Questões de Auditoria da Escola de Administração Fazendária (ESAF)

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Uma auditoria qualquer, coordenada pelo Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal com o auxílio de uma empresa privada de auditoria, deve ter sua forma de execução classificada como:

  • A.

    Centralizada.

  • B.

    Descentralizada.

  • C.

    Integrada.

  • D.

    Compartilhada.

  • E.

    Terceirizada.

Acerca das técnicas de controle, tal como apresentadas pelo Manual do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal, é correto afirmar que

  • A.

    a análise documental consiste no exame de processos, atos formalizados e documentos avulsos.

  • B.

    a maior parte das técnicas de fi scalização é diferente das técnicas de auditoria.

  • C.

    as principais técnicas previstas são a fiscalização, a auditoria e o monitoramento.

  • D.

    a finalidade básica da auditoria é avaliar a execução dos programas de governo.

  • E.

    a fiscalização é procedida mediante a realização de testes de observância e testes substantivos.

A cada três anos, as unidades de auditoria interna de entidades da Administração Indireta Federal devem ser avaliadas por outras unidades de auditoria interna, com o intuito de verifi car se as atividades realizadas estão de acordo com as normas estabelecidas na Instrução Normativa SFC/MF n. 01, de 06/04/2001. Essa avaliação trienal é denominada:

  • A.

    Exame Intercalado.

  • B.

    Revisão pelos Pares.

  • C.

    Avaliação Cruzada.

  • D.

    Teste Substantivo.

  • E.

    Auditoria Especial.

Constitui uma atividade complementar do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal avaliar

  • A.

    a execução dos programas de governo.

  • B.

    o cumprimento das metas do Plano Plurianual.

  • C.

    a gestão dos administradores públicos federais.

  • D.

    a aplicação de recursos públicos por entidades de Direito Privado.

  • E.

    as unidades de auditoria interna das entidades da Administração Indireta Federal.

Os seguintes assuntos integram a estrutura das Normas Fundamentais do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal, exceto:

  • A.

    Opinião do Sistema de Controle Interno.

  • B.

    Audiência do Auditado.

  • C.

    Controle Externo.

  • D.

    Forma de Comunicação.

  • E.

    Auditorias de Recursos Externos.

Segundo ensinamento do TCU, acerca da auditoria operacional, é correto afirmar que:

  • A.

    seu escopo se limita à verifi cação dos pressupostos de economicidade, eficiência, eficácia e efetividade da ação pública.

  • B.

    auditoria operacional e auditoria de desempenho são conceitos distintos, embora ambos comunguem de técnicas semelhantes.

  • C.

    a eficácia é medida por meio da relação entre bens/ serviços providos e recursos alocados.

  • D.

    por não tratar de legalidade, o relatório da auditoria operacional não precisa se ater à responsabilização dos agentes públicos.

  • E.

    uma vez defi nidos o problema e as questões de auditoria, deve-se elaborar a matriz de planejamento.

Na forma adotada pelo TCU, o escopo de uma auditoria deve ser estabelecido de modo sufi ciente a satisfazer os objetivos do trabalho, envolvendo, para tanto, a defi nição dos seguintes fatores, exceto:

  • A.

    a matriz de planejamento e o projeto de relatório.

  • B.

    a confi guração da amostra (extensão) e a oportunidade dos exames.

  • C.

    a delimitação do universo auditável (abrangência).

  • D.

    as questões de auditoria.

  • E.

    a profundidade e o detalhamento dos procedimentos.

Em prol da governança, uma das formas encontradas pela CGU para promover o aumento da transparência na gestão pública, incentivar o controle social, fortalecer a democracia e prevenir a corrupção foi a criação e manutenção do seguinte sítio eletrônico, disponível na rede mundial de computadores:

  • A.

    Contas Abertas.

  • B.

    Portal da Transparência.

  • C.

    Transparência Brasil.

  • D.

    Portal Brasil.

  • E.

    Instituto da Cidadania.

Acerca do gerenciamento de riscos voltado para a governança no setor público, é correto afirmar que:

  • A.

    um de seus principais benefícios é a melhoria do controle a posteriori, resultando em melhor qualidade dos gastos públicos e na ampliação da accountability.

  • B.

    é instrumento de pouca valia para casas legislativas, tribunais, ministérios e secretarias, haja vista que a gestão de tais órgãos não se sujeita a riscos.

  • C.

    se inapropriadamente aplicado, o gerenciamento de riscos pode trazer efeitos adversos, expondo a organização a riscos enquanto passa uma falsa impressão de controlabilidade.

  • D.

    aplicável a estruturas organizacionais, o gerenciamento de riscos não alcança a execução de programas finalísticos e/ou administrativos, como os contidos na LOA e no PPA.

  • E.

    independente de o contexto ser público ou privado, quanto maior é o controle dos riscos, menor é o estímulo à inovação e ao empreendedorismo por parte dos gestores

Assinale a opção que indica o procedimento a ser adotado pelo órgão de contabilidade quando detectar a prática de ilegalidade nos atos de gestão orçamentária, financeira e patrimonial das unidades administrativas.

  • A.

    Deve encaminhar à autoridade a quem o responsável esteja subordinado os elementos necessários para os procedimentos disciplinares cabíveis.

  • B.

    Representar ao órgão de controle interno para que este proceda ao exame da questão.

  • C.

    Encaminhar ao dirigente máximo do órgão os elementos necessários para abertura do competente processo administrativo disciplinar.

  • D.

    Autuar, ele próprio, o procedimento disciplinar e encaminhá-lo ao superior hierárquico do responsável pelo ato praticado.

  • E.

    Tomar as contas do responsável e comunicar ao órgão de controle interno.

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