Lista completa de Questões de Auditoria da Escola de Administração Fazendária (ESAF) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma auditoria qualquer, coordenada pelo Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal com o auxílio de uma empresa privada de auditoria, deve ter sua forma de execução classificada como:
Centralizada.
Descentralizada.
Integrada.
Compartilhada.
Terceirizada.
Acerca das técnicas de controle, tal como apresentadas pelo Manual do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal, é correto afirmar que
a análise documental consiste no exame de processos, atos formalizados e documentos avulsos.
a maior parte das técnicas de fi scalização é diferente das técnicas de auditoria.
as principais técnicas previstas são a fiscalização, a auditoria e o monitoramento.
a finalidade básica da auditoria é avaliar a execução dos programas de governo.
a fiscalização é procedida mediante a realização de testes de observância e testes substantivos.
A cada três anos, as unidades de auditoria interna de entidades da Administração Indireta Federal devem ser avaliadas por outras unidades de auditoria interna, com o intuito de verifi car se as atividades realizadas estão de acordo com as normas estabelecidas na Instrução Normativa SFC/MF n. 01, de 06/04/2001. Essa avaliação trienal é denominada:
Exame Intercalado.
Revisão pelos Pares.
Avaliação Cruzada.
Teste Substantivo.
Auditoria Especial.
Constitui uma atividade complementar do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal avaliar
a execução dos programas de governo.
o cumprimento das metas do Plano Plurianual.
a gestão dos administradores públicos federais.
a aplicação de recursos públicos por entidades de Direito Privado.
as unidades de auditoria interna das entidades da Administração Indireta Federal.
Os seguintes assuntos integram a estrutura das Normas Fundamentais do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal, exceto:
Opinião do Sistema de Controle Interno.
Audiência do Auditado.
Controle Externo.
Forma de Comunicação.
Auditorias de Recursos Externos.
Segundo ensinamento do TCU, acerca da auditoria operacional, é correto afirmar que:
seu escopo se limita à verifi cação dos pressupostos de economicidade, eficiência, eficácia e efetividade da ação pública.
auditoria operacional e auditoria de desempenho são conceitos distintos, embora ambos comunguem de técnicas semelhantes.
a eficácia é medida por meio da relação entre bens/ serviços providos e recursos alocados.
por não tratar de legalidade, o relatório da auditoria operacional não precisa se ater à responsabilização dos agentes públicos.
uma vez defi nidos o problema e as questões de auditoria, deve-se elaborar a matriz de planejamento.
Na forma adotada pelo TCU, o escopo de uma auditoria deve ser estabelecido de modo sufi ciente a satisfazer os objetivos do trabalho, envolvendo, para tanto, a defi nição dos seguintes fatores, exceto:
a matriz de planejamento e o projeto de relatório.
a confi guração da amostra (extensão) e a oportunidade dos exames.
a delimitação do universo auditável (abrangência).
as questões de auditoria.
a profundidade e o detalhamento dos procedimentos.
Em prol da governança, uma das formas encontradas pela CGU para promover o aumento da transparência na gestão pública, incentivar o controle social, fortalecer a democracia e prevenir a corrupção foi a criação e manutenção do seguinte sítio eletrônico, disponível na rede mundial de computadores:
Contas Abertas.
Portal da Transparência.
Transparência Brasil.
Portal Brasil.
Instituto da Cidadania.
Acerca do gerenciamento de riscos voltado para a governança no setor público, é correto afirmar que:
um de seus principais benefícios é a melhoria do controle a posteriori, resultando em melhor qualidade dos gastos públicos e na ampliação da accountability.
é instrumento de pouca valia para casas legislativas, tribunais, ministérios e secretarias, haja vista que a gestão de tais órgãos não se sujeita a riscos.
se inapropriadamente aplicado, o gerenciamento de riscos pode trazer efeitos adversos, expondo a organização a riscos enquanto passa uma falsa impressão de controlabilidade.
aplicável a estruturas organizacionais, o gerenciamento de riscos não alcança a execução de programas finalísticos e/ou administrativos, como os contidos na LOA e no PPA.
independente de o contexto ser público ou privado, quanto maior é o controle dos riscos, menor é o estímulo à inovação e ao empreendedorismo por parte dos gestores
Assinale a opção que indica o procedimento a ser adotado pelo órgão de contabilidade quando detectar a prática de ilegalidade nos atos de gestão orçamentária, financeira e patrimonial das unidades administrativas.
Deve encaminhar à autoridade a quem o responsável esteja subordinado os elementos necessários para os procedimentos disciplinares cabíveis.
Representar ao órgão de controle interno para que este proceda ao exame da questão.
Encaminhar ao dirigente máximo do órgão os elementos necessários para abertura do competente processo administrativo disciplinar.
Autuar, ele próprio, o procedimento disciplinar e encaminhá-lo ao superior hierárquico do responsável pelo ato praticado.
Tomar as contas do responsável e comunicar ao órgão de controle interno.
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