Questões de Biblioteconomia do ano 0000

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O controle bibliográfico se dá por meio de mecanismos institucionais que visam ao domínio sobre os materiais que registram o conhecimento visando a sua identificação, localização e obtenção. Esse controle bibliográfico cobre os âmbitos:

  • A. Internacional pela IFLA/UNESCO, Nacional com a Biblioteca Nacional e Local com as respectivas bibliotecas acadêmicas, públicas e outras.
  • B. Internacional pela ALA, Nacional pelo IBICT e Regional pelos Conselhos Regionais de Biblioteconomia.
  • C. Nacional pela Biblioteca Nacional, Regional pelos Conselhos Regionais e Local pelas Bibliotecas Públicas.
  • D. Nacional pelo IBICT, Regional pelas Bibliotecas Acadêmicas Federais e Locais pelas Bibliotecas Públicas.
  • E. Internacional com o controle pelo ISBN, Nacional com a padronização da descrição bibliográfica – ISBD e Local com o uso do formato IBICT de intercâmbio.

Observe o esquema de representação do processo de recuperação de informação:

  • A.

    em uma correta representação dos documentos e controle das expressões de busca.

  • B.

    em satisfazer o usuário, fornecendo a informação certa, a partir de uma adequada interface de busca e de um acervo selecionado.

  • C.

    em três etapas: aquisição – indexação – armazenamento de conteúdos.

  • D.

    no fornecimento, a partir de uma demanda definida pelo usuário, dos elementos de informação documentária correspondentes.

  • E.

    na identificação dos termos de indexação, na lógica booleana e no interesse do usuário.

Considere as afirmativas abaixo sobre automação de bibliotecas.

I. Os sistemas para a automação de unidades de informação são conhecidos como Sistemas Integrados para Bibliotecas, em geral, oferecendo os seguintes módulos: aquisição, catalogação, interface de pesquisa, circulação, disseminação seletiva e relatórios gerenciais.

II. Atualmente, dois padrões são de grande importância para a automação de bibliotecas: o formato MARC e o protocolo Z39.50.

III. Entre os requisitos de qualidade de um sistema de automação de serviços bibliotecários, incluem-se o padrão XML para troca de informações e a interface Web para oferecer serviços online.

Ocorre que

  • A. as afirmações I, II e III estão incorretas; as definições e informações apresentadas estão equivocadas e/ou trocadas.
  • B. a afirmação I está incorreta; os Sistemas Integrados para Bibliotecas não oferecem serviços aos usuários, como pesquisa, circulação e SDI.
  • C. a afirmação II está incorreta; os padrões mais importantes atualmente são o formato FRBR e o protocolo UNICODE.
  • D. a afirmação III está incorreta; os requisitos essenciais de qualidade incluem o protocolo FTP e o padrão OPAC (pesquisa pública).
  • E. as afirmações I, II e III estão corretas; a automação plena dos serviços de uma biblioteca é uma tarefa complexa que envolve planejamento, tecnologia e ferramentas.

O processo de agrupar tarefas de acordo com uma disposição lógica é chamado de

  • A. descentralização.
  • B. departamentalização.
  • C. centralização.
  • D. especialização.
  • E. planejamento.

Considere as seguintes afirmações em relação às etapas do diagnóstico, processo sistematizado, com tempo e espaço definidos, de avaliação de serviços em organizações:

I. A preparação do diagnóstico tem por objetivo estabelecer um cenário organizacional que encoraje a avaliação e assegure que o pessoal conheça os componentes básicos do processo de avaliação.

II. A elaboração do projeto de diagnóstico envolve um plano que contém os objetivos do diagnóstico, o problema ou as questões de pesquisa, as hipóteses de trabalho, a metodologia a ser utilizada para a coleta de dados, as medidas de desempenho ou os indicadores de avaliação e o cronograma do processo.

Ocorre que

  • A. a afirmativa I está incorreta, pois a preparação do diagnóstico não se relaciona com a familiaridade do pessoal aos componentes do processo de avaliação.
  • B. as afirmativas I e II estão incorretas.
  • C. as afirmativas I e II estão corretas.
  • D. a afirmativa II está incorreta, uma vez que as questões de pesquisa já foram definidas no estabelecimento do cenário para a avaliação.
  • E. as afirmativas I e II estão incompletas, pois não fazem referência ao período em que o diagnóstico deve ser realizado.

