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Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2008
Num sistema de recuperação da informação, o índice de precisão é alto, o que significa que, quando o gerente do setor de indexação estabeleceu a política para o tratamento da informação, ele optou pela
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2008
Nas seis fases do processo de referência, o usuário está diretamente envolvido em quatro, quais sejam:
desenvolvimento da estratégia de busca, negociação, busca da informação e identificação das fontes.
condução da negociação, seleção da mensagem, análise do serviço de referência, indexação de questões.
seleção da mensagem, negociação das questões, seleção da resposta e renegociação das questões.
renegociação, estabelecimento da estratégia de busca, recuperação da informação e seleção da resposta.
busca da informação, avaliação do serviço de referência, condução da negociação e negociação.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2008
A disseminação seletiva da informação desenvolvida pelo setor de referência se caracteriza como
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Assinale a opção correta relativa a serviço de notificação corrente.
É composto apenas de serviços externos, como os serviços de páginas de sumário da British Library.
Contém índices articulados de assunto, baseado em estudos de usuário.
Mantém os usuários da informação a par dos progressos que ocorrem em seu campo.
Tem por objetivo primordial o fornecimento de documentos (por correio, por fax e digitalizados).
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Para tornar uma atitude adequada em relação aos produtos e serviços de informação em uma biblioteca universitária orientada para o marketing, a biblioteca deve realizar as atividades
esforçando-se para produzir o que deve oferecer.
em função da eficiência operacional.
perante as solicitações dos usuários.
direcionadas para redução dos custos de produção.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
O marketing em bibliotecas universitárias proporciona benefícios para a própria biblioteca, para os clientes e para a mantenedora. Nesse contexto, a pesquisa de mercado é
vista como um produto no sentido do próprio marketing, pois é útil para ampliar o nível de conhecimento dos consumidores.
um processo de levantamento de dados sobre os consumidores da informação, atuais e potenciais, visando formular melhores planos para o futuro.
entendida como um dos diferentes meios disponíveis para assegurar a acessibilidade dos produtos aos clientes.
um dos aspectos da estratégia de ação de marketing, que consiste em dividir o mercado em partes heterogêneas, como parte do mix do marketing.
A necessidade da opinião de um especialista para aquisição de uma obra, verificando o quanto a informação registrada é correta e rigorosa, objetiva manter a coerência do acervo formado e desenvolvido ao longo do tempo, evidenciando o critério de seleção de
imparcialidade
autoridade
atualidade
cobertura
precisão
Nas políticas de preservação de acervos bibliográficos, os processos de acondicionamento e armazenamento tratam, respectivamente, de
inventário e seleção.
embalagem e guarda.
restauração e conservação.
higienização e digitalização.
microfilmagem e encadernação.
O estabelecimento de prioridades para a ação de preservação no universo digital considera os mesmos conceitos que fundamentam essa ação no âmbito de coleções bibliográficas, que são
longevidade, escolha, qualidade, integridade e acesso.
escolha, custódia, estrutura e importância social.
longevidade, qualidade, importância social e pesquisa.
pesquisa, cooperação, estrutura, tecnologia e integridade.
custódia, tecnologia, acesso, cooperação e longevidade.
As atividades de pesquisa, no Brasil, no caso dos órgãos nacionais de fomento, podem ser efetivadas, na sua maioria, em procedimentos via rede eletrônica adotados para avaliação do pesquisador e para os registros dos pesquisadores brasileiros, distribuídos pelas suas respectivas linhas de pesquisa. Nestes casos, tais registros podem ser realizados por meio do:
I - Curriculum Lattes;
II - Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq;
III - DataCapes;
IV - Prossiga;
V - Coleta Capes.
Estão corretos APENAS os itens
I e II
I e III
II e IV
III e IV
III e V
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