Questões de Auditoria do ano 2006

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Analise as proposições a seguir, relativas ao planejamento dos trabalhos de auditoria:

I. Pressupõe adequado nível de conhecimento sobre o ramo de atividade, negócios e práticas operacionais da entidade.

II. Deve considerar a natureza, a oportunidade e a extensão dos procedimentos a serem aplicados na entidade.

III. Quando incluir a designação de equipe técnica, esta dividirá a responsabilidade pelos trabalhos a serem executados com o auditor.

IV. Uma vez estabelecidos, os programas de trabalho são imutáveis, a menos que a administração da entidade concorde com sua revisão e atualização.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. I e II.
  • B. I, II e III.
  • C. II e III.
  • D. II e IV.
  • E. III e IV.

Como objetivo do Planejamento da Auditoria não se pode incluir:

  • A.

    obter conhecimento das atividades da entidade, para identificar eventos e transações relevantes que afetem as Demonstrações Contábeis.

  • B.

    propiciar o cumprimento dos serviços contratados com a entidade dentro dos prazos e compromissos previamente estabelecidos.

  • C.

    assegurar que as áreas importantes da entidade e os valores relevantes contidos em suas demonstrações contábeis recebam a atenção requerida.

  • D.

    identificar meios para aumento dos lucros da entidade.

  • E.

    identificar a legislação aplicável à entidade.

Por risco de auditoria entende-se

  • A.

    a possibilidade de o auditor não conseguir concluir seus trabalhos.

  • B.

    o índice percentual associado à soma ponderada dos índices de risco inerente, de detecção e de amostragem.

  • C.

    a amplitude associada à não-cobertura das ações da empresa auditada pelos controles contábeis adotados.

  • D.

    a possibilidade de o auditor emitir uma opinião tecnicamente inadequada sobre demonstrações contábeis signifi cativamente incorretas.

  • E.

    a possibilidade de que o resultado da auditoria induza o auditor a concluir pela existência de irregularidades em virtude de falhas nos procedimentos de auditoria.

Caracterizam-se como objetivos do Planejamento da Auditoria, exceto:

  • A.

    identificar a legislação e os normativos aplicáveis à entidade.

  • B.

    propor alterações na estrutura da entidade auditada.

  • C.

    estimar os prazos necessários para a realização dos trabalhos.

  • D.

    identificar os problemas potenciais da entidade.

  • E.

    definir a forma de divisão de tarefas entre os membros da equipe de auditoria.

Por risco de auditoria entende-se

  • A.

    a possibilidade de o auditor não conseguir concluir seus trabalhos.

  • B.

    o índice percentual associado à soma ponderada dos índices de risco inerente, de detecção e de amostragem.

  • C.

    a possibilidade de que o resultado da auditoria induza o auditor a concluir pela existência de irregularidades em virtude de falhas nos procedimentos de auditoria.

  • D.

    a amplitude associada à não-cobertura das ações da empresa auditada pelos controles contábeis adotados.

  • E.

    a possibilidade de o auditor emitir uma opinião tecnicamente inadequada sobre demonstrações contábeis significativamente incorretas.

De acordo com as Normas Brasileiras de Contabilidade, o Planejamento da Auditoria deve considerar todos os fatores relevantes na execução dos trabalhos, exceto:

  • A. o conhecimento detalhado das práticas contábeis adotadas pela entidade e as alterações procedidas em relação ao exercício anterior.
  • B. o conhecimento detalhado do sistema contábil e de controles internos da entidade e seu grau de confiabilidade.
  • C. o conhecimento detalhado da estrutura organizacional e dos níveis hierárquicos de comando.
  • D. a natureza, a oportunidade e a extensão dos procedimentos de auditoria a serem aplicados.
  • E. a existência de entidades associadas, filiais e partes relacionadas.

No exame das demonstrações contábeis de uma entidade, o risco de continuidade normal das atividades desta deve ser objeto de atenção dos auditores independentes. É um dos indicadores desse risco:

  • A. passivo exigível em valor superior ao do patrimônio líquido.
  • B. existência de empréstimos e financiamentos de curto prazo para financiar o giro.
  • C. índices financeiros adversos de forma contínua.
  • D. investimento operacional em giro negativo.
  • E. flutuações cíclicas do resultado em função de sazonalidade das vendas.

Ao avaliar os sistemas e processos informatizados da empresa, relacionados a comércio eletrônico (WebTrust), o auditor deve verificar os três princípios de riscos relacionados com

  • A. a avaliação de compras de sistemas, capacidade de guarda das informações e divulgação para o mercado.
  • B. as medidas de abertura dos negócios, registro compatível com a estrutura da empresa e livre acesso aos sistemas pelos funcionários em geral.
  • C. os riscos inerentes, riscos de detecção do trabalho e medidas de proteção do patrimônio.
  • D. as práticas de privacidade de negócios, integridade de transações e proteção de informações.
  • E. os riscos de abertura do negócio, de interligação das unidades operacionais e de fornecimento de linhas de transmissão de dados.

O auditor, ao desenvolver o planejamento de auditoria e constatar que a empresa auditada possui Ativos em entidades investidas, que representam relevante posição nos seus Ativos totais e não examinar as demonstrações das entidades investidas, deve

  • A. aceitar o parecer da firma de auditoria que revisou as demonstrações.
  • B. exigir a sua contratação para revisão das demais empresas do grupo.
  • C. limitar a auditoria somente às contas que não se inter-relacionam com as partes relacionadas.
  • D. recusar o trabalho, por se tratar de fator restritivo à emissão de parecer.
  • E. avaliar se pode assumir o trabalho mediante avaliação dos riscos.

Ao realizar auditoria em uma indústria de mineração, o auditor independente deparou-se com um laudo de avaliação, elaborado por engenheiro, funcionário da empresa, especialista na área e plenamente habilitado, determinando a vida útil em 100 anos, de uma Mina de Bauxita. Nesse caso, o auditor deve

  • a.

    aceitar o laudo apresentado, em quaisquer circunstâncias visto que foi elaborado por profissional especialista plenamente habilitado e responsável pelas informações prestadas, inclusive respondendo judicialmente junto a seu órgão fiscalizador.

  • b.

    utilizar sempre profissional independente, com a mesma competência, para avaliar o laudo, visto que o fato de o especialista ser funcionário da empresa já evidencia a dependência e invalida o laudo.

  • c.

    limitar seus trabalhos, se eximindo da responsabilidade sobre a área ou demonstrações afetadas pelo laudo, mencionando no parecer a limitação de escopo.

  • d.

    validar as informações, somente mediante utilização de especialista devidamente contratado como funcionário da firma de auditoria sobre o qual deverá haver supervisão pelo auditor responsável.

  • e.

    discutir com a administração da empresa e avaliar a necessidade de buscar evidências junto a outros especialistas de sua confiança, sempre que tiver dúvidas quanto a competência profissional ou objetividade do especialista.

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