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Nos termos da Instrução Normativa n. 001/2001, da Secretaria Federal de Controle, a Auditoria Governamental direta pode assumir as seguintes formas:
centralizada, descentralizada e integrada.
simplificada, compartilhada e terceirizada.
concentrada, simplificada e difusa.
concentrada, desconcentrada e delegada.
simplificada, compartilhada e desconcentrada.
Na emissão do Relatório de Auditoria realizada com base no processo de Tomada e Prestação de Contas do órgão ou entidades examinadas, é necessário que se atenda aos seguintes requisitos, exceto:
identificar o número do processo, o período examinado e a unidade ou entidade examinada.
indicar as normas que instruam o processo de Tomada ou Prestação de Contas.
identificar o passivo trabalhista do órgão ou entidade examinada.
definir o objetivo da auditoria e identificar as demonstrações financeiras examinadas, no caso de auditoria contábil.
declarar ter o exame sido efetuado por amostragem, na extensão julgada necessária e de acordo com as normas de auditoria aplicáveis ao Serviço Público Federal.
Devem ser mantidos à disposição dos órgãos de controle por cinco anos a contar da data de julgamento das contas dos responsáveis pelo Tribunal de Contas da União.
o Programa de Educação Profissional Continuada.
o Exame Nacional de Qualificação Técnica.
o Cadastro Nacional de Auditores Independentes.
a Revisão Externa de Qualidade pelos Pares.
a Supervisão e Controle de Qualidade Externa.
Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta, quanto às Auditorias do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal.
I - Auditoria Operacional: consiste em avaliar as ações gerenciais e os procedimentos relacionados ao processo operacional, ou parte dele, das unidades ou entidades da administração pública federal, programas de governo, projetos, atividades, ou segmentos destes.
I - Auditoria de Avaliação da Gestão: consiste em verificar as datas de início e fim da execução de contratos, acordos, convênios ou ajustes.
III - Auditoria Especial: objetiva o exame de fatos ou situações consideradas relevantes, de natureza incomum ou extraordinária, sendo realizadas para atender determinação expressa de autoridade competente. Classifica-se nesse tipo os demais trabalhos auditoriais não inseridos em outras classes de atividades.
O Relatório é a exposição adequadamente pormenorizada de circunstância, fato ou objeto. É uma forma de comunicação e deve atender à diversas técnicas, exceto:
De acordo com as técnicas de elaboração de Relatórios, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta, quanto aos seus atributos.
I - Extensão: suficiente para atingir o objetivo pretendido e cumprir sua função principal que é informar. Devem ser evitadas lucubrações desnecessárias. Deve-se ter em mente o (a) destinatário (s) do Relatório e assim o tipo e nível de informação requeridos. Esclarecimentos, comprovação, detalhes para consulta opcional, se for o caso, devem ser englobados em Anexos. A eficiência do Relatório pode ser medida pela relação entre a quantidade de informação que este encerra e o número de palavras utilizadas para este fim, e não pelo seu tamanho.
II - Comunicação: correta e agradável; grafia e pontuação correta; tom apropriado; envolvimento lógico e redundância adequada para reforço da clareza. Dar preferência para a forma impessoal ou para a primeira pessoa do plural. A primeira pessoa do singular pode ser adotada em casos especiais. Não usar gíria ou palavras de sentido figurado. Termos em língua estrangeira, quando indispensáveis, deverão ser colocados entre aspas.
III - Objetividade: a matéria relatada deve se cingir ao escopo do Relatório. No caso de ser necessária a abordagem de assuntos paralelos, esta deve ser breve e destacada por parêntese ou em nota de rodapé.
De acordo com as normas do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal, quanto às finalidades e objetivos, assinale a alternativa incorreta:
avaliar a ação governamental, a gestão dos administradores públicos federais e a aplicação de recursos públicos por entidades de Direito Privado, por intermédio da fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial.
avaliar o cumprimento das metas previstas no Plano Plurianual, a execução dos programas de governo e dos orçamentos da União.
comprovar a legalidade e avaliar os resultados, quanto à eficácia e à eficiência da gestão orçamentária, financeira e patrimonial nos órgãos e entidades da Administração Pública Federal, bem como da aplicação de recursos públicos por entidades de direito privado.
exercer o controle das operações de crédito, avais e garantias, bem como dos direitos e haveres da União;
apoiar a decisão dos gestores no exercício de sua missão institucional.
Para que o Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal, possa atingir as suas finalidades básicas diversas atividades essenciais, exceto:
avaliar o cumprimento das metas do Plano Plurianual.
avaliar a execução dos programas de governo.
avaliar a execução dos orçamentos da União.
avaliar a gestão dos administradores públicos
avaliar a aplicação dos recursos das entidades de Direito Privado.
Quanto à abrangência de atuação do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. A abrangência de atuação do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal inclui as atividades de gestão das unidades da administração direta, entidades da Administração Indireta Federal, programas de trabalho, recursos e sistemas de controles administrativo, operacional e contábil, projetos financiados por recursos externos, projetos de cooperação junto a organismos internacionais, a aplicação de quaisquer recursos repassados pela União mediante contratos de gestão, transferências a fundo, convênio, acordo, ajuste ou outro instrumento congênere.
II. Estão sujeitos à atuação do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal quaisquer pessoas física ou jurídica, pública ou privada, que utilize, arrecade, guarde, gerencie ou administre dinheiros, bens e valores públicos ou pelos quais a União responda, ou que, em nome desta, assuma obrigações de natureza pecuniária, exceto as agências autônomas, executivas e reguladoras.
III. As pessoas física ou jurídica, pública ou privada, sujeitam-se à atuação do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal mediante os processos de Tomada de Contas e Prestação de Contas.
Apenas as afirmativas I e III estão certas.
Apenas a afirmativa I está certa.
Todas as afirmativas estão certas.
Apenas a afirmativa II está certa.
Apenas as afirmativas I e II estão erradas.
Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta, quanto às Auditorias do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal.
I. Auditoria de Avaliação da Gestão: esse tipo de auditoria objetiva as datas de início e fim da execução de contratos, acordos, convênios ou ajustes.
II. Auditoria de Acompanhamento da Gestão: realizada ao longo dos processos de gestão.
III. Auditoria Contábil: compreende o exame dos registros e documentos e na coleta de informações e confirmações, mediante procedimentos específicos, pertinentes ao controle do patrimônio de uma unidade, entidade ou projeto.
Apenas as afirmativas I e III estão certas.
Apenas a afirmativa I está certa.
Todas as afirmativas estão certas.
Apenas a afirmativa II está certa.
Apenas as afirmativas II e III estão certas.
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