na gestão dos recursos públicos foram adequadamente observados os princípios da legalidade, legitimidade e economicidade, deve emitir um parecer
restritivo.
de irregularidades.
pleno.
com ressalva.
adverso.
O processo administrativo tributário não compreende:
Impugnação de lançamento de crédito tributário e de aplicação de penalidade.
Impugnação de despacho denegatório de pedido de restituição, ressarcimento, compensação, isenção e de outros benefícios fiscais.
Impugnação de deferimento de pedido de retificação da Guia Informativa Mensal do ICMS - GIM e Informativo Fiscal - IF.
Recurso voluntário de decisão proferida em primeira instância.
Quando os dirigentes de uma entidade recusarem confirmar uma determinada informação na carta de responsabilidade da administração, ao auditor independente, este fato caracteriza:
parecer com ressalva
parágrafo de ênfase no parecer
limitação de escopo
abstenção de opinião
falha de controle interno
O exame de Demonstrações Contábeis, ou de áreas específicas, ou procedimentos predeterminados com subseqüente emissão de parecer de auditoria em conformidade com as normas brasileiras de auditoria é competência de auditoria
de programas.
de desempenho.
operacional.
interna.
independente.
Com base no Decreto 13.796/98 e alterações marque a opção correta.
Decorrido o prazo de impugnação, se o autuado não tiver cumprido a exigência ou apresentado impugnação, a autoridade julgadora deverá lavrar nos autos o Termo de Revelia e proferir decisão no prazo de 30 (trinta) dias.
Decorrido o prazo de impugnação, se o autuado tiver apresentado tempestivamente a impugnação, a autoridade preparadora deverá lavrar nos autos o Termo de Revelia e proferir decisão no prazo de 30 (trinta) dias.
Decorrido o prazo de impugnação, se o autuado não tiver cumprido a exigência ou apresentado impugnação, a autoridade preparadora deverá lavrar nos autos o Termo de Revelia e proferir decisão no prazo de 30 (trinta) dias.
Decorrido o prazo de impugnação, se o autuado não tiver cumprido a exigência ou apresentado impugnação, a autoridade preparadora deverá lavrar nos autos o Termo de Perempção e proferir decisão no prazo de 30 (trinta) dias
Quando outros auditores independentes emitirem parecer de auditoria de empresas controladas e coligadas relevantes, o auditor da empresa controladora, em seu exame de consolidação, deve:
revisar os papéis de trabalho de auditores das empresas controladas/coligadas.
emitir uma ressalva de limitação de escopo em seu parecer de auditoria.
desconsiderar os trabalhos dos auditores das empresas controladas/coligadas.
abster-se de opinião dos valores consolidados auditados por outros auditores.
basear-se exclusivamente no parecer dos outros auditores independentes.
Tendo em vista as normas previstas no Decreto nº 13.796/98, assinale as afirmativas abaixo com F para falso ou V para verdadeiro e, a seguir, indique a opção que contém a seqüência correta.
( ) As decisões de segunda instância são tomadas de forma singular e em sessão pública.
( ) Havendo sido interpostos recurso de ofício e recurso voluntário, contra a mesma decisão, o órgão julgador os analisará separadamente: primeiramente o recurso oficial para só em seguida apreciar as razões de irresignação do sujeito passivo.
( ) Das decisões emanadas do Conselho de Recursos Fiscais cabe, nos casos previstos no Regulamento de Procedimentos e de Processo Administrativo Tributário, recurso especial para o Secretário de Tributação.
F, F, F
F, V, V
F, F, V
V, F, F
Quando um auditor independente utiliza relatórios elaborados pelos auditores internos para concluir seus trabalhos nas áreas de estoques e imobilizado, a responsabilidade do parecer
deve ser compartilhada com a administração da empresa.
deve ser compartilhada com o auditor interno.
é do auditor interno, se os estoques forem relevantes.
é única e exclusiva do auditor independente.
é do auditor independente, porém de forma limitada.
Sabendo que certo contribuinte foi autuado por Auditores Fiscais no dia 12 de outubro de 2002 (sábado), sendo intimado do respectivo lançamento tributário através de correspondência postada em 17 de outubro de 2002, com Aviso de Recebimento, sendo omissa a data do recebimento pelo sujeito passivo, qual será o termo final para a interposição da competente impugnação?
11 de novembro de 2002.
12 de novembro de 2002.
18 de novembro de 2002.
03 de dezembro de 2002.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...