Lista completa de Questões de Auditoria do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O Relatório é a exposição adequadamente pormenorizada de circunstância, fato ou objeto. Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Quanto ao alcance: devem ser preliminares (abrangência ou profundidade restritas); de progresso (relativos a um período; relacionado com períodos anteriores e com o posterior) e finais (completos em si).
II. Quanto às finalidades: informar para efeitos posteriores; manter um repositório de dados e informações de valor técnico, científico ou administrativo.
III. Quanto à periodicidade: constante (anuais, mancais, diários, etc.); variável (circunstanciais mas seqüentes e dependentes); singulares (isolados e independentes).
Apenas a afirmativa III está certa.
Apenas a afirmativa I está certa.
Todas as afirmativas estão certas.
Apenas a afirmativa II está errada.
Apenas as afirmativas I e II estão erradas.
De acordo com as técnicas de elaboração de relatórios, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta, quanto aos seus atributos.
I. Precisão: os informes deverão ser precisos e corretos. Em caso de dúvida insanável ou na falta da comprovação, esta situação deve ser explicitada (cerca de, aproximadamente, segundo fulano, prevê-se que, é provável, etc.).
II. Concluimento: um Relatório deve produzir resultados. A reprovação da essência da mensagem central ao início do Relatório ou nos últimos parágrafos, como fecho do mesmo, facilitará este objetivo.
III. Apresentação: deve ter boa apresentação; limpeza; índice correto; espaçamento das linhas; margens; encadernação (quando for o caso).
Apenas as afirmativas I e III estão certas.
Apenas a afirmativa I está errada.
Todas as afirmativas estão certas
Apenas a afirmativa III está errada.
Apenas as afirmativas I e II estão erradas.
O auditor externo, para elaborar e consubstanciar seu relatório circunstanciado sobre os processos de informação e comunicação, deve avaliar se os processos
Julgue os itens que se seguem, relativos às peculiaridades das tomadas e prestações de contas e às atribuições do Tribunal de Contas da União (TCU).
Serão consideradas representações as exposições dirigidas aos colegiados ou aos relatores acerca de irregularidade, ilegalidade ou omissão verificada em assuntos de competência do TCU. As representações podem ser feitas pelas unidades técnicas do TCU ou equipes de auditoria.
A auditoria apresentada sob a forma de exames parciais, sem aplicação de todas as normas de auditoria, é denominada:
auditoria geral;
revisão ilimitada;
auditoria específica;
revisão limitada;
auditoria parcial.
Em relação à relevância na auditoria independente, é correto afirmar que
O auditor independente da Cia. Penápolis solicitou à entidade que expedisse cartas para alguns clientes da companhia, a fim de que confirmassem, por meio de correspondência dirigida pessoalmente ao auditor, os valores constantes de uma relação de duplicatas de seu aceite que ainda não teriam sido liquidadas. Trata-se, portanto, de um pedido de confirmação
Quando há uma limitação significativa imposta pela entidade, à extensão do trabalho do auditor independente, esse deve emitir um parecer
Considere as seguintes assertivas:
I. A Auditoria Externa ou Independente compreende os exames, análises, avaliações, levantamentos e comprovações, metodologicamente estruturados para a avaliação da integridade, adequação, eficácia, eficiência e economicidade dos processos, dos sistemas de informações e de controles internos integrados ao ambiente e de gerenciamento de riscos, com vistas a assistir à administração da entidade no cumprimento de seus objetivos.
II. A Auditoria Interna deve assessorar a administração da entidade no trabalho de prevenção de fraudes e erros, obrigando-se a informá-la, sempre por escrito, de maneira reservada, sobre quaisquer indícios ou confirmações de irregularidades detectadas no decorrer de seu trabalho.
III. O objetivo principal da Auditoria Independente está voltado para a emissão de parecer sobre a adequação das demonstrações financeiras e contábeis das organizações.
IV. Os procedimentos de Auditoria Interna constituem exames e investigações, incluindo testes de observância e testes substantivos, que permitem ao auditor interno obter subsídios suficientes para fundamentar suas conclusões e recomendações à administração da entidade.
Está correto o que se afirma APENAS em
O parecer do auditor independente deve, entre outras, ater-se à seguinte norma:
Nas Demonstrações Contábeis, o período entre a data do término do exercício social e da emissão do parecer é denominado período subseqüente, devendo o auditor desconsiderá-lo como parte normal da auditoria.
Uma vez tomado conhecimento de eventos que afetam de maneira relevante as Demonstrações Contábeis, o auditor deve verificar se eles foram contabilizados e demonstrados de forma adequada. Caso contrário, o auditor deve emitir seu parecer com ressalva ou adverso, independentemente de quaisquer medidas em relação à administração.
A contratação de uma auditoria independente para opinar somente sobre o balanço patrimonial e não sobre as demais demonstrações contábeis é possível e não caracteriza uma limitação na sua extensão, mas somente uma auditoria de objetivo limitado.
Os elementos básicos de um parecer são compostos por parágrafos referentes à identificação das demonstrações contábeis e à definição das responsabilidades da administração e dos auditores e parágrafo referente à opinião sobre as demonstrações contábeis.
Tendo em vista a preservação do interesse público e a segurança da sociedade, a propriedade do pressuposto da continuidade operacional da entidade aplica- se às pessoas jurídicas de direito público interno em qualquer situação.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...