Questões de Auditoria da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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A técnica utilizada para que, estatisticamente, seja possível formar um conceito mais seguro do todo a ser auditado é chamada de

  • A.

    seleção objetiva.

  • B.

    inspeção por pontos relevantes.

  • C.

    auditoria especializada.

  • D.

    exame qualitativo.

  • E.

    amostragem.

Um elemento primordial para assegurar e promover o cumprimento do dever de accountability que os administradores públicos têm para com a sociedade e o Parlamento, conferido pela Constituição, como instituição de controle das ações governamentais, por meio de comprovar a legalidade e legitimidade e avaliar os resultados, quanto à economicidade, eficiência e eficácia da gestão orçamentária, financeira e patrimonial nas unidades da Administração federal, bem como a aplicação de recursos públicos por entidades de direito privado, e ainda, examinar a regularidade e avaliar a eficiência da gestão administrativa e dos resultados alcançados, apresentar subsídios para o aperfeiçoamento dos procedimentos administrativos e controles internos das unidades da administração direta e entidades supervisionadas, constituem

  • A.

    as competências da auditoria governamental do TCU.

  • B.

    as finalidades e objetivos operacionais da auditoria governamental do TCU.

  • C.

    as formas de auditoria governamental federal.

  • D.

    os tipos de auditoria governamental municipal.

  • E.

    os objetivos gerais do sistema de controle interno do poder executivo federal.

A auditoria governamental que objetiva o exame de fatos ou situações consideradas relevantes, de natureza incomum ou extraordinária, sendo realizadas para atender determinação do Presidente da República, Ministros de Estado ou por solicitação de outras autoridades, caracteriza a auditoria

  • A.

    especial.

  • B.

    operacional.

  • C.

    de programas.

  • D.

    de gestão.

  • E.

    de sistema.

Os documentos que têm por finalidade o registro das informações e fatos verificados durante a auditoria e que servem de suporte para conclusões, ações e recomendações denominam-se

  • A.

    papéis de trabalho.

  • B.

    resumos dos testes de auditoria.

  • C.

    documentos de evidenciação.

  • D.

    relatórios de aspectos relevantes.

  • E.

    pareceres prévios.

Para confirmar se os valores reconhecidos, no período, como despesa de juros referentes a um empréstimo de longo prazo foram calculados adequadamente, o auditor deve utilizar a técnica de

  • A.

    conciliação.

  • B.

    entrevista.

  • C.

    correlação de informações.

  • D.

    circularização.

  • E.

    conferência de cálculo.

Quando o auditor encontra evidência relevante, mas não generalizada, deve emitir uma opinião

  • A.

    adversa.

  • B.

    com abstenção.

  • C.

    inconclusiva.

  • D.

    com ressalva.

  • E.

    relativizada.

A empresa Wiinfo S.A. elabora projetos de implementação de softwares fiscais. Os projetos são controlados por sistema de acompanhamento de projetos, que controla as fases e as horas aplicadas. O sistema foi construído de forma a dar a situação atual do projeto, não guardando as posições diárias. As receitas são apropriadas de acordo com o percentual de conclusão das fases. Para confirmar a veracidade da contabilização das receitas, deve o auditor externo:

  • A. aceitar a posição apresentada pela empresa, visto não ter como verificar a veracidade da apropriação da receita.
  • B. solicitar à empresa a retenção das informações para sua revisão ou efetuar a revisão no período em que as informações estiverem disponíveis.
  • C. invalidar a auditoria dos valores registrados em receita, em função de não ter como evidenciar a vera cidade.
  • D. limitar o escopo do trabalho, uma vez que não são possíveis trabalhos alternativos para validação, nem procedimentos alternativos.
  • E. recusar os trabalhos de auditoria, exigindo a mudança nos controles internos e o arquivamento da posição diária de todos os projetos, independente do custo proporcionado.

