Lista completa de Questões de Biblioteconomia do ano 0000 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O controle bibliográfico se dá por meio de mecanismos institucionais que visam ao domínio sobre os materiais que registram o conhecimento visando a sua identificação, localização e obtenção. Esse controle bibliográfico cobre os âmbitos:
Observe o esquema de representação do processo de recuperação de informação:
em uma correta representação dos documentos e controle das expressões de busca.
em satisfazer o usuário, fornecendo a informação certa, a partir de uma adequada interface de busca e de um acervo selecionado.
em três etapas: aquisição – indexação – armazenamento de conteúdos.
no fornecimento, a partir de uma demanda definida pelo usuário, dos elementos de informação documentária correspondentes.
na identificação dos termos de indexação, na lógica booleana e no interesse do usuário.
Considere as afirmativas abaixo sobre automação de bibliotecas.
I. Os sistemas para a automação de unidades de informação são conhecidos como Sistemas Integrados para Bibliotecas, em geral, oferecendo os seguintes módulos: aquisição, catalogação, interface de pesquisa, circulação, disseminação seletiva e relatórios gerenciais.
II. Atualmente, dois padrões são de grande importância para a automação de bibliotecas: o formato MARC e o protocolo Z39.50.
III. Entre os requisitos de qualidade de um sistema de automação de serviços bibliotecários, incluem-se o padrão XML para troca de informações e a interface Web para oferecer serviços online.
Ocorre que
O processo de agrupar tarefas de acordo com uma disposição lógica é chamado de
Considere as seguintes afirmações em relação às etapas do diagnóstico, processo sistematizado, com tempo e espaço definidos, de avaliação de serviços em organizações:
I. A preparação do diagnóstico tem por objetivo estabelecer um cenário organizacional que encoraje a avaliação e assegure que o pessoal conheça os componentes básicos do processo de avaliação.
II. A elaboração do projeto de diagnóstico envolve um plano que contém os objetivos do diagnóstico, o problema ou as questões de pesquisa, as hipóteses de trabalho, a metodologia a ser utilizada para a coleta de dados, as medidas de desempenho ou os indicadores de avaliação e o cronograma do processo.
Ocorre que
Muitas vezes, o levantamento de dados realizado para a elaboração do diagnóstico organizacional envolve a preparação de questionários. Nesse caso, de forma a garantir a confiança dos dados coletados, é importante que
Observe o Fluxograma: desbastamento da coleção remanejamento.
Conforme a figura, se o material não está registrado, Elabora lista de material e, em seguida:
Os sistemas de classificação são linguagens documentárias, ou seja, sistemas artificiais de signos normalizados que permitem representação mais fácil e efetiva de certo conteúdo documental, com o objetivo de recuperar manual ou automaticamente a informação de que o usuário necessita. Dentre os vários tipos, pode-se dizer que a classificação
documental prescreve um universo de conhecimento subdividido em classes sucessivamente menores, que incluem todas as possíveis classes compostas (relações sintáticas).
analítica é utilizada quando se pressupõe a organização de documentos ou outros tipos de informação com o propósito de facilitar sua localização.
enumerativa, que sistematiza fenômenos físicos e define uma base para a sua explicação e entendimento, também se denomina classificação científica ou taxonômica.
facetada reconhece somente a CDU e a CDD como ferramentas específicas segundo a International Society for Knowledge Organization (ISKO).
Segundo a ABNT, a normalização é uma atividade que estabelece, em relação a problemas existentes ou potenciais, prescrições destinadas à utilização comum e repetitiva com vistas à obtenção do grau ótimo de ordem em um dado contexto. Dentro desse contexto, a normalização de referências bibliográficas em publicações científicas possibilita
planificação do desenvolvimento de coleções em um sistema de informação e agilidade no acesso primário ao documento.
oferta de serviço de comutação bibliográfica e de programas de orientação bibliográfica.
acesso ao documento primário, garantia dos direitos autorais, identificação de indicadores bibliométricos e informétricos.
garantia da propriedade intelectual e promoção de consórcio entre dados em bases cooperantes.
recuperação cruzada em sistemas de textos completos como a SCIELO e aquisição cooperativa em consórcios tipo Portal CAPES de períodicos.
Segundo Sayão e Marcondes (2002): ... o rompimento de barreiras tecnológicas importantes, experimentadas na última década, permitiu o surgimento de um novo patamar para os sistemas de informação: antes orientados basicamente para a recuperação de referências bibliográficas em bases de dados isoladas e textos em papel, voltam-se hoje para a recuperação distribuída de objetos digitais – textos completos, imagens em movimento, som, etc – estabelecendo como palavras de ordem a publicação na internet e a interoperabilidade entre fontes de informação heterogêneas e globalmente distribuídas. Para se garantir a interoperabilidade mencionada, é necessário o uso de padrões e protocolos internacionais, como por exemplo:
Padrão Dublin Core, formato MARC, Protocolo Z39.50, Protocolo OAI.
Padrão SCIELO, Padrão Dublin Core, Modelo IFLA, formato MARC.
Protocolo URL, Padrão Dublin Core, Padrão ISO.
Padrão XML, formato BDTD, formato MARC e Padrão ISO.
Protocolo Z39.50, Formato APA, Normas Vancouver, Normas ISO.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...