Lista completa de Questões sobre Auditoria Independente para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O auditor independente, ao planejar a auditoria, deve considerar, enquanto informações e condições:
Com relação à auditoria, seus princípios, conceitos e normas aplicáveis, julgue os itens subseqüentes. Um especialista que seja empregado do auditor independente não deve ser considerado como auxiliar do processo de auditoria. Nessa circunstância, o auditor independente não precisa avaliar a competência profissional desse especialista a cada trabalho realizado.
O parecer dos auditores independentes é o documento mediante o qual o auditor expressa sua opinião, de forma clara e objetiva, sobre as demonstrações contábeis nele indicadas. Dessa forma, o auditor assume responsabilidade técnico-profissional definida, inclusive de ordem pública; portanto, é indispensável que tal documento obedeça às características estabelecidas nas normas. Com relação ao esse tema, julgue os próximos itens. O parecer emitido pelo auditor independente compõe-se, no mínimo, de três parágrafos: o referente à identificação das demonstrações contábeis e à definição das responsabilidades do auditor e da administração, o relativo à extensão dos trabalhos e o que expressa a opinião do auditor.
O parecer dos auditores independentes é o documento mediante o qual o auditor expressa sua opinião, de forma clara e objetiva, sobre as demonstrações contábeis nele indicadas. Dessa forma, o auditor assume responsabilidade técnico-profissional definida, inclusive de ordem pública; portanto, é indispensável que tal documento obedeça às características estabelecidas nas normas. Com relação ao esse tema, julgue os próximos itens.
Considere o seguinte trecho de texto, que compõe um dos parágrafos do parecer de determinado auditor.
Em nossa opinião, as demonstrações contábeis acima referidas representam adequadamente, em todos os aspectos relevantes, a posição patrimonial e financeira da empresa Alfa, em 31 de dezembro de 2004 e de 2005, o resultado de suas operações, as mutações de seu patrimônio líquido e as origens e aplicações de seus recursos referentes aos exercícios findos naquelas datas, de acordo com os princípios fundamentais de contabilidade.
Esse parágrafo é típico de um parecer sem ressalvas e segue plenamente as normas brasileiras de contabilidade quanto ao modelo de parecer de auditores independentes sobre as demonstrações contábeis da empresa auditada.
Na realização de uma auditoria independente, o auditor externo poderá utilizar os trabalhos da auditoria interna da empresa auditada em seus testes substantivos. Caso julgue que o volume de testes realizados pela auditoria interna não é suficiente para emitir sua opinião, ele deverá:
solicitar novos testes à auditoria interna.
realizar testes adicionais.
emitir parecer com ressalva.
abster-se de emitir opinião.
inserir parágrafo de ênfase no parecer.
Acerca dos aspectos que envolvem a auditoria, julgue os próximos itens.
A confirmação de dados na auditoria pode ser realizada sob a forma de pedido positivo quando há necessidade da resposta da pessoa de quem se quer obter uma confirmação formal e este pedido positivo pode ser feito sob a forma branco ou preto.
Considerando os princípios, normas, métodos e técnicas de controle e de auditoria, julgue os itens seguintes.
O auditor, ao fixar previamente o valor dos seus serviços, mediante contrato escrito, deve levar em conta, entre outros critérios, o resultado financeiro esperado para o cliente em decorrência da prestação desses serviços.
Considerando os princípios, normas, métodos e técnicas de controle e de auditoria, julgue os itens seguintes.
Ao auditor independente que seja substituído em suas funções é vedado informar ao substituto sobre fatos que a sua saída vise encobrir, preservando, assim, sua independência e mantendo o sigilo a respeito do que, por força de sua condição privilegiada, tenha chegado ao seu conhecimento.
Considerando os princípios, normas, métodos e técnicas de controle e de auditoria, julgue os itens seguintes.
A auditoria externa deve ter total independência para determinar as técnicas e os procedimentos que irá aplicar em seu trabalho, mas a extensão e a profundidade dos testes e exames são definidos pela administração da empresa auditada, em função de seus controles internos e da natureza dos trabalhos programados pela auditoria interna.
Auditoria - Auditoria Independente - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
Sobre a Auditoria de Estoques, é correto afirmar que
a finalidade é determinar sua existência física, sem se preocupar se foram aplicados os Princípios de Contabilidade.
o Auditor Independente não se preocupará com a variação no saldo dos estoques ou sobre a existência de bens morosos ou obsoletos.
o Auditor Independente procurará confirmar a existência de estoques com terceiros ou de terceiros e ainda de estoques em consignação.
nos procedimentos de auditoria dos estoques, o Auditor Independente deve-se preocupar-se com a quantidade, já que não é perito para avaliar a qualidade.
não é alvo do Auditor Independente a identificação do estágio de fabricação, percentual de conclusão ou efetiva acumulação de custos já incorridos nos produtos em processo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...