Questões de Auditoria do ano 2006

Lista completa de Questões de Auditoria do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Em relação aos papéis de trabalho, o Conselho Federal estabelece:

  • A.

    O conteúdo do papel de trabalho deve ater-se ao registro do planejamento da auditoria, à natureza, à oportunidade, à extensão dos procedimentos aplicados, aos resultados obtidos e às conclusões da evidência da auditoria, devendo ainda, incluir o juízo do auditor acerca de todas as questões significativas, juntamente com a conclusão a que chegou, inclusive nas áreas que envolvem questões de difícil julgamento.

  • B.

    Não afeta a forma e o conteúdo do papel de trabalho questões relacionadas à natureza do trabalho ou à natureza e à complexidade da atividade da entidade.

  • C.

    Os papéis de trabalho, quando solicitados por terceiros, não podem, sob hipótese alguma, serem disponibilizados.

  • D.

    Emitido o parecer, o auditor deve manter sob sua custódia os papéis de trabalho pelo prazo de 02 (dois) anos.

  • E.

    A padronização dos papéis de trabalho pode melhorar a eficácia dos trabalhos, facilitando a delegação de tarefas, todavia, inexistem modelos de papéis de trabalho padronizados.

Segundo o Conselho Federal de Contabilidade, os papéis de trabalho integram um processo organizado de registro de evidência da auditoria. Ante ao exposto, considere as seguintes assertivas:

I. Os papéis de trabalho destinam-se a ajudar, pela análise dos documentos de auditorias anteriores ou pelos coligidos quando da contratação de uma primeira auditoria, no planejamento e na execução da auditoria.

II. A extensão dos papéis de trabalho é assunto de julgamento profissional, visto que não é necessário nem prático documentar todas as questões de que o auditor trata.

III. A natureza do trabalho, a natureza e condições dos sistemas contábeis e de controle interno da entidade, são alguns dos fatores que podem afetar a forma e o conteúdo dos papéis de trabalho.

É correto o que consta em

  • A. I, II e III.
  • B. I e II, apenas.
  • C. II e III, apenas.
  • D. I e III, apenas.
  • E. II, apenas.

A forma e o conteúdo dos papéis de trabalho do auditor, não podem ser afetados por questões como:

  • A.

    natureza do trabalho.

  • B.

    natureza e complexidade da atividade da entidade.

  • C.

    condição dos sistemas contábeis e de controle interno da entidade.

  • D.

    metodologia e tecnologia utilizadas no curso dos trabalhos.

  • E.

    manifestação de discordância do dirigente da empresa auditada.

Sobre papéis de trabalho de auditoria, não é correto afirmar:

  • A.

    são de propriedade da empresa auditada

  • B.

    a confidencialidade dos papéis de trabalho é dever permanente do auditor.

  • C.

    os papéis de trabalho quando solicitados por terceiros somente podem ser disponibilizados após autorização formal da entidade auditada.

  • D.

    partes ou excertos de papéis de trabalho podem, a critério do auditor, ser postos à disposição da entidade.

  • E.

    O auditor deve adotar procedimentos apropriados para manter a custódia dos papéis de trabalho pelo prazo de cinco anos, a partir da data de emissão do seu parecer.

O auditor externo da empresa Gama deve guardar em seu poder os papéis de trabalho que suportaram seu exame e parecer, devendo os mesmos ser guardados durante:

  • A. o exercício social seguinte;
  • B. até a divulgação do parecer;
  • C.

    o período em que a empresa figurar no rol dos clientes de auditoria;

  • D. 5 anos;
  • E. 20 anos.

Assinale a única alternativa que NÃO é adequada para completar a sentença seguinte. Os papéis de trabalho, além de outros mais específicos, incluem:

  • A.

    informações sobre a estrutura organizacional e legal da entidade;

  • B.

    cópias ou excertos de documentos legais, contratos e atas;

  • C.

    cópia de curriculum vitae resumido dos profissionais envolvidos na auditoria;

  • D.

    evidências do processo de planejamento, incluindo programas de auditoria e quaisquer mudanças nesses programas;

  • E.

    evidências do entendimento, por parte do auditor, do sistema contábil e do controle interno, e sua concordância quanto à eficácia e adequação.

Considerando Norma Brasileira de Contabilidade (NBC), é correto afirmar sobre os Papéis de Trabalho em Auditoria, exceto:

  • A.

    Destinam-se a ajudar, pela análise de documentos de auditorias anteriores, no planejamento e execução da auditoria

  • B.

    São elaborados, estruturados e organizados para atender às circunstâncias do trabalho e satisfazer às necessidades do auditor para cada auditoria

  • C.

    No caso de auditorias realizadas em vários períodos consecutivos, alguns papéis de trabalho, desde que sejam atualizados, podem ser reutilizados, diferentemente daqueles que contêm informações sobre a auditoria de um único período

  • D.

    Por ser produção técnica não são afetados pela metodologia e tecnologia utilizados durante os trabalhos.

  • E.

    São de propriedade exclusiva do auditor.

A finalidade principal dos papéis de trabalho é:

  • A. Fornecer dados para a empresa e elaborar as demonstrações contábeis.
  • B. Ajudar o Auditor independente do preparo das demonstrações contábeis
  • C. Registrar as evidências obtidas durante a execução dos serviços de Auditoria.
  • D. Registrar o lucro ou prejuízo da entidade no período.
  • E. Fornecer dados para o Auditor sobre informações sigilosas das empresas.

O adequado planejamento e supervisão do trabalho corroborado por papéis de trabalho corretamente feitos e a obtenção de evidências suficientes a proporcionar uma base razoável para o parecer do auditor são exemplos de normas:

  • A.

    gerais da auditoria;

  • B.

    específicas da auditoria;

  • C.

    de relatório da auditoria;

  • D.

    de exame e avaliação da auditoria;

  • E.

    de trabalho da auditoria.

Identifique entre os eventos abaixo aquele que a única evidência de auditoria é a carta de responsabilidade da administração.

  • A. Saldo das Contas relativas a Tributos da empresa Ativos e Passivos de Curto e Longo Prazo.
  • B. Manutenção de um investimento específico como investimento de Longo Prazo.
  • C. Comprovação das responsabilidades e alçadas de cada Diretor.
  • D. Existência de processos cíveis, trabalhistas e tributários contra a empresa.
  • E. Confirmação da existência física de bens do Ativo Imobilizado.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...