O auditor da empresa Seringueira S.A. elaborou exame seletivo nas notas fiscais emitidas, para confirmação do saldo de Contas a Receber e da Receita do período. Referido procedimento

  • A. é suficiente para confirmação dos saldos, por expressar o perfil da população inteira.
  • B. é um meio eficiente de constituir uma amostragem em auditoria.
  • C. não é um meio eficiente de obter evidência de auditoria.
  • D. é um meio eficiente de obter evidência de auditoria, mas não podem ser projetados para a população inteira.
  • E. não é um meio de evidências previsto nas normas de auditoria, sendo vedada a utilização.

A empresa Union S.A. após ter publicado suas demonstrações contábeis e o relatório de auditoria externa percebeu que o inventário físico de bens patrimoniais, encerrado após a publicação das demonstrações, constatou a necessidade de contabilizar a baixa de R$ 4.500.000,00 de bens que já não tinham mais utilidade ou condições de uso e estavam registrados no Ativo Imobilizado. A direção determinou a abertura das demonstrações e a contabilização dos ajustes. O ajuste, representa do lucro líquido 50%. Nestas condições, deve o auditor externo

  • A. divulgar ao mercado que seus trabalhos foram realizados até data anterior aos novos fatos e as demonstrações contábeis, juntamente com o respectivo relatório foram emitidos com os fatos apresenta dos até esta data.
  • B. executar os procedimentos de auditoria necessários nas circunstâncias das alterações e emitir relatório restrito à Administração sobre potenciais reflexos, cabendo a Administração decidir se deve republicar as demonstrações e o novo relatório de auditoria.
  • C. aplicar os procedimentos de auditoria necessários nas circunstâncias das alterações, revisar as providências tomadas pela Administração para garantir que todos os que receberam as demonstrações contábeis juntamente com o respectivo relatório foram informados da situação e, se necessário, apresentar novo relatório de auditoria.
  • D. restringir-se aos trabalhos executados no período entre o início dos trabalhos e a divulgação das demonstrações contábeis, sendo de responsabilidade da Administração da Empresa o não reconhecimento dos fatos tempestivamente.
  • E. emitir comunicado ao mercado que os trabalhos foram executados conforme informações apresentadas pela empresa e que não foi possível refazer os trabalhos em função da empresa não ter concordado com a complementação de honorários para execução do trabalho complementar.

O conceito genérico de auditoria de regularidade, adotado pelas Normas de Auditoria do Tribunal de Contas da União − NAT, em sua revisão de 2011, atualmente é o

  • A.

    processo que objetiva examinar a economicidade, eficiência, eficácia e efetividade de organizações, programas e atividades governamentais, com a finalidade de avaliar o seu desempenho e de promover o aperfeiçoamento da gestão pública.

  • B.

    exame independente e objetivo de uma situação ou condição, em confronto com um critério ou padrão preestabelecido, para que se possa opinar ou comentar a respeito para destinatários indeterminados.

  • C.

    processo que objetiva examinar se as demonstrações contábeis evidenciam adequadamente, em seus aspectos relevantes, os atos e fatos concernentes à administração orçamentária, financeira e patrimonial de acordo com a legislação pertinente, os princípios e as normas de contabilidade aplicáveis.

  • D.

    processo cujo objetivo é o exame da legalidade e legitimidade dos atos de gestão em relação a padrões normativos expressos em normas técnicas ou jurídicas e regulamentos aplicáveis, bem como em relação a disposições de cláusulas de contratos, convênios, acordos, ajustes e instrumentos congêneres.

  • E.

    processo sistemático, documentado e independente de se avaliar objetivamente uma situação ou condição para determinar a extensão na qual os critérios aplicáveis são atendidos, obter evidências quanto a esse atendimento e relatar os resultados dessa avaliação a um destinatário predeterminado, cujo objetivo é examinar a legalidade e a legitimidade dos atos de gestão dos responsáveis sujeitos à jurisdição do Tribunal, quanto aos aspectos contábil, financeiro, orçamentário e patrimonial.

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