Questões de Auditoria do ano 2006

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Os Papéis de Trabalho são a base física da documentação das atividades de auditoria e fiscalização. Neles são registrados dados da unidade/entidade auditada ou do programa fiscalizado, fatos e informações obtidas, as etapas preliminares e o trabalho efetuado pela equipe responsável, bem como suas conclusões sobre os exames realizados. Entre suas finalidades, excetua-se a de

  • A.

    auxiliar na execução dos exames.

  • B.

    servir de prova processual junto ao TCU.

  • C.

    evidenciar o trabalho feito e as conclusões emitidas.

  • D.

    servir de suporte aos relatórios.

  • E.

    constituir um registro que possibilite consultas posteriores, a fim de se obter detalhes relacionados com a atividade de controle realizada.

Os papéis de trabalho são o conjunto de documentos e apontamentos com informações e provas coligidas pelo auditor e que constituem a evidência do trabalho executado e o fundamento de sua opinião. Indique, entre as seguintes afirmativas, aquela que não se aplica aos papéis de trabalho.

  • A.

    Devem ser conservados em boa guarda pelo período de cinco anos a partir da data da emissão do parecer a que serviram de fundamento.

  • B.

    Devem conter informações relativas ao planejamento da auditoria.

  • C.

    Quando podem ser utilizados por mais de um período, são classificados como 'permanentes'.

  • D.

    Arquivos mantidos em meios ópticos ou magnéticos não podem ser classificados como papéis de trabalho.

  • E.

    Podem ser padronizados ou não.

De acordo com as Normas Brasileiras de Contabilidade, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta, quanto à confidencialidade, custódia e propriedade dos papéis de trabalho:

 I - O auditor deve adotar procedimentos apropriados para manter a custódia dos papéis de trabalho pelo prazo de cinco anos, a partir da data de emissão do seu parecer.

 II - A confidencialidade dos papéis de trabalho é dever permanente do auditor.

III - Os papéis de trabalho são de propriedade exclusiva da entidade. Partes ou excertos destes podem, a critério da entidade, ser postos à disposição da auditoria.

  • A. Apenas as afirmativas I e III estão certas.
  • B. Apenas a afirmativa I está certa.
  • C. Todas as afirmativas estão certas.
  • D. Apenas a afirmativa III está errada.
  • E. Apenas as afirmativas I e II estão erradas.

De acordo com as Normas Brasileiras de Contabilidade, assinale a alternativa que não afeta os papéis de trabalho quanto à forma e o conteúdo:

  • A.

    natureza do trabalho.

  • B.

    natureza e planejamento das atividades a serem desenvolvidas pelo auditor.

  • C.

    natureza e condição dos sistemas contábeis e de controle interno da entidade.

  • D.

    direção, supervisão e revisão do trabalho executado pela equipe técnica.

  • E.

    metodologia e tecnologia utilizadas no curso dos trabalhos.

Auditoria pode ser definida como o conjunto de procedimentos que compreende o exame de documentos e registros, inspeções e obtenção de informações e confirmações internas e externas, relacionadas com o controle patrimonial e com o objetivo de mensurar a exatidão desses registros e das demonstrações deles decorrentes. No que se refere a auditoria, julgue os itens subseqüentes.

No caso de ter havido alterações em procedimentos contábeis e de os efeitos dessas alterações estarem adequadamente determinados e revelados nas demonstrações contábeis, o parecer do auditor deve ser sem ressalvas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação à discriminação e ao conteúdo dos elementos básicos do parecer do auditor independente, é INCORRETO afirmar:

  • A. O título "Parecer dos Auditores Independentes" deve ser usado para evitar que não seja confundido com os pareceres ou relatórios emitidos por outros órgãos.
  • B. O parecer deve ser endereçado aos acionistas, à administração da entidade cujas demonstrações estejam sendo auditadas e, em outras circunstâncias, deverá ser dirigido ao público em geral.
  • C. Na data do parecer, o dia deve corresponder ao de conclusão dos trabalhos na entidade auditada.
  • D. O parecer dos auditores independentes deve ser assinado pelo contador responsável pelos trabalhos e conter seu número de registro no Conselho Regional de Contabilidade.
  • E. O parecer dos auditores independentes deve indicar o endereço do auditor, bastando para tal a menção da cidade onde o auditor tem o escritório responsável pelo atendimento à entidade a que se refere o parecer.

A elaboração do Parecer dos Auditores Independentes deve atender, conforme as Normas Brasileiras de Contabilidade, à exigência seguinte:

  • A. Ocorrendo limitação na extensão do seu trabalho o auditor pode emitir parecer sem ressalva, independentemente dos efeitos que tenham ocasionado nas demonstrações contábeis.
  • B. A limitação na extensão do trabalho deve conduzir à opinião com ressalva, somente.
  • C. O auditor deve emitir parecer com abstenção de opinião quando verificar que as demonstrações contábeis estão incorretas ou incompletas em tal magnitude que impossibilite a emissão do parecer com ressalva.
  • D. A abstenção de opinião em relação às demonstrações contábeis elimina a responsabilidade do auditor de mencionar, no parecer, qualquer desvio relevante que possa influenciar a decisão do usuário dessas demonstrações.
  • E. Quando ocorrer incerteza em relação a fato relevante, cujo desfecho poderá afetar significativamente a posição patrimonial e financeira da entidade, bem como os resultados das suas operações, o auditor deve adicionar um parágrafo de ênfase em seu parecer.

Ao auditar as demonstrações contábeis de uma empresa, o auditor constata que o saldo da conta outros créditos, no ativo circulante, representa mais de 10% do total deste grupo. Ao discutir o ponto relevante com a administração da empresa, seus diretores afirmam que é prática da empresa divulgar desta forma e que não realizará as modificações solicitadas pela auditoria. Desta forma a auditoria deverá

  • A. recusar-se a emitir parecer pois evidencia uma limitação de escopo.
  • B. emitir parecer sem ressalva, pois não passa de uma formalidade.
  • C. emitir parecer com negativa de opinião, por não conseguir concluir seus trabalhos.
  • D. emitir parecer adverso por evidenciar que as demonstrações contábeis não representam a situação econômico-financeira da empresa.
  • E. emitir parecer com ressalva, por haver discordância com a administração da entidade a respeito de conteúdo e forma de apresentação.

Com relação à auditoria, seus princípios, conceitos e normas aplicáveis, julgue os itens subseqüentes. Uma tendência recente, que constitui um novo desafio para a auditoria, sob o impacto das tecnologias da informação, é reduzir os prazos de realização dos trabalhos e emissão de opinião, para que as demonstrações contábeis possam ser divulgadas prontamente, já com o parecer dos auditores.

  • C. Certo
  • E. Errado

O parecer do Auditor inclui os(a)

  • A.

    problemas administrativos observados

  • B.

    natureza do exame e as conclusões alcançadas.

  • C.

    problemas de controle administrativo constatados

  • D. procedimentos de auditoria executados.
  • E.

    fatos administrativos realizados.

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