Questões de Biblioteconomia do ano 0000

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Um Repositório Institucional pode oferecer uma série de serviços à sua comunidade. NÃO faz parte dessa fonte de informação:

  • A. Disseminação seletiva de informação (uso de RSS, por exemplo).
  • B. Depósito mediado e auxílio para o autodepósito.
  • C. Indexação de vocabulário controlado.
  • D. Treinamento e suporte aos usuários.

O resultado da indexação advém da conjunção de vários elementos que devem ser levados em consideração na hora de estudar a consistência. NÃO é um desses elementos:

  • A. As características dos usuários.
  • B. Os conhecimentos do indexador sobre o assunto.
  • C. As características do objeto indexado.
  • D. As condições nas quais a indexação é realizada.

Dentre os fatores que influem na qualidade da indexação, o tipo de indexação; as regras e instruções; a produtividade exigida e a exaustividade da indexação são fatores ligados ao:

  • A. ambiente;
  • B. documento;
  • C. indexador;
  • D. processo;
  • E. vocabulário.

O marketing moderno exige mais do que apenas desenvolver bons produtos, colocá-los à disposição dos consumidores- alvo e definir preços atrativos. As empresas precisam também se comunicar com os clientes, e o que é comunicação não deve ser deixado ao acaso. O programa total de comunicação de marketing de uma unidade de informação consiste na combinação específica de:

  • A.

    propaganda, publicidade, estudos de usuários, estudos de usabilidade e assistência pessoal ao cliente

  • B.

    propaganda, publicidade, merchandising, relações públicas e promoção de vendas.

  • C.

    telemarketing, publicidade, comunicação visual, estudos de usuários e assistência pessoal ao cliente

  • D.

    um mix do composto do marketing – conhecido como 4P´s – produto, preço, praça e promoção.

  • E. produção de bens e serviços, escolha do preço certo, distribuição eficiente e comunicação com o público.

Acerca do marketing em bibliotecas, é correto afirmar que

  • A. um dos aspectos do marketing que pode ser aplicado em bibliotecas é a segmentação, pois oferece uma perspectiva para identificar e servir mais efetivamente os seus usuários.
  • B. o conceito do marketing mix não pode ser aplicado à biblioteca, uma vez que seus produtos e serviços não se enquadram no composto dos “4P”: produto; preço; promoção; e ponto.
  • C. as bibliotecas, por não terem concorrência, não necessitam de implementar mecanismos de divulgação de seus produtos e serviços.
  • D. não há correlação entre as necessidades do usuário e o plano de marketing da biblioteca.
  • E. as técnicas de marketing são amplamente aceitas, divulgadas e implementadas em bibliotecas.

É INCORRETO afirmar que ao setor de Marketing de uma biblioteca universitária compete:

  • A. Adotar um padrão de qualidade de serviços visando manter e conquistar clientes.
  • B. Definir, periodicamente, o comportamento do usuário em relação à busca da informação.
  • C. Criar uma equipe interdisciplinar para realização de pesquisa para identificar necessidades e expectativas dos clientes internos e externos.
  • D. Calcular os índices que mostram a proporção dos gastos da biblioteca em relação aos gastos totais da Universidade e os gastos para cada professor e estudante.

Durante a implementação do marketing em bibliotecas, deve-se priorizar a qualidade dos serviços oferecidos seguindo certas etapas. Numere as etapas dadas a seguir na sequência em que devem ocorrer.

( ) Fazer avaliação responsiva quanto aos interesses e desejos dos usuários.

( ) Identificação dos usuários, suas necessidades e preferências.

( ) Definição dos objetivos e metas a curto, médio e longo períodos de tempo, visando à satisfação das necessidades dos usuários.

( ) Integração dos objetivos de marketing e operações da biblioteca.

Marque a sequência correta.

  • A. 3, 2, 1, 4
  • B. 4, 1, 2, 3
  • C. 4, 3, 2, 1
  • D. 2, 3, 4, 1

Em relação ao marketing, marque V para assertivas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A análise de mercado é item fundamental para a implantação do marketing, visando organizar, construir, manter ou revitalizar uma demanda, com a finalidade de conhecer a amplitude, tendências, barreiras tecnológicas, vulnerabilidade, concentração de demanda, nível de necessidade informacional, que nortearão a escolha do segmento de mercado de atuação da unidade de informação.

( ) A análise ambiental é o estudo sobre a clientela e deve ser feito da forma mais particularizada possível, conhecendo suas peculiaridades em busca da promoção da satisfação de suas necessidades informacionais.

( ) A análise do cliente é o conhecimento sobre as tecnologias e demais informações nos âmbitos nacional e internacional na área de atuação da unidade de informação.

( ) Segmentação de mercado é o estudo de grupos de clientes com características semelhantes ou relacionadas, que têm necessidades e desejos comuns e que responderão a motivações idênticas e usarão os mesmos produtos e serviços para satisfazer suas necessidades.

Assinale a sequência correta.

  • A. F, V, V, F
  • B. V, F, V, F
  • C. V, F, F, V
  • D. F, V, F, V

A partir das respostas às questões para a elaboração de um diagnóstico sobre as necessidades de informação, inicia-se o planejamento do sistema de informação de marketing.

Dentre seus componentes, o sistema de inteligência de marketing é o conjunto de:

  • A. relatórios sobre pedidos, atendimentos, produtos/serviços, preços e controles internos;
  • B. dados, sistemas, ferramentas e técnicas de apoio pelos quais uma organização reúne e interpreta informações relevantes da empresa e do ambiente, transformando-as em base para a ação de marketing;
  • C. procedimentos e fontes usados por gestores para obter informações atualizadas sobre os desenvolvimentos ocorridos no ambiente de marketing;
  • D. informações resultantes da pesquisa de mercado (planejamento, coleta, análise e apresentação sistemática de dados e descobertas relevantes sobre uma situação específica de marketing);
  • E. métodos, atividades, tarefas, ações e medidas por meio dos quais as metas e os objetivos podem ser alcançados.

A busca da qualidade nos serviços e produtos pelas organizações é provavelmente uma das marcas características do final do Século XX e início do Século XXI. No âmbito internacional surgiu uma série de normas voltadas para essa área, que deram origem a grande variedade de projetos e regulamentações, sendo publicadas e gerenciadas pela

  • A.

    IFLA – Federação Internacional de Associações de Bibliotecas.

  • B.

    ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas.

  • C.

    ISO – Organização Internacional para Normalização.

  • D.

    OAIS – Sistema de Informação para Arquivos Abertos.

  • E. FID – Federação Internacional de Documentação.
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