Questões de Biblioteconomia do ano 2008

Lista completa de Questões de Biblioteconomia do ano 2008 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Num sistema de recuperação da informação, o índice de precisão é alto, o que significa que, quando o gerente do setor de indexação estabeleceu a política para o tratamento da informação, ele optou pela

  • A. exaustividade.
  • B. uniformidade.
  • C. especificidade.
  • D. univocidade.
  • E. relatividade.

Nas seis fases do processo de referência, o usuário está diretamente envolvido em quatro, quais sejam:

  • A.

    desenvolvimento da estratégia de busca, negociação, busca da informação e identificação das fontes.

  • B.

    condução da negociação, seleção da mensagem, análise do serviço de referência, indexação de questões.

  • C.

    seleção da mensagem, negociação das questões, seleção da resposta e renegociação das questões.

  • D.

    renegociação, estabelecimento da estratégia de busca, recuperação da informação e seleção da resposta.

  • E.

    busca da informação, avaliação do serviço de referência, condução da negociação e negociação.

A disseminação seletiva da informação desenvolvida pelo setor de referência se caracteriza como

  • A. provisão de documentos.
  • B. orientação ao usuário.
  • C. auxílio editorial.
  • D. serviço de alerta.
  • E. localização de material.

Assinale a opção correta relativa a serviço de notificação corrente.

  • A.

    É composto apenas de serviços externos, como os serviços de páginas de sumário da British Library.

  • B.

    Contém índices articulados de assunto, baseado em estudos de usuário.

  • C.

    Mantém os usuários da informação a par dos progressos que ocorrem em seu campo.

  • D.

    Tem por objetivo primordial o fornecimento de documentos (por correio, por fax e digitalizados).

Para tornar uma atitude adequada em relação aos produtos e serviços de informação em uma biblioteca universitária orientada para o marketing, a biblioteca deve realizar as atividades

  • A.

    esforçando-se para produzir o que deve oferecer.

  • B.

    em função da eficiência operacional.

  • C.

    perante as solicitações dos usuários.

  • D.

    direcionadas para redução dos custos de produção.

O marketing em bibliotecas universitárias proporciona benefícios para a própria biblioteca, para os clientes e para a mantenedora. Nesse contexto, a pesquisa de mercado é

  • A.

    vista como um produto no sentido do próprio marketing, pois é útil para ampliar o nível de conhecimento dos consumidores.

  • B.

    um processo de levantamento de dados sobre os consumidores da informação, atuais e potenciais, visando formular melhores planos para o futuro.

  • C.

    entendida como um dos diferentes meios disponíveis para assegurar a acessibilidade dos produtos aos clientes.

  • D.

    um dos aspectos da estratégia de ação de marketing, que consiste em dividir o mercado em partes heterogêneas, como parte do mix do marketing.

A necessidade da opinião de um especialista para aquisição de uma obra, verificando o quanto a informação registrada é correta e rigorosa, objetiva manter a coerência do acervo formado e desenvolvido ao longo do tempo, evidenciando o critério de seleção de

  • A.

    imparcialidade

  • B.

    autoridade

  • C.

    atualidade

  • D.

    cobertura

  • E.

    precisão

Nas políticas de preservação de acervos bibliográficos, os processos de acondicionamento e armazenamento tratam, respectivamente, de

  • A.

    inventário e seleção.

  • B.

    embalagem e guarda.

  • C.

    restauração e conservação.

  • D.

    higienização e digitalização.

  • E.

    microfilmagem e encadernação.

O estabelecimento de prioridades para a ação de preservação no universo digital considera os mesmos conceitos que fundamentam essa ação no âmbito de coleções bibliográficas, que são

  • A.

    longevidade, escolha, qualidade, integridade e acesso.

  • B.

    escolha, custódia, estrutura e importância social.

  • C.

    longevidade, qualidade, importância social e pesquisa.

  • D.

    pesquisa, cooperação, estrutura, tecnologia e integridade.

  • E.

    custódia, tecnologia, acesso, cooperação e longevidade.

As atividades de pesquisa, no Brasil, no caso dos órgãos nacionais de fomento, podem ser efetivadas, na sua maioria, em procedimentos via rede eletrônica adotados para avaliação do pesquisador e para os registros dos pesquisadores brasileiros, distribuídos pelas suas respectivas linhas de pesquisa. Nestes casos, tais registros podem ser realizados por meio do:

I - Curriculum Lattes;

II - Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq;

III - DataCapes;

IV - Prossiga;

V - Coleta Capes.

Estão corretos APENAS os itens

  • A.

    I e II

  • B.

    I e III

  • C.

    II e IV

  • D.

    III e IV

  • E.

    III e V

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...