Lista completa de Questões de Auditoria do ano 2005 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A modalidade de auditoria que apresenta como desvantagem a possibilidade de desconhecimento por parte do auditado de práticas de auditoria é a:
auto-auditoria;
auditoria indireta;
auditoria interáreas;
auditoria à distância;
auditoria com presença física do auditor.
A auditoria interna, uma atividade de avaliação independente e de assessoramento da administração, está estruturada em procedimentos técnicos, objetivos, sistemáticos e disciplinados, com o fim de agregar valor ao resultado da organização, aperfeiçoando, entre outros, os processos, por meio de recomendação de soluções. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.
É fundamental que o auditor interno tenha como objetivo a análise das demonstrações contábeis para averiguar se essas expressam adequadamente a posição financeira da entidade e, dessa forma, assessorar melhor a administração e demais entidades interessadas.
Não é competência da auditoria interna a eficácia das informações físicas, contábeis e financeiras da empresa.
O auditor interno tem autonomia profissional, podendo, inclusive, realizar trabalhos de forma compartilhada com profissionais de outras áreas, desde que faça divisão de tarefas, considerando a formação técnica dos participantes.
Não compete à auditoria interna identificar e assegurar o conhecimento de obrigações passivas decorrentes de processos judiciais à administração da empresa, dado que essa área é gerida pelo setor jurídico da empresa.
O auditor interno é responsável pela implementação do controle interno, dessa forma, é correto afirmar que a expressão controle interno é sinônimo de auditoria interna.
São procedimentos eficientes de segregação de funções:
regular que as tarefas de controle físico dos estoques e expedição sejam atribuições do departamento de expedição.
delegar ao gerente financeiro ou ao diretor financeiro da entidade procuração para realizar o pagamento de todos os gastos.
manter a controladoria e a contabilidade independentes da tesouraria da entidade.
permitir ao departamento de vendas analisar e conceder crédito aos clientes.
autorizar o departamento de compras a efetivar os pagamentos de matérias primas.
Quanto às definições e conceitos de auditoria, assinale a alternativa incorreta.
Auditoria é a técnica contábil que tem como objetivo realizar a correção de erros administrativos e de gestão.
Auditoria é uma técnica contábil que compreende o exame de documentos, livros e registros, inspeções e obtenção de informações e confi rmações, internas e externas, relacionadas com o controle do patrimônio, objetivando mensurar a exatidão desses registros e das demonstrações contábeis deles decorrentes.
Auditoria é uma tecnologia contábil aplicada ao sistemático exame dos registros, demonstrações e de quaisquer informes ou elementos de consideração contábil, visando a apresentar opiniões, conclusões, críticas e orientações sobre situações ou fenômenos patrimoniais da riqueza aziendal, pública ou privada, quer ocorridos, quer por ocorrer ou prospectados e diagnosticados.
A auditoria das demonstrações contábeis constitui o conjunto de procedimentos técnicos que tem por objetivo a emissão de parecer sobre a sua adequação, consoante os Princípios Fundamentais de Contabilidade e as Normas Brasileiras de Contabilidade e, no que for pertinente, a legislação específica.
De acordo com as Normas Técnicas de Auditoria (NBC T´s), assinale a alternativa incorreta.
Os procedimentos de auditoria interna são os exames, incluindo testes de observância e testes substantivos, que permitem ao auditor interno obter provas sufi cientes para fundamentar suas conclusões e recomendações.
A auditoria interna constitui o conjunto de procedimentos técnicos que tem por objetivo examinar a integridade, adequação e efi cácia dos controles internos e das informações físicas, contábeis, financeiras e operacionais da Entidade.
O planejamento do trabalho de auditoria interna compreende os exames preliminares da Entidade, para defi nir a amplitude do trabalho a ser realizado de acordo com as diretivas estabelecidas pela administração.
O auditor interno, ao contrário do auditor externo, não precisa documentar, através de papéis de trabalho, todos os elementos signifi cativos dos exames realizados, que evidenciem ter sido a auditoria interna executada de acordo com as normas aplicáveis, pois é, como o próprio nome se auto-explica, auditoria interna, sendo de interesse somente dos acionistas majoritários da entidade.
Assinale a alternativa incorreta sobre as Normas de Auditoria.
O auditor interno deve assessorar a administração no trabalho de prevenção de erros e fraudes, obrigando-se a informá-la, de maneira reservada, sobre quaisquer indícios ou confi rmações de erros ou fraudes detectados no decorrer de seu trabalho.
O auditor interno, devido a sua posição funcional (subordinado a alta administração), não deve ter sua autonomia profi ssional.
O auditor interno, quando previamente estabelecido com a administração da Entidade em que atua, e, no âmbito do planejamento conjunto de trabalho a realizar, deve apresentar os seus papéis de trabalho ao auditor independente e entregar-lhe cópias, quando este entender necessário.
O auditor interno pode realizar trabalhos de forma compartilhada com profi ssionais de outras áreas, situação em que a equipe fará a divisão de tarefas, segundo a habilitação técnica e legal dos seus participantes.
A auditoria interna constitui parte integrante da estrutura orgânica da entidade. É CORRETO afirmar que os objetivos da auditoria interna estão voltados, primordialmente, para:
a avaliação e detecção de erros e desvios nas demonstrações contábeis da entidade.
a descoberta de fraudes, erros e desvios que podem ser praticados pela direção superior da entidade.
a análise da eficácia dos controles contábeis da entidade e validação das demonstrações financeiras divulgadas.
o exame da integridade, adequação e eficácia dos controles internos e das informações físicas, contábeis, financeiras e operacionais da entidade.
Existem semelhanças entre a auditoria interna e a auditoria independente. Portanto, é CORRETO afirmar que:
os objetivos de auditoria interna e os de auditoria independente são os mesmos.
o auditor interno e o independente apóiam seus trabalhos no sistema de controle interno.
também é função do auditor interno emitir opinião sobre a fidedignidade das demonstrações contábeis publicadas.
o auditor interno e o auditor independente guardam vínculo empregatício com a empresa para a qual prestam seus serviços.
No planejamento dos trabalhos de Auditoria Interna devem ser considerados, dentre outros, os seguinte fatores relevantes, EXCETO:
o uso do trabalho de especialistas;
os resultados dos testes de observância e dos testes substantivos;
os riscos de auditoria;
o conhecimento da missão e dos objetivos estratégicos da entidade auditada;
as orientações e expectativas externadas pela Administração aos auditores internos.
A auditoria é composta de técnicas de investigação que, tomadas em conjunto, permitem a formação fundamentada da opinião por parte do sistema de controle interno do Poder Executivo. Essas técnicas são agrupadas em determinados tipos básicos. Com relação a esse assunto, julgue os itens subseqüentes.
Considerando que determinado órgão estabeleça um programa para análise de crédito, em que todas as operações com valores superiores a R$ 50.000,00 e 10% das operações com valores inferiores a R$ 50.000,00 devam ser apuradas, é correto afirmar que a técnica de auditoria empregada nesse processo é a de cut-off.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...