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A auditoria governamental consiste no conjunto de técnicas que visa avaliar a gestão pública. De acordo com esses preceitos técnicos, julgue os itens seguintes.
Técnicas de auditoria são processos e ferramentas operacionais de que se serve o controle para obtenção de evidências. As diversas classificações dessas técnicas incluem a análise documental, o exame dos registros, os testes de transações e saldos e a inspeção física.
A auditoria governamental consiste no conjunto de técnicas que visa avaliar a gestão pública. De acordo com esses preceitos técnicos, julgue os itens seguintes.
Avaliação dos controles gerenciais internos, irregularidades e falhas no ciclo operacional, causas de desperdícios, avaliação de critérios e procedimentos na área do planejamento estratégico são alguns dos itens que resultam na auditoria operacional.
O auditor do Tribunal de Contas da União, ao avaliar as contas de um órgão público e constatar a presença de dano ao erário, julgará as contas
regulares.
regulares com ressalva.
improcedentes, sem emissão de opinião.
irregulares.
a regularizar, permitindo a correção.
O procedimento adotado pelo Tribunal de Contas da União, quando julga as contas objeto de análise como regulares com ressalva, deverá
dar quitação parcial, requerendo ao responsável que faça a correção dos pontos pendentes.
suspender o termo de quitação até que o responsável corrija os erros, para então emiti-lo.
enviar as irregularidades para o Ministério Público e ajuizar as ações civis e criminais cabíveis.
dar quitação ao responsável determinando a adoção de medidas corretivas das improcedências identificadas.
condenar o responsável, aplicando-lhe multa compatível com a impropriedade constatada.
O Sistema de Contabilidade Federal não tem como objetivo evidenciar
os créditos adicionais aos orçamentos vigentes da União.
os custos dos programas e das unidades da Administração Pública Federal.
a aplicação dos recursos da União pelas unidades da Federação beneficiadas.
a renúncia de receitas de órgãos e entidades federais.
as receitas obtidas pelas unidades da Federação e os recursos aplicados.
O auditor do Tribunal de Contas da União, ao analisar uma área de licitações de contratos, com relação a se os controles internos, desta área, garantem o controle a um custo mínimo, estará efetuando uma avaliação de
quantificação
economicidade
controle
eficiência de gestão
eficácia
O auditor do Tribunal de Contas da União, somente com base na verificação de que a entidade auditada possui objetivos claros, orçamento adequado aos seus objetivos e a não-existência de possibilidade de comprometimento de suas atividades, pode afirmar que
na avaliação de risco, a empresa não possui fatores que possam comprometer o alcance de seus objetivos.
na avaliação das atividades de controle, a empresa possui fatores que possam comprometer o alcance de seus objetivos.
garante a informação e comunicação interna, permitindo captar e manipular as informações de forma adequada.
não oferece risco de controle do pessoal, nem de fraude ou erro nas operações da organização.
todos os componentes do controle interno estão adequados e com o funcionamento compatível com as necessidades da empresa.
No processo de auditoria operacional do Tribunal de Contas da União, uma das metodologias utilizadas para apresentação dos dados coletados, são modelos analíticos. Assim, o modelo de Marco Lógico
determina a existência de controles do ambiente e estatísticos.
pressupõe a existência de um completo sistema de gestão de informações gerenciais.
é definido pela análise dos fatores ambientais externos e internos que influenciam no negócio da empresa.
estabelece procedimentos de levantamento de processos e dados para divulgação aos gestores.
exemplifica como a empresa desenvolve suas atividades, detalhando todos os processos existentes.
O Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal tem as seguintes finalidades, exceto:
avaliar o cumprimento das metas previstas no Plano Plurianual, a execução dos programas de governo e dos orçamentos da União.
apreciar as contas prestadas anualmente pelo Presidente da República.
comprovar a legalidade e avaliar os resultados, quanto à eficácia e à eficiência da gestão orçamentária, financeira e patrimonial nos órgãos e nas entidades da Administração Pública Federal, bem como da aplicação de recursos públicos por entidades de direito privado.
garantias, bem como dos direitos e haveres da União.
apoiar o controle externo no exercício de sua missão institucional.
O planejamento das ações de controle adotado no Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal dividese em quatro grandes tópicos, com a seguinte estrutura, exceto:
Orçamento Global do Ministério.
Hierarquização.
Programas e Programações sob controle.
Ações sob controle.
Agenda Política do Ministério.
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