Questões de Auditoria do ano 2015

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A auditoria operacional consiste em revisões metódicas de um conjunto de fatores organizacionais em entidades do setor público ou do setor privado, e um dos objetivos é avaliar o cumprimento dos objetivos da organização.

Considerando os objetivos e as estratégias da auditoria operacional, é INCORRETO afirmar que:

  • A. a avaliação de indicadores não monetários está entre os objetivos da auditoria operacional;
  • B. a revisão limitada é uma das formas de auditoria operacional;
  • C. a auditoria operacional pode ser considerada um tipo de controle gerencial;
  • D. a auditoria operacional deve focar situações empresariais de maior risco para a continuidade dos negócios;
  • E. ao final de uma auditoria operacional, o auditor deve emitir um parecer com a sua opinião acerca dos fatos examinados.

Uma determinada entidade está sendo investigada após denúncias de envolvimento de funcionários em esquemas de corrupção e desvios de verbas. Com isso, o conselho de administração da entidade solicitou uma auditoria para determinar se as atividades financeiras e operacionais do segmento de distribuição estão obedecendo às regras que lhe são aplicáveis.

Esse tipo de auditoria solicitada pelo conselho de administração da entidade é denominado auditoria:

  • A. contábil;
  • B. de gestão;
  • C. de processos;
  • D. especial;
  • E. operacional;

A área de TI de uma empresa está passando por uma auditoria que objetiva avaliar os processos de Governança, com o objetivo de se atuar tempestivamente sobre os atos efetivos e os efeitos potenciais positivos e negativos da unidade organizacional, evidenciando melhorias e economias existentes no processo ou prevenindo gargalos ao desempenho da missão institucional da Companhia. Essa auditoria é classificada como de espécie

  • A. interventiva.
  • B. de acompanhamento da gestão.
  • C. de inspeção.
  • D. especial.
  • E. integrativa.

As ações I a IV referem-se a atividades realizadas em um órgão da Administração pública:

I. Contabilizar uma nota fiscal ou documento inidôneo no sistema e, posteriormente, emitir uma nota de empenho e receber o seu valor correspondente no setor financeiro.

II. Lançar determinado evento contábil e, posteriormente, emitir parecer sobre o mesmo.

III. Informar senhas pessoais, que são de uso restrito, a outros usuários para a alterar ou excluir registros que possam interferir em resultados e comprometer tomadas de decisões.

IV. Incluir dados e informações privilegiadas, capazes de comprometer as decisões dos processos licitatórios, bem como a emissão de notas de empenho global.

Essas ações

  • A. podem ser realizadas devido à terceirização de atividades de TI.
  • B. ferem os princípios do alinhamento de TI e negócios.
  • C. ferem os princípios da segregação de funções.
  • D. não respeitam o Planejamento Estratégico de TI.
  • E. fazem parte do programa de gestão de riscos.

Determinado servidor do Tribunal de Contas foi designado para realizar trabalhos de auditoria governamental em determinada entidade do setor público. Segundo as Normas de Auditoria Governamental − NAGs, a execução destes trabalhos NÃO inclui

  • A. a avaliação de controles, eventos, operações e transações.o exame de registro e documentos.
  • B. o exame de registro e documentos.
  • C. a obtenção da opinião do ente auditado.
  • D. a documentação das informações em meio eletrônico ou físico.
  • E. a identificação dos responsáveis pelos prejuízos apurados, quando houver.

A auditoria realizada em determinada autarquia pública na qual o relatório emitido pelos auditores aborda os aspectos da economicidade e da eficiência na aquisição e aplicação dos recursos, assim como da eficácia e da efetividade dos resultados alcançados, refere-se à auditoria

  • A. operacional.
  • B. de acompanhamento de gestão.
  • C. de avaliação de gestão.
  • D. orçamentária.
  • E. de gestão de recursos.

Um Tribunal de Contas deseja estabelecer uma auditoria com a finalidade de realizar revisões sistemáticas de programas, organizações, atividades ou segmentos operacionais da entidade, permitindo avaliar e comunicar se os recursos da organização estão sendo usados eficientemente, bem como se estão sendo alcançados os objetivos operacionais. Essa auditoria é obrigatoriamente

  • A. operacional e deve ser externa.
  • B. operacional e deve ser interna.
  • C. independente e deve ser interna.
  • D. operacional, interna ou externa.
  • E. independente, interna ou externa.

Segundo as Normas de Auditoria Governamental (NAG) aplicáveis ao controle externo, o envolvimento dos profissionais de auditoria governamental mais experientes no direcionamento dos trabalhos, na motivação da equipe, no fornecimento das instruções adequadas aos profissionais menos experientes, de forma que o processo de avaliação seja contínuo, que os problemas sejam detectados e analisados com antecedência, e a comunicação seja imediata, assegurando que os exames foram realizados em conformidade com as NAG, corresponde à etapa designada como

  • A. Comunicação dos Resultados e Relatório.
  • B. Controle de Qualidade.
  • C. Supervisão e Revisão.
  • D. Execução.
  • E. Planejamento.

O Auditor deve formar sua opinião sobre se as demonstrações contábeis são elaboradas, em todos os aspectos relevantes, de acordo com a estrutura de relatório financeiro aplicável. O Auditor deve concluir que as demonstrações contábeis não apresentam distorções relevantes. Essa conclusão deve considerar, se

  • A. foi obtida evidência de auditoria apropriada e suficiente.
  • B. as demonstrações contábeis, incluindo as notas explicativas, representam as transações e eventos de modo a revelar uma apresentação exata.
  • C. a terminologia usada nas demonstrações contábeis, incluindo o título de cada demonstração contábil, é padronizada.
  • D. as informações apresentadas nas demonstrações contábeis são importantes, fidedignas e inteligíveis.
  • E. as demonstrações contábeis tomadas em conjunto apresentam distorções relevantes ajustadas, com base em evidência de auditoria obtida.

Segundo as Normas de Auditoria Governamental − NAG, aplicáveis ao controle externo, a fase do processo de auditoria governamental na qual as evidências são coletadas e examinadas, de modo a fundamentar os comentários e opiniões, e que envolve o exame de registros e documentos, a avaliação de processos e sistemas orçamentários, financeiros, patrimoniais e operacionais, com vistas a informar sobre a confiabilidade do Sistema de Controles Internos − SCI, a legalidade, legitimidade, impessoalidade, moralidade e publicidade dos atos, regularidade das contas, o desempenho da gestão e os resultados das políticas, programas e projetos públicos, corresponde à etapa de

  • A. Planejamento.
  • B. Acompanhamento das recomendações.
  • C. Seleção da metodologia.
  • D. Execução.
  • E. Estabelecimento do escopo.
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