Lista completa de Questões de Auditoria do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Quanto à conceituação de fraude e erro, considere as afirmações abaixo.
I. A empresa programa seu sistema para, na apuração da base de cálculo do ISS, desconsiderar notas fiscais de prestação de serviços de valores superiores a R$ 5.000,00.
II. O fiscal de tributos ao examinar o livro de registro de notas fiscais de serviços e apuração do ISS percebe que a empresa não escriturou a nota de número 111, mas o valor do tributo foi recolhido corretamente.
III. A empresa registra os serviços efetivamente formalizados através de contrato, sendo que os serviços de pequeno valor, recebidos em dinheiro, no caixa da empresa e sem emissão de notas fiscais, ficam em uma conta em nome do sócio.
As situações I, II e III constituem-se, respectivamente:
O erro máximo na população que o auditor está disposto a aceitar e, ainda assim, concluir que o resultado da amostra atingiu o objetivo da auditoria, é denominado erro
Aos atos voluntários de omissão e manipulação de transações, adulteração de documentos, registros e demonstrações contábeis, é aplicada a denominação de:
erros;
irregularidades;
distorções;
fraude;
inaplicabilidade.
A responsabilidade primária na prevenção e detecção de fraudes em uma organização é:
da auditoria interna;
da administração da entidade;
do departamento contábil da entidade;
da controladoria;
da auditoria externa.
O auditor ao avaliar as demonstrações contábeis da empresa Sesconde S.A, detecta erros relevantes no início do trabalho, nessa situação deve o auditor:
findar os trabalhos e estabelecer o parecer técnico a ser dado.
comunicar a administração da empresa e recomendar medidas corretivas.
suspender os trabalhos até que se concluam as discussões sobre os erros.
informar aos órgãos de classe e à fiscalização sobre as irregularidades.
obrigar a empresa a fazer as regularizações para dar continuidade na auditoria.
Sobre fraude e erro, é correto afirmar que
O auditor interno ao realizar o processo de avaliação das rotinas a seguir, constata que
I. uma nota fiscal de compras de material de escritório, que o analista contábil havia guardado em sua gaveta para posterior registro, não foi lançada;
II. em virtude de problemas no setor de faturamento da empresa, o gerente de logística, que tinha urgência em realizar a entrega da mercadoria a um cliente especial, utilizou uma nota fiscal de um outro cliente que já havia recebido a mercadoria com a mesma especificação e quantidade para atender essa urgência;
III. o gerente de tecnologia da informação, por solicitação do departamento de contabilidade, ajustou o sistema de estoques para que, todas as vezes em que o saldo de mercadorias no sistema estiver abaixo da quantidade vendida, sejam baixados somente os itens existentes no sistema.
Com base nas considerações anteriores e de acordo com as definições convencionadas de fraude e erro, podemos afirmar que houve, respectivamente
I. Fraude; II. Fraude; III. Fraude
I. Erro; II. Erro; III. Fraude
I. Erro; II. Erro; III. Erro
I. Fraude; II. Fraude; III. Erro
I. Erro; II. Fraude; III. Fraude
Assinale, entre as opções abaixo, aquela que - à luz da interpretação do Conselho Federal de Contabilidade - não é caracterizada como fraude.
Interpretação incorreta das normas contábeis.
Supressão ou omissão de transações nos registros contábeis.
Manipulação, falsificação ou alteração de registros ou documentos, de modo a modificar os registros de ativos, passivos ou resultados.
Registro de transações sem comprovação.
Aplicação de práticas contábeis indevidas.
Em relação às normas profissionais, é correto afirmar que o auditor independente
Auditoria - Normas Profissionais de Auditor Independente - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Auditoria pode ser definida como o conjunto de procedimentos que compreende o exame de documentos e registros, inspeções e obtenção de informações e confirmações internas e externas, relacionadas com o controle patrimonial e com o objetivo de mensurar a exatidão desses registros e das demonstrações deles decorrentes. No que se refere a auditoria, julgue os itens subseqüentes.
O auditor deve assegurar o sigilo relativamente às informações obtidas na empresa auditada enquanto durar o trabalho de auditoria, deixando de existir esse dever de manter o sigilo quando terminados os compromissos contratuais.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...