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Os Papéis de Trabalho são a base física da documentação das atividades de auditoria e fiscalização. Neles são registrados dados da unidade/entidade auditada ou do programa fiscalizado, fatos e informações obtidas, as etapas preliminares e o trabalho efetuado pela equipe responsável, bem como suas conclusões sobre os exames realizados. Entre suas finalidades, excetua-se a de
auxiliar na execução dos exames.
servir de prova processual junto ao TCU.
evidenciar o trabalho feito e as conclusões emitidas.
servir de suporte aos relatórios.
constituir um registro que possibilite consultas posteriores, a fim de se obter detalhes relacionados com a atividade de controle realizada.
Os papéis de trabalho são o conjunto de documentos e apontamentos com informações e provas coligidas pelo auditor e que constituem a evidência do trabalho executado e o fundamento de sua opinião. Indique, entre as seguintes afirmativas, aquela que não se aplica aos papéis de trabalho.
Devem ser conservados em boa guarda pelo período de cinco anos a partir da data da emissão do parecer a que serviram de fundamento.
Devem conter informações relativas ao planejamento da auditoria.
Quando podem ser utilizados por mais de um período, são classificados como 'permanentes'.
Arquivos mantidos em meios ópticos ou magnéticos não podem ser classificados como papéis de trabalho.
Podem ser padronizados ou não.
De acordo com as Normas Brasileiras de Contabilidade, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta, quanto à confidencialidade, custódia e propriedade dos papéis de trabalho:
I - O auditor deve adotar procedimentos apropriados para manter a custódia dos papéis de trabalho pelo prazo de cinco anos, a partir da data de emissão do seu parecer.
II - A confidencialidade dos papéis de trabalho é dever permanente do auditor.
III - Os papéis de trabalho são de propriedade exclusiva da entidade. Partes ou excertos destes podem, a critério da entidade, ser postos à disposição da auditoria.
De acordo com as Normas Brasileiras de Contabilidade, assinale a alternativa que não afeta os papéis de trabalho quanto à forma e o conteúdo:
natureza do trabalho.
natureza e planejamento das atividades a serem desenvolvidas pelo auditor.
natureza e condição dos sistemas contábeis e de controle interno da entidade.
direção, supervisão e revisão do trabalho executado pela equipe técnica.
metodologia e tecnologia utilizadas no curso dos trabalhos.
Auditoria - Parecer de Auditoria e Opinião do Auditor - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Auditoria pode ser definida como o conjunto de procedimentos que compreende o exame de documentos e registros, inspeções e obtenção de informações e confirmações internas e externas, relacionadas com o controle patrimonial e com o objetivo de mensurar a exatidão desses registros e das demonstrações deles decorrentes. No que se refere a auditoria, julgue os itens subseqüentes.
No caso de ter havido alterações em procedimentos contábeis e de os efeitos dessas alterações estarem adequadamente determinados e revelados nas demonstrações contábeis, o parecer do auditor deve ser sem ressalvas.
Em relação à discriminação e ao conteúdo dos elementos básicos do parecer do auditor independente, é INCORRETO afirmar:
A elaboração do Parecer dos Auditores Independentes deve atender, conforme as Normas Brasileiras de Contabilidade, à exigência seguinte:
Ao auditar as demonstrações contábeis de uma empresa, o auditor constata que o saldo da conta outros créditos, no ativo circulante, representa mais de 10% do total deste grupo. Ao discutir o ponto relevante com a administração da empresa, seus diretores afirmam que é prática da empresa divulgar desta forma e que não realizará as modificações solicitadas pela auditoria. Desta forma a auditoria deverá
Auditoria - Parecer de Auditoria e Opinião do Auditor - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Com relação à auditoria, seus princípios, conceitos e normas aplicáveis, julgue os itens subseqüentes. Uma tendência recente, que constitui um novo desafio para a auditoria, sob o impacto das tecnologias da informação, é reduzir os prazos de realização dos trabalhos e emissão de opinião, para que as demonstrações contábeis possam ser divulgadas prontamente, já com o parecer dos auditores.
Auditoria - Parecer de Auditoria e Opinião do Auditor - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
O parecer do Auditor inclui os(a)
problemas administrativos observados
natureza do exame e as conclusões alcançadas.
problemas de controle administrativo constatados
fatos administrativos realizados.
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