Muitas vezes, o levantamento de dados realizado para a elaboração do diagnóstico organizacional envolve a preparação de questionários. Nesse caso, de forma a garantir a confiança dos dados coletados, é importante que

  • A. seja evitado ao máximo o uso de quadros, pois estes dificultam a formulação da questão.
  • B. exista predominância de perguntas abertas que permitam aos usuários colocar suas opiniões de forma mais abrangente.
  • C. se dê preferência a perguntas fechadas, com no máximo três alternativas.
  • D. as questões sejam formuladas com clareza, objetividade e não induzam a determinadas respostas.
  • E. o número de alternativas seja sempre ímpar, para que, em caso de indecisão, o respondente tenha a possibilidade de escolher a alternativa do meio.

Observe o Fluxograma: desbastamento da coleção – remanejamento.

Conforme a figura, se o material não está registrado, Elabora lista de material e, em seguida:

  • A. Acessa base de dados ou outras fontes de registro.
  • B. Organiza material.
  • C. Transfere material para novo local.
  • D. Anota dados para fins estatísticos.

Os sistemas de classificação são linguagens documentárias, ou seja, sistemas artificiais de signos normalizados que permitem representação mais fácil e efetiva de certo conteúdo documental, com o objetivo de recuperar manual ou automaticamente a informação de que o usuário necessita. Dentre os vários tipos, pode-se dizer que a classificação

  • A. facetada consiste em classificar um objeto/assunto sob seus diversos aspectos, como por exemplo: personalidade, matéria, energia, espaço e tempo.
  • B.

    documental prescreve um universo de conhecimento subdividido em classes sucessivamente menores, que incluem todas as possíveis classes compostas (relações sintáticas).

  • C.

    analítica é utilizada quando se pressupõe a organização de documentos ou outros tipos de informação com o propósito de facilitar sua localização.

  • D.

    enumerativa, que sistematiza fenômenos físicos e define uma base para a sua explicação e entendimento, também se denomina classificação científica ou taxonômica.

  • E.

    facetada reconhece somente a CDU e a CDD como ferramentas específicas segundo a International Society for Knowledge Organization (ISKO).

Segundo a ABNT, a normalização é uma atividade que estabelece, em relação a problemas existentes ou potenciais, prescrições destinadas à utilização comum e repetitiva com vistas à obtenção do grau ótimo de ordem em um dado contexto. Dentro desse contexto, a normalização de referências bibliográficas em publicações científicas possibilita

  • A.

    planificação do desenvolvimento de coleções em um sistema de informação e agilidade no acesso primário ao documento.

  • B.

    oferta de serviço de comutação bibliográfica e de programas de orientação bibliográfica.

  • C.

    acesso ao documento primário, garantia dos direitos autorais, identificação de indicadores bibliométricos e informétricos.

  • D.

    garantia da propriedade intelectual e promoção de consórcio entre dados em bases cooperantes.

  • E.

    recuperação cruzada em sistemas de textos completos como a SCIELO e aquisição cooperativa em consórcios tipo Portal CAPES de períodicos.

Segundo Sayão e Marcondes (2002): ... o rompimento de barreiras tecnológicas importantes, experimentadas na última década, permitiu o surgimento de um novo patamar para os sistemas de informação: antes orientados basicamente para a recuperação de referências bibliográficas em bases de dados isoladas e textos em papel, voltam-se hoje para a recuperação distribuída de objetos digitais – textos completos, imagens em movimento, som, etc – estabelecendo como palavras de ordem a publicação na internet e a interoperabilidade entre fontes de informação heterogêneas e globalmente distribuídas. Para se garantir a interoperabilidade mencionada, é necessário o uso de padrões e protocolos internacionais, como por exemplo:

  • A.

    Padrão Dublin Core, formato MARC, Protocolo Z39.50, Protocolo OAI.

  • B.

    Padrão SCIELO, Padrão Dublin Core, Modelo IFLA, formato MARC.

  • C.

    Protocolo URL, Padrão Dublin Core, Padrão ISO.

  • D.

    Padrão XML, formato BDTD, formato MARC e Padrão ISO.

  • E.

    Protocolo Z39.50, Formato APA, Normas Vancouver, Normas ISO.

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