Lista completa de Questões de Auditoria do ano 2005 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Quanto aos programas de auditoria (ou programas de trabalho), é correto afirmar que:
devem ser adotados em padrão único para todas as empresas auditadas;
devem ser detalhados de forma a servir como guia e meio de controle de sua execução;
são dispensáveis para empresas auditadas há vários exercícios;
são elaborados pelas empresas auditadas;
devem ser elaborados por Contador devidamente registrado no Conselho Regional de Contabilidade.
O auditor, na realização de seu trabalho, em um cliente, constata que cerca de 25%, de um valor total de R$ 10.000.000,00, das contas de adiantamentos a despachantes aduaneiros, foram feitas indevidamente a maior, em virtude da não conciliação destas contas por parte da empresa. Tal fato apresenta-se como um erro relevante em função da magnitude em relação aos ativos da empresa. Desta forma, o auditor deve comunicar à administração da entidade
facultativamente e sugerir medidas corretivas, informando em seu parecer os possíveis efeitos, caso as medidas não sejam adotadas.
obrigatoriamente e efetuar medidas corretivas, solicitando que a empresa divulgue notas explicativas, por não se tratar de fato para parecer.
obrigatoriamente e sugerir medidas corretivas, devendo informar em seu parecer os possíveis efeitos, caso as medidas não sejam adotadas.
facultativamente e obrigá-la a proceder às medidas corretivas. Caso a empresa não o faça, não poderá emitir parecer.
opcionalmente, uma vez que não é papel do auditor elaborar ou sugerir medidas corretivas, e mencionar, obrigatoriamente, em seu parecer, essa ressalva.
Normalmente, as empresas apresentam aos auditores manuais de normas e procedimentos, escritos ou em arquivo sistêmico, para confirmação e garantia de que os controles internos existem e são praticados. O teste que o auditor externo aplica para confirmar a existência do controle, na prática, é
Considere as seguintes afirmações:
I. Os testes de super-avaliação e sub-avaliação são aplicados pelo auditor com intuito de garantir que o contador da entidade aplicou o princípio do conservadorismo.
II. O acompanhamento feito pelo auditor de um dos processos desenvolvido pela empresa refere-se à aplicação do teste de circularização.
III. O auditor deve utilizar somente métodos de amostragem estatística, os quais garantem a qualidade do trabalho.
Está correto o que se afirma APENAS em
O auditor, ao decidir trabalhar com amostras para aplicação de seus procedimentos, poderá utilizar
obrigatoriamente amostras determinadas por métodos estatísticos.
somente amostras determinadas por métodos não estatísticos.
diversos tipos de amostras exceto aquelas determinadas por métodos não estatísticos.
tanto amostras determinadas por métodos estatísticos como não estatísticos.
exclusivamente amostras determinadas por métodos estatísticos.
Auditoria - Auditoria Independente - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2005
Assinale a alternativa incorreta.
O auditor deve ser absolutamente independente e imparcial na interpretação de tudo que lhe for apresentado, atestando a cada dado um pronunciamento conclusivo.
Os procedimentos aplicados no exame das demonstrações contábeis são aqueles que, a juízo do auditor, permitem uma conclusão quanto à razoabilidade das operações e aos seus refl exos nas demonstrações contábeis.
O auditor pode ser responsabilizado por não descobrir fraude signifi cativa em conseqüência da negligência na execução das normas de auditoria.
A função da auditoria deve ser exercida em caráter de entendimento e que o trabalho executado tenha e mereça toda a credibilidade possível, sendo permitido, muitas vezes, existir alguma dúvida quanto à honestidade e aos padrões morais do auditor, tendo em vista a difi culdade de formar uma opinião sobre as demonstrações contábeis.
Auditoria - Auditoria Independente - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2005
Quanto às Normas Técnicas de Auditoria (NBC T´s), assinale a alternativa incorreta.
Os auditores devem implantar regras e procedimentos de controle de qualidade no âmbito interno que assegurem o cumprimento das normas técnicas, éticas regulatórias, para que em todas as auditorias independentes de demonstrações contábeis sejam observados a independência e o sigilo.
Após a divulgação das demonstrações contábeis, o auditor não tem responsabilidade de fazer qualquer indagação sobre essas demonstrações.
Quando uma controlada ou coligada, ou mesmo uma divisão ou fi lial, for auditada por outro auditor, o auditor da entidade principal deve considerar os procedimentos do outro auditor sobre eventos após o fi m do período e a necessidade de informá-lo sobre a data planejada de emissão do seu parecer.
O auditor é responsável pela execução de procedimentos ou indagações sobre as demonstrações contábeis após a data do seu parecer. Durante o período entre as datas do parecer do auditor e a de divulgação das demonstrações contábeis, a administração da entidade auditada não é responsável por informar ao auditor fatos que possam afetar as demonstrações contábeis.
Auditoria - Auditoria Independente - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2005
Assinale a alternativa incorreta sobre as Normas Técnicas de Auditoria (NBC T´s).
O Parecer dos Auditores Independentes, ou Parecer do Auditor Independente, é o documento mediante o qual o auditor expressa sua opinião, de forma clara e objetiva, sobre as demonstrações contábeis nele indicadas.
A limitação na extensão do trabalho deve conduzir à opinião com ressalva ou à abstenção de opinião do auditor sobre as demonstrações contábeis.
O auditor deve emitir parecer adverso quando verifi car que as demonstrações contábeis estão incorretas ou incompletas, em tal magnitude que impossibilite a emissão do parecer com ressalva.
Ao auditor é facultado obter carta que evidencie a responsabilidade da administração quanto às informações e dados e à preparação e apresentação das demonstrações contábeis submetidas aos exames de auditoria.
Auditoria - Auditoria Independente - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2005
Segundo as Normas Técnicas de Auditoria (NBC T´s), na auditoria externa o auditor deve guardar em seu poder os papéis de trabalho de uma auditoria realizada pelo período de:
3 anos
5 anos
6 anos
10 anos
Auditoria - Auditoria Independente - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2005
Assinale a alternativa incorreta sobre as Normas Profi ssionais de Auditoria Independente (NBC P´s).
O auditor deve recusar os serviços sempre que reconhecer não estar adequadamente capacitado para desenvolvê-los, contemplada a utilização de especialistas noutras áreas, em face da especialização requerida e dos objetivos do contratante.
O auditor deverá fornecer as informações que forem julgadas necessárias ao trabalho do auditor independente que o suceder, as quais serviram de base para emissão do último parecer de auditoria por ele emitido.
O auditor deve ser independente, não podendo deixar-se influenciar por fatores estranhos, por preconceitos ou quaisquer outros elementos materiais ou afetivos que resultem perda, efetiva ou aparente, de sua independência.
Está impedido de executar trabalho de auditoria independente, o auditor que tiver relação de trabalho como empregado, administrador ou colaborador assalariado, ainda que esta relação seja indireta, nos dois últimos anos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...