Lista completa de Questões de Auditoria do ano 2005 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Auditoria - Auditoria Independente - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2005
Assinale a alternativa incorreta sobre as Normas Profissionais de Auditoria (NBC P´s).
O auditor independente, no exercício de sua atividade, deverá comprovar anualmente a participação em programa de educação continuada.
A responsabilidade do auditor fi ca restrita à sua competência profi ssional, quando o especialista legalmente habilitado for contratado pela entidade auditada, sem vínculo empregatício, para executar serviços que tenham efeitos relevantes nas demonstrações contábeis, quando tal fato for mencionado em seu parecer.
A responsabilidade do auditor independente será modifi cada, quando o contador da entidade auditada, na função de auditor interno, contribuir para a realização dos trabalhos de auditoria externa independente.
O auditor deve respeitar e assegurar o sigilo relativamente às informações obtidas durante o seu trabalho na entidade auditada, não as divulgando, sob nenhuma circunstância, sem autorização expressa da entidade, salvo quando houver obrigação legal de fazê-lo.
Auditoria - Auditoria Independente - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2005
Assinale a alternativa incorreta.
suficientes, à medida que o auditor tenha um elevado grau de convencimento a respeito da realidade ou veracidade dos fatos examinados.
adequadas, à medida que os testes ou exames realizados são apropriados à natureza e características dos fatos examinados.
pertinentes, à medida que há coerência com as observações, conclusões e recomendações da auditoria.
guiadas por critérios de importância relativa e de níveis de riscos improváveis.
Auditoria - Auditoria Independente - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2005
De acordo com a extensão dos trabalhos, a auditoria pode ser classifi ca em:
Auditoria geral, parcial ou específi ca e limitada.
Auditoria geral, parcial ou específi ca, limitada e por revisão analítica.
Auditoria integral, parcial ou específi ca e geral.
Auditoria integral, parcial ou específi ca e limitada.
Auditoria - Auditoria Independente - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2005
De acordo com a profundidade, a auditoria pode ser classifi cada em:
Auditoria integral, geral e por amostragem.
Auditoria integral, por amostragem e por revisão analítica.
Auditoria permanente, integral, analítica e geral.
Auditoria permanente, geral e por revisão analítica.
Um auditor independente foi contratado para emitir parecer de auditoria independente da empresa Flores da Amazônia sobre as demonstrações financeiras encerradas em 31/12/X0. Sua opinião até a data do encerramento de seus trabalhos, ocorrida em 30/04/X1, era pela emissão de Parecer Limpo, ou seja, sem ressalvas. Porém, nesta mesma data (30/04/X1) o controle acionário da auditada foi adquirido por outra empresa. Em face do ocorrido, o auditor independente deve emitir:
Parecer com Ressalva de sujeito a;
Parecer com Ressalva de exceto por;
Negativa de Opinião;
Parecer Limpo, desde que incluída nota explicativa às demonstrações financeiras abordando o evento subsequente mencionado;
Parecer Limpo, desde que incluída nota explicativa às demonstrações financeiras abordando o evento subsequente mencionado, devendo também retroagir a nova posição acionária nas demonstrações contábeis de 31/12/X0.
Uma das situações que levam o auditor a não emitir o parecer limpo (padrão) é a existência de limite no escopo do exame. Este limite significa que:
o auditor não conseguiu procedimentos usuais de auditoria no sentido de constatar a veracidade das informações contidas nas demonstrações contábeis.
os princípios contábeis não foram aplicados com uniformidade, havendo interpretações equivocadas de sua aplicação.
as demonstrações contábeis do ano anterior foram examinadas por outros auditores independentes, limitando o alcance dos testes realizados pelos auditores que estão realizando o exame no exercício atual.
as demonstrações contábeis não representam adequadamente a posição patrimonial e financeira e o resultado das operações em virtude de inconsistência nos testes de observância.
parte das demonstrações contábeis foi auditada por outros auditores independentes, não havendo acesso às informações por parte dos auditores que estão realizando o exame agora.
Quanto à avaliação do ambiente de controle existente, o auditor deve considerar
Os tipos de risco de auditoria são:
O auditor independente desconfiou que a empresa By Pass lançou no mês de dezembro de X0 diversas despesas administrativas em centros de custos de produtos em processo de fabricação que seriam acabados e vendidos no ano de X1. Tal procedimento acarreta, dentre outros fatores, em 31/12/X0:
a melhora do rateio do Custo dos Produtos Vendidos;
a piora da avaliação dos estoques;
não produz qualquer resultado nas demonstrações financeiras de 31/12/X0;
o aumento do Lucro ou diminuição do prejuízo do exercício;
a diminuição do Lucro ou piora do prejuízo do exercício.
A carta de responsabilidade da administração da empresa tem por objetivo assegurar que o auditor foi informado e teve acesso a todas as informações necessárias para conclusão dos seus trabalhos. Essa carta deve ser emitida com a mesma data do(a):
balanço patrimonial.
início dos trabalhos dos auditores.
parecer dos auditores.
relatório da administração.
publicação das demonstrações contábeis.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...