Lista completa de Questões sobre Auditoria Independente para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A forma de auditoria que pressupõe a utilização de indicadores de desempenho para a fundamentação da opinião do agente executor das ações de controle é denominada auditoria
Direta descentralizada.
Integrada.
Direta centralizada.
Simplificada.
Compartilhada.
Ao analisar a continuidade da empresa, o auditor se deparou com três eventos:
I. A empresa não está conseguindo renegociar e alongar o perfil de suas dívidas, estando com os empréstimos de curto prazo vencidos.
II. A empresa é de capital aberto, mas não tem apresentado à CVM suas demonstrações contábeis e os relatórios obrigatórios.
III. O engenheiro responsável pelas fórmulas dos produtos pediu demissão, tendo a empresa procurado por substituto a mais de oito meses.
Pode-se afirmar que respectivamente as situações acima representam, segundo as normas do CFC, indicadores:
financeiros, outras indicações e de operação.
de operação, solvência e financeiros.
econômicos, outras indicações de operação.
outras indicações, financeiros, contábeis.
contábeis, diversos e financeiros.
A relevância no processo de auditoria deve ser considerada pelo auditor EXCETO quando da
determinação da natureza e da extensão dos procedimentos de auditoria.
avaliação e do efeito das distorções encontradas em relação aos saldos das contas.
determinação e da adequação da apresentação.
adequação da divulgação da informação contábil e do estabelecimento.
realização do processo de auditoria em áreas específicas do balanço.
O auditor independente João foi contratado pela corretora de valores do Banco Crescimento S.A. para analisar demonstrações contábeis de empresas, fornecendo aos clientes do banco relatórios econômicos e financeiros com indicativos para compra e venda de ações. Considerando que na firma de auditoria na qual trabalhava anteriormente, o mesmo era o responsável pela auditoria de 30% das empresas do mercado financeiro, pode-se afirmar que João:
não poderá emitir relatórios em relação às empresas que a firma audita.
somente poderá analisar empresas as quais tenha participado do processo de auditoria, evidenciando as informações para os clientes.
poderá analisar empresas das quais não tenha participado do processo de auditoria e as demais do mercado, as quais a firma não tenha prestado serviços.
estará executando um trabalho de forma irregular, visto ser proibido a auditor externo realizar trabalhos desta natureza, sem ter ficado 12 meses sem trabalhar em auditoria.
poderá analisar todas as empresas do mercado, visto não ter mais vínculo com a firma de auditoria.
Quando os trabalhos de auditoria externa, anteriores ao do novo período de contratação, tiverem sido executados por outros auditores ou outra empresa de auditoria, os saldos de abertura das demonstrações contábeis devem ser
O auditor Independente, ao realizar o processo de auditoria, não constata um empréstimo feito à empresa controlada pela esposa do diretor financeiro, o qual representava 10% do faturamento da empresa. Após o término da auditoria, o diretor financeiro foi desligado da companhia e o empréstimo foi perdoado pela empresa, não sofrendo pagamento. Pode-se afirmar que referido risco no processo de auditoria é denominado de risco de
Em relação às diferenças entre as funções da auditoria externa e a auditoria interna, considere:
I. Os auditores independentes têm a função de ao constatarem irregularidades ou deficiências nos controles internos da empresa auditada, imediatamente propor e implantar procedimento alternativo que garanta o processo.
II. A auditoria externa não está subordinada a diretoria e a presidência da empresa e a auditoria interna possui subordinação.
III. Todo auditor externo pode realizar trabalhos em qualquer empresa de capital aberto, desde que mantenha relação de parentesco até segundo grau.
Está correto o que se afirma em
O auditor externo, antes de emitir seu parecer, constata que a empresa perdeu seu maior cliente, o que evidencia a sua descontinuidade. Nesse caso, deve o auditor
Auditoria pode ser definida como o conjunto de procedimentos que compreende o exame de documentos e registros, inspeções e obtenção de informações e confirmações internas e externas, relacionadas com o controle patrimonial e com o objetivo de mensurar a exatidão desses registros e das demonstrações deles decorrentes. No que se refere a auditoria, julgue os itens subseqüentes.
Entre os objetivos de um sistema de controle interno, está a salvaguarda de interesses da entidade. Um dos meios utilizados para dar suporte a essa salvaguarda é a segregação de funções, que estabelece o controle das operações por meio de métodos de aprovação, de acordo com a responsabilidade e os riscos envolvidos para a empresa.
É regra e princípio, em relação à profissão do auditor independente, conforme as normas Brasileiras de Contabilidade:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...